sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Harmonização do prato com o vinho - Jantar Magno!

Na última terça, participei de um jantar harmonizado com vinhos italianos, com os chefes José Barattino, Davide Scabin e Daniel Redondo, no Eataly em São Paulo.
Harmonização é um assunto delicado, que é a grande função na minha opinião, de um Sommelier...Porque você pode destruir o vinho, a comida e até mesmo os dois, caso escolha errado!
A harmonização de vinho e comida acontece basicamente com três opções:

- O vinho e o prato estão em equilíbrio;
- O vinho é o destaque do evento, então o prato é mais simples, para que se destaque aromas e sabores do vinho;
- O prato é o destaque do evento, então o vinho é mais simples, para que se destaque aromas e sabores do prato;

Para o jantar de terça chamado de Magno, o destaque eram os chefes e seus pratos, então adivinha qual foi a opção escolhida das listadas acima!?
Se você disse "O prato é o destaque do evento"...PARABÉNS!! RISOS
Os pratos estavam fantásticos e divido com você, um pouco de como aconteceu a harmonização entre o prato e o vinho, para você ficar "espertão" neste assunto...Ou numa pequena parte dele, já que prato e vinho são um universo sem fim!

Vamos lá...


Coquetel:

- Prato:
Bruschetta de queijo de cabra e cogumelos
Arancini (Um espécie de bolinho de arroz com algum recheio, normalmente carne)

- Vinho:
Vermentino Solosole – Poggio al Tesoro 2013

- Como foi a harmonização?
O vinho era bastante agradável, com aroma de pêssego e mineral.
Na boca boa acidez e equilibrado com o álcool, eu diria que até mesmo sem um prato, ele é delicioso de se degustar!
As duas entradas estavam boas, mas principalmente a bruschetta, eu seria capaz de "passar um jantar" só comendo esta entrada de tão bom!
O destaque eram os pratos, então escolheram um vinho mais neutro, sem grandes aromas ou sabores marcados, o que não ficou ruim!
Se você me pergunta com o que eu harmonizaria, eu diria que um vinho com a uva pinot noir francês "faria bonito" com os cogumelos!


Entrada:

- Prato:
Vieiras curadas com purê de ervilha, queijo de ovelha e tangerina

- Vinho:
Pinot Grigio delle Venezie  - Corte Giara 2014

- Como foi a harmonização?
Provei primeiro o vinho, e os aromas pêra e mel açucarado.
Na boca acidez média, mas poderia ser maior para dar uma maior frescura e vontade de beber um pouco mais, mas ainda assim, para o álcool que o vinho tem, estava equilibrado com a acidez!
Mas com a comida, devido a leve doçura da tangerina, o vinho harmonizou bem, e ficou bem agradável.
Se você me pergunta com o que eu harmonizaria, eu manteria um vinho com a uva pinot grigio, mas buscaria algum com maior acidez, ou arriscaria um vinho com a uva branca chamada Torrontés, típica do norte da Argentina, mas presente em outras partes do mundo.

Prato principal 1:

- Prato:
Peixe do dia com calda de frango e tubérculos.

- Vinho:
Vermentino Solosole – Poggio al Tesoro 2013

- Como foi a harmonização?
Se você esta atento, já viu que serviram novamente o mesmo vinho da entrada, né!? RISOS
O prato apesar de ser um peixe, tinha um caldo um pouco espesso de frango, e isso trazia mais textura para o prato, mas como o vinho tinha boa acidez, harmonizou bem!
Se você me pergunta com o que eu harmonizaria, eu arriscaria um sauvignon blanc com leve passagem em barrica, ou um vinho com uvas típicas portuguesas, como malvasia e viura...Hummm!

Prato principal 2:


- Prato:
Pote alla piemontese
(Língua brasata al Barolo com purê de batatas e semente de abóbora frita, filé de vitela grelhado com funghi alla carbonara e alecrim, e timo com bagna cauda spicy.

- Vinho:
Rubio – San Polo Allegrini 2012

- Como foi a harmonização?
O vinho que era um corte das uvas merlot com sangiovese, trazia aromas de morango, cereja, caramelo, pimenta, aniz bem sútil e ervas.
Na boca taninos bem maduros e presentes, acidez de média para alta mas para mim, sobrava uma "pontinha" de álcool".
Bem...As carnes eram fortes, mas a sutileza da uva merlot, que não é uma uva ácida, mas que ainda assim possui um bom corpo (estrutura), e a uva sangiovese, que possui um corpo menos potente, mas uma ótima acidez, fizeram um par bem ajustado com o prato!
Se você me pergunta com o que eu harmonizaria, eu diria...Poxa! Fez o molho com um vinho Barolo, então a escolha fácil é continuar a degustar com este vinho, que utiliza a uva Nebiollo, e faz o vinho com mais taninos que já conheci na vida!
Mas...O Barolo é um vinho bem caro, e a ideia era que o prato se destacasse, então a escolha de um merlot com sangiovese foi inteligente!

  

E a sobremesa foi servida sem nenhum vinho para acompanhá-lo, e eu sai satisfeita, porque os pratos era realmente muito saborosos, a simpatia dos chefes era quase palpável!

A harmonização é um tema que pode ser simples, mas também bastante complexo, ou no mínimo, cheio de deliciosas sutilezas...Quase tudo é possível harmonizar com vinho, mas é preciso conhecer o prato e o vinho...Não dá para você dizer:

- Vou fazer uma carne...Que vinho eu compro!?

E é por isso que cada vez mais as lojas, supermercados e o blog VINRISOS, tem profissionais do mundo do vinho, que podem lhe ajudar nas escolhas que farão você fazer bonito...SEMPRE!





Saúde Sempre!

  

Luciana Martinez

sábado, 24 de outubro de 2015

Visita na Vinícola Guaspari - Espírito Santo do Pinhal (SP-Brasil)

Quem acompanha este blog por algum tempo, sabe que desde muito nova eu devo ter sido picada por algum bichinho que mora nas adegas subterrâneas das vinícolas! RISOS
A primeira vez que visitei uma vinícola foi no Sul do Brasil, ainda muito jovem para poder degustar um vinho, mas algo ali me encantou...E esse encantamento atravessou muito tempo, mas se manteve bem vivo até hoje!
Pois muitas e muitas vinícolas depois, no último domingo, fui conhecer o projeto da Vinícola Guaspari em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, e como sempre, divido com você, o que vi por lá!
A plantação se formou em 2006, quando a família Guaspari decidiu mudar o rumo da região de Espírito Santo do Pinhal, tradicional no cultivo de café, e substituiu parte do café pela plantação de suas parreiras, graças aos estudos feitos sobre o potencial da região, e visão futurista...Porque enfrentaram obstáculos e muito descrédito...Não é fácil convencer as pessoas a fazer vinho, numa região que faz sucesso produzindo café!
A vinícola viria dois anos depois em 2008, ainda timída e artesanal, mas logo foi ocupada com o que havia de mais moderno nos métodos de vinificação, para o futuro que se aproximava a passos muito largos!
Pois contado um pouco da história, preciso dividir as impressões do lugar...E que lugar!
A arquitetura cafeeira foi toda preservada, e apenas o que era essencialmente necessário para receber as uvas, fruto da intensa paixão pela terra e pelo vinho, foram alterados!
O tour começa num caminhão no melhor estilo "off road" e fomos acompanhados por Cristian Sepúlveda que é o agronômo responsável pelo campo, que trabalha na Guaspari desde o início do projeto , e tivemos a chance de visitar parte dos 50 hectares plantados, ouvindo sobre o manejo da terra, a condução das videiras, e única colheita anual feita...É tanto cuidado e paixão, que fica difícil não querer ficar ali!
De volta a sede, fomos guiados por Flávia Cavalcanti, a jovem e competente enóloga responsável pela vinícola, que nos explicou a chegada das uvas, a vinificação, mostrou as barricas, as garrafas descansando tranquilas para um dia termos o prazer de degustá-las, e por fim, nos levaram para a parte "final" desta jornada de encantamento: A degustacação dos vinhos!
E claro, conto para você minhas impressões de cada vinho, para que você possa decidir se irá provar todos...Ou vai resistir a esta tentação, e como sempre ainda tem a classificação VINRISOS (se não sabe  o que é, clique aqui!):
 

1) Guaspari - Sauvignon Blanc 2012:

Vinho cor amarelo palha.
Aroma de maracujá, orégano e vegetal.
Na boca uma acidez incrível, super equilibrado ao álcool e o melhor de tudo: Uma persistência enorme, aqueles sabores não saiam da minha boca, e isso é maravilhoso!

Preço: R$ 79,00
Local: Clique aqui

4 VINRISOS
 

2) Guaspari Vista da Serra - Syrah 2011:

Cor rubi violáceo.
Aroma de frutas como cereja madura, framboesa e ainda aparece pimenta, baunilha e herbáceo.
Na boca taninos potentes, mas muito bem domados. Ainda aparece um sabor tostado e uma acidez equilibrada com o álcool.
A persistência é de média para alta!
Para mim, este vinho pode ser degustado hoje, ou guardado por mais algum tempo na sua adega...Caso tenha uma, ou se não, é uma boa razão para degustá-lo hoje mesmo!
Sugiro deixá-lo respirar num decanter por uns 30 minutos antes de degustá-lo.

Preço: R$ 129,00
Local: Clique aqui


4 VINRISOS
 

3) Guaspari Vista da Serra - Syrah 2012:

Este vinho ainda não está no mercado, pois segundo os responsáveis pela vinícola, ele não esta pronto ainda para ser degustado no ápice de sua qualidade...E isso só me mostra o quanto eles se preocupam com a qualidade dos seus produtos!
Vale ainda ressaltar que este vinho, que ainda não esta a venda, foi condecorado com medalha de prata na França, no 9ª Edição da Competição internacional Syrah du Monde 2015!
Bem...Vamos ao vinho: Cor rubi violáceo.
Mesmo tendo aerado, o vinho ainda estava com os aromas fechados, mas ainda assim, se vê o que logo deve aparecer com mais algum tempo na garrafa...Amoras, cereja, hortelã e mato.
Na boca taninos potentes que como a vinícola mesmo indica, precisa de mais algum tempo para arredondar e evoluir. A acidez é média para alta, e em equilíbrio com o álcool.
Persistência de média para alta!

Preço: Não iniciaram as vendas!

3 1/2 VINRISOS (Mas quando estiver pronto, com certeza ganhará mais VINRISOS!)


4) Guaspari Vista Do Chá - Syrah 2011:

Cor vermelho rubi.
Aroma de frutas maduras de casca escura, e aparece pimenta, mentolado (gelol) e pimentão (famosa pirazina).
Na boca taninos maduros, acidez média e para mim, um pouco mais de acidez ficaria mais equilibrada com o álcool, mas ainda assim...Um delícia!
Persistência média.
Este vinho esta pronto para ser degustado, aproveite hoje mesmo caso tenha uma em casa...E me chama! RISOS

Preço: R$ 129,00
Local: Clique aqui

3 VINRISOS
 

5) Guaspari Vista Do Chá - Syrah 2012:

Também um vinho que não esta disponível no mercado, então por enquanto, somente quem visita a vinícola tem o prazer de prová-lo!
Cor vermelho rubi.
Frutas muito frescas como cereja, e ainda aparece menta e defumado.
Na boca taninos maduros, acidez média e equilibrada com o álcool.
Persistência média.

Preço: Não iniciaram as vendas!

3 1/2 VINRISOS 

Bem, se você conhece a classificação VINRISOS de vinhos, então sabe que todos os vinhos acima são muito bons, mas gostaria ainda de enfatizar que estamos falando de uma vinícola de apenas 10 anos, que produz vinho fora dos trópicos famosos por produzir vinhos de qualidade (clique aqui), e mesmo assim, eles fazem um trabalho brilhante!
Fiquei emocionada em ver a menos de 3 horas de São Paulo, uma vinícola que mais do que promessas, já entrega vinhos de qualidade hoje, e que tem um potencial de colocar o Brasil no mapa do vinho branco e tinto de extrema qualidade, e isso...Me enche os olhos d'água de emoção!

VIVA O VINHO NACIONAL!
VIVA A VINÍCOLA GUASPARI!

Por fim, compartilho um pequeno trecho extraído do site da Guaspari, e que melhor do que tudo, mostra a paixão pelo que fazem:


"Se todos os que nos rodeiam abraçarem esse sonho, se o nosso vinho reunir
as pessoas e ainda se conseguirmos retribuir à região tudo o que ela nos proporciona,
então teremos plantado a semente para que as próximas gerações tenham um nova visão
sobre a região de Espírito Santo do Pinhal e sobre o vinho brasileiro."

Família Guaspari




Saúde sempre!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fim do Curso de Sommelier...E agora!?

Começo este texto dizendo que é daqueles apaixonados, para você já saber o que lhe espera (RISOS)!
Acabo de fazer esta semana a prova final do Curso de Sommelier da ABS-SP, e apesar de somente saber o resultado final em algumas semanas, meu cérebro e meu coração preferem acreditar que eu passei...Mas se eu não passar, mesmo com vergonha, eu direi posteriormente (RISOS)!
Preciso voltar, se você me permitir, no início de 2013, quando eu comecei o curso na ABS (se quer saber porque decidi fazer o curso, clique aqui!)...
Me lembro perfeitamente do primeiro dia...Eu tenho muita dificuldade com "primeiros dias", tenho que admitir, e mesmo desejando MUITO fazer o curso, investindo tempo, dinheiro e energia nisso, não foi fácil...Meu marido até hoje me diz que não acreditou quando eu realmente fui sozinha...E mesmo assim eu fui!!
Na primeira aula eu fui primeiro ao shopping que fica próximo, o qual nunca tinha ido, e já comecei bem: Entrei no elevador de serviço, junto com um carrinho de lixo...Aquilo só podia ser um presságio!!
Preocupada com o horário como sou, via a cada instante para saber quanto tempo demoraria até o prédio da ABS, mesmo sabendo que era do lado!! RISOS
Tudo foi difícil no primeiro dia...o cheiro do lixo no elevador, achar o carro no estacionamento no shopping, saber o caminho até a ABS, saber como podia estacionar no prédio da escola, acessar o prédio, onde eu sentaria na classe, como eu seria recebida mesmo não trabalhando no mundo do vinho, como seriam as pessoas na classe...Tudo para mim, era uma grande expectativa!!
Começaram as primeiras aulas, eu já sabia que aquele elevador do shopping era de serviço, então evitava, mas todo o resto ainda era complicado...Até as aulas eram MUITO complicadas! 
Me lembro de muitas vezes sair com dor de cabeça, porque achava que era muita informação, e que eu nunca conseguiria absorver tudo aquilo...E eu tinha razão, mas hoje com alguns conceitos básicos, algumas uvas, harmonizações, alguns solos e países já são familiares, e eu já posso falar um pouco mais!!
O tempo foi passando, eu aprendi a deixar o carro sempre próximo do mesmo lugar no shopping, aprendi a hora que tinha que chegar na aula para sentar num bom lugar, e aprendi, aprendi, aprendi...Aprendi que eu podia começar e ACABAR um curso por mim mesma, sem nenhuma influência de que "é necessário para a carreira", ou "será um diferencial"...Eu fui por prazer, e vivi estes dois anos e meio, em meio ao cansaço e às vezes a vontade de abandonar...Porque a aula podia acabar depois das 23h, e eu demorar quase uma hora para chegar em casa, mas no dia seguinte, eu precisava estar inteira, para o trabalho que me sustenta...E isso não é fácil!!
Tudo acabou se tornando uma rotina após algum tempo...Vir ao shopping, caminhar, comer, ir para a aula, estacionar de novo, conversar, aprender e ir para casa depois...As vezes esgotada, porque o dia já não tinha sido fácil, imagina ficar ligada por mais 3 horas!?
No último dia de aula, que era a tão temida prova, refiz todo o ritual que me seguiu por dois anos e meio...
- Fui ao shopping
- Estacionei próximo do lugar de sempre 
- Dei uma volta pelas mesmas lojas
- Comi alguma coisa num dos tradicionais lugares, onde tantas vezes me perguntaram se eu era lojista, de tantas vezes que eu já tinha ido, apesar de ser apenas uma vez na semana (RISOS)!
- Li alguma coisa, que no caso foram as anotações da prova
- Fui para a ABS
- Estacionei 
- Dei meu nome no prédio
- Subi no segundo andar
- Dei boa noite e vários beijos, porque fiz muitos amigos ali
- Fiz a prova
- Sai com a sensação de dever cumprido e...

Uma sensação de...SAUDADES e ORGULHO!!
Me perdoe, mas eu estou orgulhosa de mim (RISOS), orgulhosa da determinação, de ter um objetivo,  seguir até o fim, e de terminar o curso!!
A vida de uma pessoa que ama o vinho da forma que eu amo, não é fácil...Quando você chega na página 10 do livro, pode voltar para a primeira página, porque quase tudo já mudou...E isso é ruim!?
Não, isso é mágico, é inspirador, me deixa agora aqui pensando:

E AGORA, O QUE EU FAREI!?




Saúde sempre!

Luciana Martinez
Editora do Blog VINRISOS, Recém formada Sommelière pela ABS-SP (ainda a espera do resultado da prova, mas cheia de esperança!) e porque não, orgulhosa de si!?)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Degustação "Argentina Tasting Experience" 2015 - As impressões finais!

E como prometido o VINRISOS volta com a última parte da degustação do evento chamado ATE (Argentina Tasting Experience).
Se você quer saber como foi o evento, então é só ler o "post" anterior, que lá eu conto um pouco das minhas impressões!
Então sem mais rodeios, vamos direto aos vinhos, já que você que acompanha o blog, ficou uma semana esperando por este momento:

 
 
FLIGHT 3 (Vinhos de Guarda):
 

1) Victorio Altieri – 2012
Uva: Malbec
Preço: R$ 99,90 (US$ 25,22) – Adega Angeloni
 
Suor, cereja, madeira, flor e animal.
Na boca taninos de boa qualidade, acidez média e integrada ao álcool.
Pede uma carne bem suculenta, assada na brasa!

 
3 VINRISOS
 
 

2) Serie Finca Notables – 2012
Uva: Malbec
Preço: R$ 30,00 – Não importado para o Brasil

Cereja, madeira e pimenta.
Na boca taninos macios, acidez alta e equilibrada com o álcool.
Bastante equilibrado, macio...Uma delícia que deve ganhar mais aromas respirando tranquilamente num decanter!
 

3 1/2 VINRISOS

  

3) Terrazas Single Veyard Las Compuertas - 2011
Uva: Malbec
Preço: R$230,00 (US$ 58,08) – Terrazas Chandon


Ameixa, cereja e madeira.
Na boca taninos elegantes, acidez média e integrada ao álcool.
Merece respirar, mas mais do que isso...Merece mais alguns poucos anos na garrafa, porque tem um potencial fantástico para envelhecer muito bem!

 
4 VINRISOS (Meu eleito deste flight!)

  

4) Doña Paula Selección de Bodega – 2010
Uva: Malbec
Preço: R$230,00 (US$ 58,08) – Inovini

Aromas fechados, mas girando o vinho na taça para aerar um pouco (o evento corria!), trazia cereja, violeta e madeira.
Na boca taninos de boa qualidade e bastante marcados, acidez bem fresca e equilibrada com o álcool.
Pede por um prato de carne para acompanhar o vinho, não se trata de um vinho para abrir e degustar simplemente!

 
3 1/2 VINRISOS

 

ESCOLHA DOS PRESENTES – FLIGHT 3:
Vinho 1 (Neste também divergimos de opinião!)

 
 

FLIGHT 4:


1) Proemio Wiones Cabernet Sauvignon Reserve  – 2013
Uva: Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 95,00 (US$ 23,98) – Wine & Co.

Flor, pimenta, cereja e madeira.
Na boca taninos finos, acidez alta que deixa o álcool no lugar correto.
É um vinho gastronômico, que pede uma garfada de uma carne depois de cada gole!
 

3 1/2 VINRISOS (Meu eleito deste flight!)

 

2) Pascual Toso Cabernet Sauvignon – 2013
Uva: Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 149,00 (US$ 37,62) – Vinoteca

Caramelo, cereja e flor.
Na boca taninos marcados, acidez alta e integrada ao álcool.
 

3 VINRISOS

 

3) Casarena S.V. Owen´s Vineyard Agrelo – 2012
Uva: Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 153,00 (US$ 38,63) – Magnum Importadora

Cereja fresca, flor, café e caramelo.
Na boca taninos bem macios, acidez média e integrada ao álcool.
Este também pede um prato para acompanhar!

 
3 VINRISOS

 

4) Serie Fincas Notables Tannat – 2012
Uva: Tannat
Preço: US$ 30,00 – Não importado para o Brasil

Cereja, flor, pimenta e verde.
Na boca taninos macios, acidez média e integrada ao álcool.
Não me lembrou o típico vinho com a uva Tannat, mas era bastante agradável.
 

3 VINRISOS

 

ESCOLHA DOS PRESENTES – FLIGHT 4 (E último...UFA!:
Vinho 2 (Porque todos tem direito de gostar de um vinho, não!?)

 
 
Realmente foi uma viagem aos vinhos argentinos, com direito a boas surpresas, mas uma coisa é fato...Além de mostrar cada vinho, eles mostravam nas projeções suculentas carnes e empanadas, e eu saí do evento clamando por uma boa carne...E um vinho com a uva Malbec!?

A carne eu realmente tive que comer, mas o vinho...Parti para outras uvas, porque já estava bom de Malbec para um dia! (RISOS).

 

 
 

 

Saúde sempre!

sábado, 3 de outubro de 2015

Degustação "Argentina Tasting Experience" 2015 - As primeiras impressões!

No último dia 30/Set/15 ocorreu em São Paulo um evento, chamado "Argentina Tasting Experience", ou ATE como chama a maioria, onde foi reunido enólogos argentinos e o famoso Sommelier Manoel Beato, os quais comandaram o evento, com a participação de muita gente importante do mundo do vinho nacional!
Esse evento ATE 2015 só foi possível pois este ano a "Wines of Argentina", deciciu avaliar e escolher os melhores de 2015, em mais de 800 amostras de vinhos argentinos, convidando para isso, somente mulheres, dentres elas Jancis Robinson, e como representante nacional, a competente Susana Barelli...Isso mesmo que você leu, somente mulheres foram convidadas, o que mostra claramente, ao menos para mim (RISOS), que este universo está se abrindo, e que já cabe todo mundo!
 
Voltemos ao evento ATE 2015...
A organização ficou devendo...A entrada foi complicada, e a cereja no bolo que deveria ser o momento da degustação às cegas de 18 vinhos, perdeu um pouco do seu glamour, com o tumulto causado na porta de entrada já dentro do evento, onde seria realizado a degustação, por conta da organização das taças e mesas, enquanto as pessoas quase se amontoavam com receio de perder a degustação...Sendo que havia mais pessoas do que mesas, já que havia dois tipos de convite:
 
1) Degustação
2) Degustação + Palestras
 
E você já pode imaginar que convidados, que pagaram apenas pela degustação, e também quem pagou pela degustação e palestras, estavam todos lá, disputando o mesmo espaço para entrar, sendo que os que só haviam pago pela degustação, não entraram, mas a confusão já estava feita!
Bem...Vamos ao que interessa de fato: A degustação de 18 vinhos às cegas!
A proposta foi degustar 18 vinhos às cegas, no que eles chamaram de "flights", divididos portanto em 4 "flights", onde degustávamos cada vinho, tomando nota ou não (cada um faz o que quer, não!? RISOS), e dando uma nota ao melhor vinho de cada flight, com um aparelhinho de votação individual, que já mostrava o resultado ao final de cada etapa, e assim era sabido o resultado daquele "flight" específico.
Explicado o formato, serei obrigada pelo número de vinhos, a dividir este"post" em duas etapas, então segue abaixo os dois primeiros "flights" do evento, onde eu inclusive indicarei a classificação VINRISOS de notas (se não conhece, clique aqui) e portanto, o que eu humildemente julguei ser o melhor de cada etapa, e também o vinho escolhido em cada "flight", pela maioria presente:
 
 
 
 
FLIGHT 1:
 
 
1) Cadus Single Vineyard - 2013
Uva: Bonarda
Preço: R$ 124,00 (US$ 31,31) - Casa Flora
 
Aromas de menta, flores e madeira.
Na boca taninos macios, acidez boa e alinhada ao álcool.
 
Nota: 3 VINRISOS
 
 
2) La Mascota - 2013
Uva: Cabernet Franc
Preço: R$ 49,91 (US$ 12,60) - Pão de Açucar
 
Aroma de pimentão e cereja.
Na boca taninos simples mas delicados, acidez média e equilibrada com o álcool.
Um vinho simples, mas que pelo preço, vale conhecer!
 
Nota: 3 VINRISOS
 
 
3) Salentein Numina - 2012
Uva: Cabernet Franc
Preço: R$ 138,00 (US$ 34,84) - Zahil
 
Fechado...Mas ainda assim trás leve flor, cereja e madeira.
Na boca pimentão, taninos potentes, acidez boa alinhado com o álcool.
Vinho que precisa de um prato para acompanhá-lo e merece que você deixe respirar por 1 hora, para abrir mais os aromas!
 
Nota: 3 VINRISOS
 
 
4) Sophenia Synthesis The Blend - 2011
Uva: Malbec
Preço: R$ 193,80 (US$ 48,93) - World Wine
 
Aromas de cereja e mato.
Na boca taninos super marcados (potentes), acidez boa e equilibrada com o álcool.
É um vinho claramente gastronômico, que pede um prato para acompanhá-lo!

Nota: 3 1/2 VINRISOS (Meu eleito deste flight!)
 
 
5) Bodega Del Fin Del Mundo - Special Blend - 2010
Uva: 40% Malbec, 40% Cabernet Sauvignon e 20% Merlot
Preço: R$ 293,00 (US$ 73,98) - MrMan
 
No nariz aparece o caramelo e para mim apareceu um pouco de cheiro de uva (chamado de foxado no mundo do vinho) e que não deveria estar presente num vinho feito com uvas viníferas este aroma (RISOS), mas eu senti e tenho que registrar, apenas de saber que eles não utilizaram uvas de mesa em sua composição, já que esta triste hábito é autorizado apenas no Brasil!
 
Nota: 2 VINRISOS
 
 
 
ESCOLHA DOS PRESENTES - FLIGHT 1: Vinho 5
(Porque o vinho é democrático, o que eu menos apreciei, foi o mais votado! RISOS)
 
 
 
 
FLIGHT 2:
 
 
1) La Mascota - 2013
Uva: Malbec
Preço: R$ 49,90 (US$ 12,60) - Pão de Açucar
 
Leve pimentão, violeta, madeira e herbáceo.
Na boca taninos simples e macios, acidez enorme e integrada ao álcool.
Um vinho simples, mas que eu tomaria com frequência, ainda mais pelo preço e boa qualidade!
 
 Nota: 3 VINRISOS
 
 
2) Septima Obra - 2012
Uva: Malbec
Preço: R$ 80,00 (US$ 20,20) - Interfood
 
Flor e cereja.
Na boca taninos macios, acidez média e equilibrada com o álcool.
Bem simples no nariz e na boca.
 
Nota: 3 VINRISOS
 
 
3) Casarena S.V. Jamilla´s Perdriel - 2012
Uva: Malbec
Preço: R$ 153,00 (US$ 38,63) - Magnum Importadora
 
Mato molhado, violeta, pimentão e ferro.
Na boca taninos delicados, acidez alta que supera a força do álcool.
 
Nota: 3 VINRISOS
 
 
4) Zuccardi Aluvional Vista Flores - 2012:
Uva: Malbec
Preço: R$ 480,00 (US$ 121,21) - Ravin
 
Ferro, cereja, ervas, caramelo e salino.
Na boca taninos de extrema qualidade e maciez, acidez muito boa e equilibrada com o álcool.
Este vinho precisa respirar, pois seus aromas devem ainda abrir e mostrar mais ainda a maravilha deste vinho!
 
Nota: 3 1/2 VINRISOS  (Meu eleito deste flight!)
 
 
 
ESCOLHA DOS PRESENTES - FLIGHT 2: Vinho 4
(Porque eventualmente todos gostam do mesmo...Principalmente quando é muito bom! RISOS)


 
Essas foram as impressões do evento, e também meus comentários para os dois "flights" da noite do dia 30/Set/15!
E semana que vem eu volto, com os últimos dois "flights"...E aí, ficou curioso!? Será que vem coisa boa por aí !? O melhor a gente guarda para o final!?
Espere e verás...





Saúde sempre!