sábado, 16 de maio de 2015

Por que brindamos !?

Não me recordo de ter visto pessoas que abrem um vinho, servem, mas não brindam...E isso vale para outras bebidas também, claro!
Brindar está muito presente na nossa cultura, e na de muita gente por aí também, mas então vem a pergunta...E por que brindamos, heim!?

A união para celebrar o fim de uma guerra ou algum outro fato, vem de muito tempo. Na idade média já se promoviam reuniões com este intuito, mas a principal razão aí, era que reunindo os inimigos e aliados para uma celebração, os exércitos não seriam surpreendidos pelos adversários!

E o brinde onde entra!?

Naquela época o envenenamento era bastante comum, então para evitar que as pessoas morressem por ingerir veneno em vinhos e etc, começaram a bater com certa força seus copos uns contras as outros, fazendo com que algumas gotas voassem de um copo para o outro, e se houvesse veneno em qualquer copo, ambos morreriam!
Então era uma forma de garantir que ninguém mataria ninguém!
E se na Idade Média faziam isso, até hoje mantemos o hábito, mas já com mais delicadeza, usando taças mais frágeis, e não mais com medo de ser envenenado, e sim, apenas para celebrar!





Saúde sempre!

domingo, 10 de maio de 2015

Um brinde ao Dia das Mães!

(Sugestão: Selma Felice)

Essa semana o "post" é dedicado para as Mães, nossas guerreiras de todos os dias!!
Existem muitos tipos de mães, mas para o tema dos vinhos, decidi focar em dois tipos, caso contrário, você ficará até o Dia das Mães lendo este blog, o que me daria prazer, mas creio que deixaria sua mãe triste! RISOS

Então vamos aos tipos de mães no mundo do vinho:


A mãe ou esposa que não gosta de vinho:
Imagino que se você lê este blog, é porque o vinho lhe interessa...E muito!!
Então ter uma mãe ou uma esposa, que talvez seja mãe, que não gosta de vinho, lhe cause alguns problemas:


Fatos:

- Você quer abrir uma garrafa em casa apenas para matar a vontade, mas não tem com quem        dividir, porque ela não bebe!
- Quer brindar uma data especial, mas...Não vai rolar!
- Abriu aquele vinho especial, mas ela não poderá compartilhar deste momento com você!

E o que fazer !?

- Vou relatar um pouco de minha experiência pessoal com minha mãe, que estava neste grupo dos que bebiam outras bebidas alcoólicas, mas vinho seco não...Ainda não!
O jeito neste caso, é a insistência e persistência!
Comece por escolher vinhos com taninos mais leves, porque são os taninos que deixam o vinho mais adstringente ou seco, então algumas boas opções são os vinhos tintos Chiantis (Italia), um vinho tinto com a uva Pinot Noir, vinho rosé, vinho branco com a uva Pinot Gris ou Pinot Grigio (depende da região, a uva muda de nome), vinho tinto com a uva Barbera (Italia), dentre tantos outros!
Não exija muito, comece com uma taça, e vá aumentando a dosagem (RISOS), vá apresentando outros rótulos com a mesma uva, e depois abra algo diferente, e ofereça uma taça, e outra, e outra...Acredite! Depois de algum tempo sua mãe ou esposa estará amando compartilhar aquele vinho guardado por tanto tempo com você!

A mãe ou esposa que ama vinho, tanto quanto você:
Não creio que isso seja exatamente um problema, mas pode ser, se ela se tornar um concorrente nas suas degustações (RISOS), do tipo que toma goles mais rápidos do que você!
Ainda assim, eu acredito que o vinho seja uma das bebidas mais generosas que existem...Nunca vi, e fico feliz em nunca ter visto, alguém que queira degustar um vinho especial sozinho! O vinho implora por generosidade, por compartilhar, e nada melhor do que fazer isso com a mãe ou esposa...Mesmo que ela beba alguns goles a mais do que você!



Mãe é um presente na vida da gente, a gente deve tratá-la com amor e respeito, e nada melhor do que brindar o Dia das Mães, abrindo aquela garrafa que como sua mãe, é mais do que especial para você!

OBS: E só para encerrar com bom humor, que é a grande proposta deste Blog, segue uma placa de um supermercado, que trata o vinho com bastante humor, e que traz uma mensagem para o Dia das Mães!





(Tradução: Não esqueça de pegar uma garrafa de vinho para sua mãe, no Dias das Mães. Afinal, você é a razão dela beber!



FELIZ DIA DAS MÃES!




Saúde sempre!

sábado, 9 de maio de 2015

Homenagem do vinho ao meu avô!

Meu avô sempre foi da cachaça, até flertava com o vinho, mas seu amor mesmo, era o destilado de cana!
Ele sempre degustava um pouco de vinho em casa, quase sempre no copo errado...Sim, em casa de ferreiro, o espeto era de pau!
Buscava sempre por uma "pinguinha" nova, saída do alambique, envelhecida em barril de carvalho do bom...Dizia sempre "Essa é da boa!"!
Não sabia o que era um Chateau Petrus, um dos grandes vinhos da França, mas nem precisava saber mesmo, para ele a simplicidade imperava, e ele não entendia como um vinho, ou até mesmo uma cachaça, pudesse custar tanto!
Hoje se você me permite, ergo um brinde ao meu avô, deixo minha taça de vinho ali do lado, esperando um próximo gole, e brindo com uma boa cachaça, aquela feita pelos grandes artistas, mestres na arte de fazer a bebida, que mais encantava meu avô...E como era um homem encantado!

UM SALVE COM CACHAÇA!





Saúde sempre!

sábado, 2 de maio de 2015

Novidades nas taças de Champagne!!

E tudo começou com Maria Antonieta, com uma lenda, nunca negada pela mesma, de que as primeiras taças criadas para champagne, foram feitas usando seus seios como molde, e que deu inclusive nome para este modelo!
Estas taças Maria Antonieta por muitos e muitos anos, foram amplamente utilizadas, e dependendo de sua idade, pode ser que você tenha na sua casa, mas não utiliza mais, porque ela impede que você veja corretamente a perlage (bolhas do champagne), e também porque com a sua boca larga, não era fácil se mover sem derrubar a bebida!
Esta taça perdeu espaço para a até hoje utilizada, com o nome de Flutê, que permite apreciar a perlage e também ajuda na sua livre circulação em eventos e etc, sem derrubar toda a bebida (RISOS!).
Mas a mundialmente famosa Riedel, (clique aqui) depois de muitos estudos sobre a bebida e sua influência na degustação, concluiu que a taça Flutê, impedia que você sentisse os aromas do champagne, e por isso, criaram uma taça de sua Coleção Veritas, específica para a bebida!
 A taça lembra uma tulipa, com o corpo mais largo e borda afunilada...Segundo a Riedel, perfeita para ver a perlage e sentir os aromas do champagne!
Talvez estejamos assistindo o início de uma transformação no prazer de degustar champagne. Daqui alguns anos, da mesma forma que a taça Maria Antonieta perdeu espaço, a taça Flutê possa também passar pelo mesmo processo!
É viver e degustar para ver!





Saúde sempre!