domingo, 30 de março de 2014

Confrarias...

(Sugestão do tema: Rubens N. de Souza Jr)

Segundo o Aurélio, uma confraria é um "Conjunto de pessoas que exercem a mesma profissão ou tem o mesmo modo de vida".
E como sempre, o Aurélio esta certo (RISOS!)...Uma confraria, seja do tema que for, é uma reunião de pessoas com o mesmo interesse!
Existem confrarias de cerveja, de apaixonados por cozinhar, vinhos e tantas outras!

E por que essas confrarias são formadas?
Porque é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas com gostos semelhantes ao seu, para aprender mais sobre o tema, para ter a oportunidade de experimentar vinhos, cervejas, pratos e etc que não teria normalmente, dentre outras razões!

Como é feito?
O formato pode ser definido pelo grupo, mas normalmente se trata de encontros no mínimo mensais, na casa de um dos confrades ou em algum outro lugar escolhido, com temas também definidos pelo grupo.
O ideal é um grupo de pessoas que não seja pequeno demais, para não impedir que eventualmente na falta de alguns numa reunião, não se possa realizar o encontro, mas também não grande demais, impossibilitando que todos possam se conhecer e dividir experiências.

Eu por exemplo, faço parte de uma confraria de vinhos com reuniões mensais, onde cada confrade uma vez ao ano, é o responsável pela organização do encontro:

- Escolha do local
- Data e horário
- Tema do encontro
- Escolha e compra dos vinhos
- Apresentação para os demais confrades, do tema que ele escolheu

Este foi o formato definido pelo grupo do qual faço parte, mas o mesmo pode ter o formato que melhor atender o grupo, podendo ser só degustações sem apresentações, ter convidados para fazer uma palestra e etc.
A regra quem faz é o grupo, o importante é ser frequente, com pessoas realmente interessadas, e com encontros bem organizados, caso contrário, o grupo acaba por desistir de se reunir!

No fundo, o que interessa mesmo é a celebração, a possibilidade de desfrutar de momentos diferentes, com pessoas que dividem com você uma paixão...Quer coisa melhor !?
Eu não quero!




Saúde sempre!

sábado, 22 de março de 2014

Decantar ou aerar o vinho ?

(Sugestão do tema: Rejane da Costa)

Você tem casa um recipiente de vidro ou cristal, com um fundo bem largo, mas não tem a menor ideia do que seja, e já pensou em utilizar como vaso, mas acabou por mantê-lo guardado, até que descobrisse a real função "daquilo"!
Pois este dia chegou: Você tem em casa um Decanter!
E para que serve afinal ?


Decantar:

Vinhos que não são filtrados durante sua produção, e também para vinhos com alguns anos na garrafa, que acabam por acumular borras ou sedimentos devido aos taninos e pigmentos presentes, os quais não fazem nenhum mal para a saúde, mas além de um pouco desagradável na boca, tem um gosto levemente amargo...Esses vinhos merecem ser decantados!

Como fazer ?

Deixe a garrafas por algum tempo em pé, para que estes sedimentos desçam até a base.
Retire todo o lacre e a rolha para começar. A forma mais correta é utilizar uma fonte de luz como por exemplo, uma vela (veja ilustração abaixo neste post), para que derramando o líquido bem devagar pela parede do decanter, você possa observar até que esta borra chegue ao chamado ombro da garrafa, que é a curva antes do gargalo ou pescoço, mantendo assim a borra na garrafa.
Não necessariamente você precisa de uma vela para fazer a decantação, um local bem iluminado para que você possa ver o líquido, já irá resolver!
ATENÇÃO: Vinhos com muitos anos na garrafa, não devem respirar muito, porque o vinho em contato com o ar oxida, e portanto após decantar, sirva imediatamente, sem girar o vinho no decanter!


Aerar:

Vinhos jovens que ainda tem seus aromas fechados, precisam de contato com ar, para liberarem seus aromas e possam ser apreciados melhor!
É o mesmo que você faz quando gira o vinho na sua taça, mas neste caso, você já faz com o vinho todo.

Como fazer ?

Como queremos aerar o vinho apenas, então basta vertê-lo no decanter (veja exemplo na foto deste post), de preferência fazendo com que tenha contato com toda a parede do decanter, e depois deixe respirar por algum tempo.


Filtrar:

Existem muito modelos de filtros disponíveis no mercado, que devem ser colocados no decanter e vertendo o vinho diretamente no filtro...Isso irá reter toda a borra que houver.
Mais simples, mas se você gosta de charme no serviço do vinho, não é a melhor opção!

DICA: Se você teve problema com a rolha na hora de retirá-la, e acabou por deixar que parte dela se desfizesse no vinho, esse filtro irá ajudar muito!



Aerador Portátil:

O mais famoso deles é o Vinturi, que nada mais é do que um grande turbilhonamento, fazendo com que muito ar seja incorporado ao vinho, liberando mais rapidamente os seus aromas.



E agora que você já sabe para o que serve, aproveite este sábado, e faça a estréia do seu decanter: O bom vinho agradece!!


OBS: Se você tem alguma sugestão de tema, envie para mim...Os créditos serão todos seu!


Saúde sempre!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Varietal, Blend, Assemblage e Corte: Que raios é isso, heim!?

E você se pega lendo sem muito compromisso um texto sobre vinho, e eles já começam com...Aquele blend feito pelo enólogo, o varietal de malbec se mostrou, a assemblage característica de Bordeaux é...E pronto! Esta acabado o desejo de continuar a leitura, ou você espera que o texto lhe permita entender o que é isso, o que as vezes não acontece!
Pois então hoje meu desejo é lhe ajudar com essa dúvida, para que suas leituras possam seguir sem essa preocupação (Pelo menos não esta dúvidas)!

Vinho Varietal:
Se trata de um vinho produzido apenas com uma única uva, ou que em sua produção a maior parte  do vinho tenha sido feito com uma única uva, e outras tenham entrado em menor quantidade, sem limite de número de uvas, pois a preocupação aqui é o percentual mínimo da que predominará. Para este caso, o percentual varia em cada país, mas para facilitar o entendimento, vamos dizer que um varietal é feito da seguinte forma (Exemplos):

  1. 100% Malbec ou outra uva
  2. 75% Merlot + 15% Cabernet Sauvignon + 10% com outras uvas

Para estes casos, o vinho principalmente no Novo Mundo, mostra no seu rótulo o nome de apenas uma uva, então no caso do "exemplo 1", o vinho trará apenas Malbec e o "exemplo 2" trará apenas Merlot.

Vinho de Corte/Blend/Assemblage:
As três palavras significam a mesma coisa, ou seja, um vinho em que o enólogo o preparou misturando mais de uma uva em percentuais menores dos que os citados anteriormente , isso no momento de realizar a fermentação (mosto), ou já após o vinho pronto (vinho), e por isso, não poderá chamá-lo de varietal!
E neste caso, não há uma regra fixa, salvo algumas regiões que possuem leis a respeito, portanto o enólogo procura fazer esse blend, corte ou assemblage para ter um vinho o mais equilibrado possível!
Você gosta de exemplos, então lá vai (Exemplos):

  1. 40% Cabernet Sauvignon + 15% Cabernet Franc + 20% Merlot + 15% Malbec + 10% Petit Verdot
  2. 45% Malbec + 30% Primitivo + 25% Shiraz


Nestes casos você encontrará representantes em todas as partes do mundo, mas principalmente no Velho Mundo os rótulos não informam em sua maioria as uvas utilizadas, porque eles acreditam que as pessoas conhecem as regiões e as uvas plantadas e por isso, não precisam descrevê-las...Além da tradição de não informar!



E ai, ajudou um pouco!?
Você hoje degustou um corte ou um varietal, heim!?


Saúde sempre!

sábado, 8 de março de 2014

Dia 8 Março...Vamos brindar!!!

Vamos aproveitar o dia 08/Mar para falar sobre vinho, e sobre a presença das mulheres neste mundo ainda tão masculino!
Se você esta alheio ao que significa o dia 08/Mar, é um dia dedicado as mulheres, que iniciaram na Rússia um movimento por melhores condições de vida e trabalho...E disso tiveram todos os desdobramentos que a história nos conta!
Mas e onde essa história vai chegar no vinho!? Vamos lá, chegou a hora!
No mundo do vinho, ainda dominado pelos homens, nós mulheres ainda somos minoria, mas estamos alcançando espaços importantes também na área.

Atenção: Este post não é uma apologia ao mundo feminino, é apenas a tentativa de mostrar a presença das mulheres no mundo do vinho, num dia dedicado para elas!

Faço curso de sommelier,  e sempre me perguntam se a classe tem mais homens ou mulheres...Esta pergunta é recorrente e se você esta se perguntando, então lhe digo que a classe na minha contagem informal, mostra que os homens são maioria, mas existem muitas mulheres que querem se aprofundar no tema e em alguns casos, atuar neste fascinante mercado!
As mulheres no mundo do vinho trazem sempre a mesma lembrança de vinhos suaves e "docinhos", mas isso esta mudando, as mulheres estão aprendendo a degustar vinhos com mais estrutura e secos, o que é muito bom!
Já na criação deste néctar dos deuses, existem mulheres que por séculos vem se dedicando a esta bebida milenar, tais como Antónia Adelaide Ferreira, proprietária da Casa Ferreirinha que produz vinhos que merecem ser degustados, e para citar outras mais atuais, temos Susana Balbos e Laura Catena, com seus vinhos argentinos muito bons!
As mulheres tem ganho seu espaço nas degustações formais e informais, nos cursos de vinhos, como sommelier em restaurantes e lojas,  e também na produção do vinho!
Portanto meu caro leitor e minha cara leitora, no dia 08/Mar vamos aproveitar que nos deram uma razão para abrirmos "aquela garrafa" guardada em casa para uma data especial, como se os amantes de vinho precisassem de uma razão (RISOS), e vamos brindar a este dia!




Feliz Dia das Mulheres e Saúde sempre!

sábado, 1 de março de 2014

Segurando a taça!

Vamos combinar uma coisa desde o início: Você pode segurar sua taça onde você quiser, afinal o vinho é seu, eu sei, mas...Você pode tornar sua experiência mais agradável se fizer algumas coisas que não são "frescuras do mundo do vinho", são experiências que ao longo do tempo se mostraram eficientes!
O recomendável: Segurar a taça pela haste!
Razão: O vinho é uma bebida para ser degustada, portanto você não deveria tomá-lo num único gole (Já sei, o vinho é seu e você toma como quiser...OK!), e cada vinho tem uma temperatura para ser melhor degustado, o que já é um outro "post", mas baseado nesta informação, segurar o vinho pelo bojo, deixará seu vinho quente, e isso não ajudará a apreciar melhor a bebida, que precisa de temperatura adequada para liberar todos os aromas do vinho...Acredite ao menos nisso!



Saúde sempre!