domingo, 29 de junho de 2014

Garrafas - Tamanho é documento ?

Você vai na sua loja preferida de vinhos, ou no supermercado reabastecer seu estoque, e vê algumas garrafas maiores das que você tem em casa.
Nas corridas de fórmula 1, o campeão celebra sua vitória, com uma garrafa bem maior de todas as tradicionais, vendidas na maioria dos locais que frequentamos!
Mas são edições especiais ? Existem ainda outros tamanhos ?

A resposta é que existem muitos tamanhos de garrafas, alguns delas nunca veremos, pois são muito raras, mas é bom saber que existem!
Os diversos tamanhos de garrafas começaram a ser produzidas por volta de 1800, algumas delas devido ao tamanho, são até hoje produzidas de forma totalmente artesanal. Mas o mais interessante vem agora: Estas garrafas tem nomes, os quais foram inspirados em Reis Bíblicos, por razões desconhecidas.
Ficou curioso para conhecer os nomes ? Então mate a curiosidade, onde poderá ver o nome de cada uma, o volume, e a equivalência em taças de vinho (Claro!):


As mais comercializadas e que são mais comuns, é a tradicional de 750ml, chamada "garrafa", a de 325ml conhecida como "meia garrafa" e a de 1,5L chamada de "Magnun", as outras todas podem ser encontradas, mas devido a seu difícil manuseio, dificuldade de encontrar um local para guardá-la corretamente, a raridade de produção, e também no caso dos vinhos de guarda, que numa garrafa maior precisará de ainda mais tempo para chegar ao seu auge, elas se tornaram raridades!
Mas se você tiver uma na sua casa, principalmente  se nela houver um grande vinho: Me convide! RISOS



Saúde sempre!

sábado, 28 de junho de 2014

Vinhos a parte...

Como já comentei em outros "posts", o mundo do vinho tem sempre alguma boa história ou novidade!!
Como nunca tinha ouvido falar em algo assim, decidi compartilhar com você, a mais nova experiência que este universo a parte me proporcionou: Um vinho chamado...

59h 35' 03" Wine & Songs - Vol. 1

E o que isso significa, heim!?
Significa que o vinho foi feito normalmente, ao final do processo,  foi engarrafado, e durante seus quatro meses iniciais na garrafa, ficou ouvindo no caso deste vinho: JAZZ!
Foram 59 horas, 35 minutos e 03 segundos de Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, dentre tantos outros!
Na prazeroso degustação deste vinho, haviam notas herbáceas, frutas vermelhas, taninos muito macios e uma acidez deliciosamente fresca!
Isso que dizer que a música fez bem ao vinho!?
Não posso dizer nada sobre os efeitos reais desta prática, mas uma coisa admito: O vinho  no mínimo, tem bom gosto musical! RISOS




Saúde sempre!

sábado, 21 de junho de 2014

Vinho branco, champagne, tinto, doce...Qual a ordem para servir os vinhos ?

Começo já quebrando um mito, que já vi muitas vezes as pessoas acreditarem ser real: Você pode degustar vinho branco, champagne, tinto e doce num mesmo momento, claro que com moderação, e isso não significa que você esta "misturando" bebidas, afinal, todos são produzidos pela fermentação de uvas!

Mas em que ordem eu devo servir os vinhos?
Para facilitar a compreensão, podemos dizer que devem ser servidos respeitando o corpo do vinho, ou seja, o álcool, taninos, acidez, ou para facilitar ainda mais, respeitando o "peso do vinho na boca"!
De forma geral, imaginando que iremos servir os principais vinhos disponíveis, seria o seguinte:

1) Champagne
2) Vinho Branco
3) Vinho Rosé
4) Vinho Tinto
5) Vinho Doce

A ordem respeita, como eu já havia dito, o "peso do vinho na boca", e portanto começamos com um champagne que é leve e fresco, até chegarmos num vinho tinto, com mais corpo!
Claro que dentro de cada um destes tipos de vinhos, ainda existe a ordem de serviço entre eles, ou seja, se você vai servir vários vinhos brancos, por exemplo, é preciso servir do mais leve e fresco, para os mais encorpados, caso contrário, você terá a impressão de que o vinho não é tão bom quanto algum outro degustado, quando na verdade, a ordem não foi a mais adequada, mas neste caso, é preciso conhecer os vinhos que serão servidos, ou se informar na hora da compra!
Se você respeitar essa ordem básica de serviço, é certo que você terá momentos mais prazerosos, e poderá desfrutar ainda mais deste maravilhoso universo que é o vinho!
Agora que você já sabe a ordem de serviço, é só começar a degustação!





Saúde sempre!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vinhos a parte...

Dando sequência ao "Vinhos a parte", tem gente que diz "I see dead people", uma frase falada no filme "Sexto Sentido" já eu conheço gente que até carrega a seguinte frase no peito:


Fico mais com gente que vê "Wine People"!!! RISOS



Saúde sempre!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

O mundo das Rolhas...

Os tipos de rolhas são tão variados, que merecem um "post" só para elas!
A ideia é mostrar um pouco de cada rolha, e por que não, mostrar algumas raras!
Abaixo você terá uma foto com as mesmas numeradas, para que facilite a compreensão...Vamos lá!



1) Twin top:
É uma rolha que apenas as extremidades são rolhas de cortiça, mas o corpo é feito de aglomerado, que é um pó de cortiça em diferentes granulações, onde é utilizado o que resta da confecção das rolhas naturais e cola. Este material faz com a que rolha seja mais dura e com menor durabilidade.
Esta rolha por ser mais barata, é utilizada para vinhos mais simples, os quais não são feitos para envelhecer na garrafa!
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

2) Champagne/Espumante:
Esta rolha tem formato de um cogumelo, onde a parte superior é feita de rolha de aglomerado, que por ser mais rígida, possibilita a retirada sem que se quebre!
Já a parte de baixo, é de rolha natural, para que exista o contato com o líquido, permitindo que o champagne/espumante possa envelhecer e ser mais bem vedado.
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

3) T Cork:
Normalmente utilizado em vinhos como Porto e etc.
Se utiliza este tipo de rolha, porque se trata de um vinho pronto para ser consumido, mas que normalmente não se termina com uma garrafa num único dia, portanto ela permite que seja novamente fechada e degustada num outro dia.
Este vinho pode ser guardado em pé.

4) Rolha de vidro (Vino Lok):
Esta rolha foi criada na República Tcheca, e o objetivo é facilitar a abertura, já que basta puxar a rolha, mas também para proteger e vedar o vinho.
É muito raro encontrar um vinho com esta rolha, mas se for em busca, procure pelos vinhos italianos, espanhóis e alemães...Mas vai ter que procurar mesmo!
Com esta rolha você pode guardar o vinho em pé, pois não há perigo de secar a rolha, e é utilizado para vinhos de mais rápido consumo, pois não irá evoluir na garrafa, devido justamente a sua rolha, que não permite uma micro oxigenação, como acontece com a rolha natural,  ou até mesmo com a twin top e de champagne.

5) Natural:
Esta vem diretamente de uma árvore chamada sobreiro, com maior concentração em Portugal.
Uma árvore após ter sua casca retirada para a confecção de rolhas, pode demorar até 10 anos para se refazer, portanto, é uma rolha rara e cara, que pode chegar a custar até Euro 1!
Como ela é muito elástica e flexível, se adapta muito bem nas diversas garrafas, e ainda permite uma micro oxigenação, que permite o envelhecimento do vinho!
A desvantagem desta rolha é que ela pode ser atacada por um fungo, e o seu vinho pode "ir para o vinagre", mas hoje cada vez mais, os produtores buscam melhorar a qualidade!
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

6) Aglomerada
A rolha é toda feita com restos de cortiça e cola, e portanto, não é utilizada em grandes vinhos. São mais duras e menos flexíveis, e podem eventualmente, passar algum aroma para o vinho, devido ao uso de cola.
Os vinhos com esta rolha devem ser guardados deitados.

7) Silicone:
Essa rolha traz guerras homéricas para os tradicionalistas, que preferem as rolhas naturais!
A vantagem desta rolha é que ela não é atacada por nenhum fungo, é muito mais barata e pode ser feita de qualquer cor!
As desvantagens, além da falta de charme, existe a impossibilidade de que o vinho evolua na garrafa, pois não há micro oxigenação, não se sabe a durabilidade desta rolha, pois começou-se a utilizá-la nos anos 90, e portanto, não se recomenda ainda, a guarda de vinhos por mais de 5 anos!
Os vinhos com esta rolha podem ser guardados em pé.

8) Screw Cap ou Tampa de Rosca:
Outra rolha que produz grandes guerras com os tradicionalistas!
A descrição é praticamente a mesma da rolha de silicone, com apenas um comentário adicional, sobre alguns estudos e também já o uso em alguns poucos vinhos, onde esta rolha tem micro furinhos, que permitem que o vinho "respire" e evolua, mas...Somente o tempo poderá dizer se realmente se trata de uma evolução, ou um fracasso!

Como você pode ver, existe vinho para todo gosto, e por que não dizer: Tem rolha para todos os gostos, vinhos e bolsos!!




Saúde sempre!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vinhos a parte...

Como o próprio título indica, trata-se de um momento a parte dos "posts" semanais...Estes mostrando um pouco do "outro lado do vinho", para que você não se sinta mais tão só, quando não souber o que fazer com seu decanter, abridores e etc!
Conforme os assuntos ou fotos surgirem, serão publicados!!

E hoje o tema é decanter...Ou será..........Vaso!?
Dá uma olhada no novo uso de um decanter, num restaurante!!





Saúde sempre!

domingo, 8 de junho de 2014

É possível fazer vinho em qualquer lugar ?

(Sugestão do tema: Aude Bevalot Thomaz)

Fazer vinho é uma grande arte, isso não há dúvida, e grande parte do brilhantismo esta na uva, portanto, é possível plantar e fazer vinho em qualquer lugar, salvo regiões geladas e etc, mas algumas regiões terão muito trabalho para fazê-lo bem!
Os estudos mostram que as melhores áreas para o plantio de uvas, estão entre os paralelos 30 e 50, o qual você pode localizar nos cantos do mapa mundi deste "post", ou pode facilmente localizar em tons de laranja no outro mapa.
Essas regiões possuem um clima mediterrâneo, com verões e invernos marcados, o que possibilita que a videira faça todo seu ciclo de descanso até a plena produção num ano, e a videira para dar boas uvas, precisa desse ciclo.
Claro que existem regiões que já tem grande tradição vinícola, e estão totalmente inseridas na região alaranjada do mapa, mas regiões como a China, Brasil e outros tantos que também possuem algumas áreas alaranjadas, estão trabalhando para evoluir seus vinhos, e precisam de tempo para mostrar sua evolução. Mas teremos que esperar, para saber se souberam se aproveitar, porque não basta estar inserido numa boa região, é preciso saber produzir um bom vinho.
E as regiões que não possuem áreas alaranjadas, não podem fazer um bom vinho ?
Sim, podem, mas requer muito mais dinheiro, mão de obra, conhecimento de plantio, estudo do clima, solo e etc, porque terão que compensar tudo o que é naturalmente dado nas demais áreas, em busca de controlar a acidez, ou aumentar a cor e etc.
Fazer um bom vinho requer mais do que pertencer a uma boa região do mapa, mas é inegável que estar nesta região, irá dar vantagens bens grandes!






Saúde sempre!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vinho e música: Isso dá samba!?

Faço parte de uma Confraria de Vinho, onde cada confrade uma vez por ano, é responsável pela escolha de um tema e a apresentação aos demais confrades, escolha dos vinhos que serão degustados, claro que ligados ao tema escolhido, e pelo local do evento.
Neste mês fui a confrade responsável pelo evento, e o tema foi: Vinho e Música!

E aí, isso dá samba!?

Sim, dá samba, jazz, pop, rock...A música quem manda é você, através de uma mistura de aromas, sabores, sensações, e lembranças que o vinho e a música trazem para cada um...Não há certo e errado, existe a sua interpretação do vinho e da música, e se vier do coração: NÃO TEM ERRO!

E quais foram os vinhos e a trilha sonora deste evento ? Qual a razão destas combinações ?

Vinho 1: Espumante Geisse-Blanc de Noir ( Safra 2010)
Música 1: Wave (Letra e música de Tom Jobim, na voz de Frank Sinatra)

O espumante é feito com o método tradicional "champenoise", o que lhe traz de forma bem simplificada, já que a vinificação de espumantes merece um novo "post", borbulhas finas e persistentes!
A uva utilizada é a Pinot Noir, a rainha das uvas da Borgonha, com aromas extremamente complexos...Ou seja, um espumante que pede a melodia de Tom Jobim, com a voz refinada de Frank Sinatra!

Vinho 2: Zuccardi A - Torrontés (Safra 2011)
Música 2: Por Una Cabeza (Carlos Gardel)

Os aromas típicos da uva torrontés são flores como jasmim, rosas e etc, além de aromas herbáceos!
Toda vez que degusto um torrontés me lembro de um jardim de flores, e logo penso numa valsa!
Essa música foi tocada no filme Perfume de Mulher, onde brilhantemente, Al Pacino dança uma linda valsa, ao som desta música: Cena imperdível!, e portanto, a trilha sonora ideal!

Vinho 3: Gouleyant Malbec (Safra 2012)
Música 3: Ça Ira (Joyce Jonathan)

Esta uva quando plantada na Argentina, onde o sol permite uma ótima maturação da fruta, dá ao vinho aromas frutados, taninos macios e acidez na medida. Já na sua terra natal, especialmente na região de Cahors, sudoeste da França, a baixa ensolação, acaba por deixar a uva com dificuldade de amadurecer, os taninos são mais duros e a acidez um tanto desbalanceada!
Explicada a característica geral das regiões, este vinho degustado fugia totalmente de tudo que eu escrevi (RISOS), e por isso, foi o vinho eleito do encontro!
Um vinho fácil de beber, frutas maduras, aromas de pimenta, tostado, taninos redondos e boa acidez: Um vinho com bom preço, e que agrada demais!
E onde fica a música nisso tudo!?
A música é de uma cantora francesa, com uma voz doce, leve, fácil de ouvir e gostar: Indico que conheça!

Vinho 4: Mas La Plana Miguel Torres - Cabernet Sauvignon (Safra 2009)
Música 4: Rolling in the Deep (Adele)

Essa foi fácil, imagine o seguinte: A rainha das uvas, como é conhecida a Cabernet Sauvignon...Potente, aromas marcantes, passional...É a uva que quase podemos dizer:
Ame-a ou deixe-a!
E como é a música!?
Potente, passional...Perfeita para a ocasião!

Vinho 5: Cantegril Sauternes (Safra 2009)
Música 5: Assim que se faz (Luciana Mello)...MAS: Tocada no violão por mim!

Este foi meu ato de bravura final: Após mais de um ano sem tocar no violão, na frente de todos os confrades ali presentes, dedilhei as notas e cantei...Fiquem tranquilos, todos sobreviveram (RISOS)!
O vinho da região de Sauternes na França, merece muitos "posts", mas também para que você entenda rapidamente, se trata de um vinho de sobremesa, portanto doce, e são considerados os melhores do mundo, devido a dificuldade que existe para sua produção, e também pelos aromas e sabores especiais que apresentam: Um néctar!
E onde entra a música com o vinho!?
Bem, esta é a música que mais gosto de tocar no violão, e após mais de um ano sem tocar, o melhor é não fugir do tradicional, e se para mim, era um certo esforço expor meus "dotes artísticos", então guardei para o final, a surpresa da música ao vivo, junto com o vinho doce da região mais famosa do mundo!

E ai, você acredita agora que vinho e música podem se encontrar!?
Espero que sim!




Saúde sempre!