sábado, 28 de novembro de 2015

O que é um "Wine Dinner"!?

No dia 27/Nov/15 aconteceu no restaurante Baby Beef em Santo André, um "wine dinner" dos vinhos da Pinhal da Torre, com o proprietário e enólogo da vinícola Paulo Saturnino Cunha, e então decidi fazer dois "posts" sobre este evento, sendo este sobre como funciona eventos assim, e o próximo falando sobre os vinhos e as harmonizações!
Pois bem, como combinado não é caro, seguiremos desta forma! (RISOS)
Numa tradução mais livre do nome em inglês "wine dinner", seria algo como "jantar com vinho", e isso significa normalmente:

- O chefe prepara um prato, que é a estrela da noite, e o responsável pelo serviço do vinho, escolhe o que melhor irá harmonizar com aquele prato;
- O vinho é "o cara" no evento, e os pratos serão feitos para que o vinho se destaque;

A noite de ontem como já comentei, contava com a presença do proprietário e enólogo Paulo Saturnino Cunha, então claro que a estrela do evento eram os vinhos!
O princípio de qualquer "Wine Dinner", é que mesmo sendo o prato ou o vinho o destaque, normalmente haverá momentos em que você terá que desviar a atenção de quem está com você na mesa, e dar atenção para quem está falando sobre o vinho ou o prato, e como sempre acontece, quando é o proprietário da vinícola, ele mostra uma breve apresentação da vinícola e comenta sobre cada vinho...Isso é básico, se você for num "wine dinner", saiba que você passará por isso!
O evento começou bastante atrasado, o que não ajuda em nada, já que as pessoas se tornam impacientes e esfomeadas, e estes eventos podem ter poucas pessoas ou muitas, e independente disso, o grande problema, é que muitos vão para um jantar, e não para um "wine dinner", então o papo rola solto, e a pessoa que está ali na frente falando, fala para poucos interessados, o que é desagradável de se ver...Eu lhes garanto!
O evento para mim foi bastante embaraçoso...Eu e mais alguns apenas,  queríamos saber do enólogo e seus vinhos, e as pessoas estavam conversando entre elas, sem se importar em absoluto com quem estava ali!
Se você decidir ir num "wine dinner" saiba que sim, você vai jantar, mas terá também que ouvir e dar atenção a pessoa que estará ali na frente, e que faz parte absoluta do evento, pois se fosse somente um jantar com vinho incluso, não chamaria provavelmente "wine dinner", e a gente precisa se acostumar com eventos assim, pois são comuns, cada vez mais gente participa, mas temos que nos acostumar não com a cultura do vinho, até então cheia de formalidades, mas com a boa educação que todos nós devemos ter, quando uma pessoa fala...A gente deve presta atenção, não é!?
Eu apoio que você participe de eventos assim, pois você terá a chance de aprender sobre vinhos, com quem entende deles, no mínimo o suficiente para estar ali na frente, mas de verdade...PARTICIPE do evento!






Saúde sempre!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Crônica - A amizade e o Vinho!

Hoje peço mais uma vez, licença ao vinho...Ou não, deixo para você, o julgamento!
Tenho amigas!
Todas gostam de vinhos...Algumas muito, outras menos e outras tantas, simplesmente bebem!
Tenho amigas!
Mágicas!...Que preenchem o espaço com sua chegada, não importando o tempo ou distância...Existirá sempre assunto e cumplicidade...O papo rende, as lembranças vêm, e lhe deixam felizes!
Algumas a gente pode se chatear...Muito e por bastante tempo, mas é só vê-la e entender que esta pessoa se importa, e você se importa...E isso já merece um brinde, não!?
Tenho amigas!
Que se preocupam, que procuram, e não falo das que vão na sua casa, e você nas delas...Falo de amiga que o tempo trata de impregnar na sua alma, feito uma tatuagem...Feita de amor!
Tenho amigas!
Algumas, poucas na verdade, que me fazem rir e chorar, pela simples razão de saber que elas estão ali, sem pressa, sem peso...Longe ou perto, sempre pronta a compartilhar a vida, e uma garrafa de vinho!



(Para você minha amiga, que hoje fez cada palavra valer ser dita e escrita!)



Saúde sempre!

Luciana Martinez

sábado, 21 de novembro de 2015

Carne branca com vinho tinto!!?? - Dica de Harmonização!

Se você já está aí pensando...Pronto, tá maluca!
Então dê uma chance, e leia este "post" até o fim, vai!?
O vinho é uma bebida democrática como poucas no mundo...Se você souber como misturar alguns elementos, então sua alegria está garantida!
O grande ator do prato deste "post", é conhecido, mas pouco explorado no Brasil, mas pessoalmente tenho que admitir que está na minha lista dos prediletos: Coelho!
E se você está de novo, pensando em desistir de ler, porque nunca vai colocar coelho na boca, então saiba que a dica é genérica, e pode funcionar com frango também!
O coelho é considerado uma carne branca, e portanto utilizando aquele padrão...Carne branca igual vinho branco, então a escolha mais fácil seria um vinho branco, correto!?
Sim, mas meu marido estava comigo, e pediu uma massa com molho vermelho, e aí!?
Aí coube a esta que vos escreve, a encontrar um "meio termo"!
A carne de coelho é longamente cozida para se tornar macia, e no cardápio ainda dizia que viria com bacon, ervilhas e uma massa "puxada" no molho do coelho!
Então já ficou mais fácil!
O grande segredo se você quer utilizar um vinho tinto com uma carne branca, é colocar algum elemento no prato, que permita degustar o vinho tinto, e neste caso era o bacon, mas poderia ser um molho feito com tomate, ou com ingredientes que dêem corpo ao molho, tornando-o mais denso e escuro!
Ainda assim, não era possível escolher um vinho cheio de tanino, porque iria mascarar o prato, e...Não vamos nos esquecer da massa do meu marido, não é mesmo!?
Então o vinho eleito foi o Centine 2013, do famoso produtor Banfi, da região da Toscana na Itália!
O vinho é produzido com as uvas Sangiovese (principal), Cabernet Sauvignon e Merlot, sendo que estas duas últimas, apesar de eu não poder dizer o percentual utilizado ao certo, não devia passar de 15% do total, e era macio, sedoso na boca, acidez média e delicado...Exatamente o que a gente precisava para os pratos!
Foi um almoço agradável, em que a harmonização funcionou bem, mesmo sendo uma carne branca com um vinho tinto!
E eu bem avisei...O vinho é democrático, ele sempre vai dar um jeito de ir para sua taça: É só usar a criatividade e ler o blog!





Saúde sempre!
Luciana Martinez

sábado, 14 de novembro de 2015

Como pronunciar o nome das uvas !?

Parece fácil falar o nome da uva "moscatel", mas o que você me diz da uva gewurztraminer !?
E é por isso que o blog VINRISOS hoje mostra como você pronuncia o nome da cada uva...Assim você vai arrasar!!
Vamos às principais uvas, e suas pronúncias (em ordem alfabética):


- Uvas Brancas:

Albariño: Albarinho
Chardonnay: Chardoné
Chenin Blanc: Chenan Blan
Gewurztraminer: Guevurstramíner
Glera: Gléra
Malvasia: Malvasia
Pinot Blanc: Pinô Blan
Pinot Grigio: Pinô Grigio
Riesling: Ríslin
Sauvingnon Blanc: Sôvinhon Blan
Sémillon: Sêmion
Torrontés: Torrontês
Viognier: Vionhiê


- Uvas Tintas:

Barbera: Barbéra
Cabernet Franc: Cabernê Fran
Cabernet Sauvignon: Cabernê Sovinhôn
Carignan: Carinham
Carménère: Carmênér
Cinsault: Sansô
Dolcetto: Doltchêto
Gamay: Gamé
Garnacha/Grenache: Garnátia/ Grenachê
Malbec: Malbéqui
Merlot: Merlô
Montepulciano: Monteputchano
Mourvèdre/Monastrell: Muvédre/Monastrel
Nebiollo: Nebiolo
Petit Verdot: Pêti Verdô
Pinot Meunier: Pinô Mêniê
Pinot Noir: Pinô Noar
Pinotage: Pinôtage
Sangiovese: Sandiovese
Shiraz/Syhah: Chirá/Sirrá
Tannat: Taná
Tempranillo: Tempranilho


Pronto!
Agora você já sabe como pronunciar o nome das uvas, e não vai mais falar nenhuma errada, não é!?




Saúde sempre!

Luciana Martinez




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vinhos a Parte - Livro: A Viúva Clicquot

E a sessão "Vinhos a Parte", fala sobre o livro que literalmente acabei de ler!
O livro "A Viúva Clicquot - A História de um Império do Champagne, e da Mulher que o Construiu", conta sobre a vida desta mulher que acredite...Mudou muita coisa que você vê no mundo, e no champagne!
A lendária Viúva Clicquot, após a morte de seu marido tão prematuramente, toma conta não somente de sua vida e da filha, mas do sonho de seu marido em fazer de sua pequena produção de champagne, um grande negócio!
O livro conta a saga desta mulher incrível, que atravessou guerras, descrédito num mundo em que somente os homens podiam ter poder, grandes perdas pessoais e monetárias, e criou o império que tenho certeza que você conhece e admira!
Um livro para se ler com carinho e atenção, e acredite: O fim provoca emoção, e uma imensa vontade de degustar seu famoso champagne!
Espero que goste tanto quanto eu, pois é uma aula de história, superação, estratégia e porque não, de motivação em acreditar num sonho, e perseguí-lo incessantemente!






Saúde sempre!

Luciana Martinez

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

É tempo de Beaujolais Nouveau!!...Tá, e o que é isso!!??

Você que está aí com cara de quem "não entendeu nada" do que se trata este "post", então desfaça essa sua cara amarrada, porque este blog vai lhe curar do desconforto causado pelo Beaujolais Noveau! RISOS
Nas terceiras quintas feiras do mês de Novembro, a região no Sul da Borgonha, localizado na França, faz o lançamento Mundial deste vinho chamado Beaujolais Noveau!
O vinho é feito com a uva Gamay, num processo chamado maceração carbônica, que nada mais é do que colocar as uvas num tanque de aço, encher este tanque com gás carbônico saturando as uvas de gás, e a mágica da química acontece na uva, que acaba por fazer uma fermentação dentro dela mesmo, e esta uva vai ficando com sua pele bem fina, o suco da uva vai ganhando uma cor viva, bem brilhate mesmo, e os aromas de frutas vermelhas surgem exuberantes e frescos!
Existe ainda alguns Beaujolais Noveau que tem aroma de banana, que também não é raro de acontecer, apesar de que seus melhores exemplares, tem mesmo aroma de frutas vermelhas apenas!
Eu só de escrever aqui para você, fiquei com a boca cheia d'água, porque este é o vinho do verão: Leve, simples, fácil e despretencioso...DELÍCIA! 

Mas atenção, quando eu falo que é vinho do nosso verão...É neste verão, tá!?


Não guarde seu Beaujolais Noveau por muitos meses, ele é para ser tomado fresco, novo, recém lançado, porque como ele não tem muito tanino e uma enorme acidez, não é um vinho que possa ser guardado, porque vai virar um vinho sem graça e sem vida!
Se ficou curioso, então já entre no site das principais importadoras, porque este vinho já esta em pré-venda...Simmmmm, tipo o CD da Adele: Chique!


Eu falo por mim...Minhas duas tradicionais garrafinhas serão compradas, só para sentir aquele gostinho nostálgico, que só tenho chance de sentir uma vez por ano!!
Sorte de quem ler este "post", e garantir o seu Beaujolais Noveau!


 Saúde Sempre!


Luciana Martinez

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pizza e a uva Shiraz...Será!!!??? - Dicas de Harmonização

Fui buscar no famoso e fantástico livro da Jancins Robinson chamado Wine Grapes (Numa tradução livre: Uvas para vinho!), e no livro existe a seguinte tradução para a uva Shiraz:

"Geralmente uma alternativa fashion para a uva Cabernet Sauvignon, com um complexo e surpreende histórico"

As características mais marcantes desta uva é seu visual vermelho intenso, com taninos marcados, aromas e sabores de pimenta, ameixa, cereja, framboesa, couro, alcatrão, tostados, defumados, chocolate, violeta e hortelã...Isso tudo dependendo de onde é como é plantada e vinificada!
Bem, feita a breve descrição da uva, se falamos de harmonizações para esta fantástica uva, um pernil de cordeiro assado com especiarias, churrascos de carne vermelha em geral fariam bonito...Mas para mim em particular, está uva nasceu para uma linguiça...E se for defumada então: ME CHAMA!!
E é aqui que hoje me prendo um pouco!!
Frequento uma pizzaria que permite que se leve o vinho, pagando a taxa de rolha (não sabe o que é, clique aqui), e uma vez meu marido pediu a pizza de calabresa com muçarela, e eu me lembro de pensar:

CARAMBA! 
Essa pizza pede por um vinho com a uva Shiraz!

Como a pizzaria não possui vinhos com essa uva somente, eu não tive dúvida...Levei um de casa na nossa última visita, e a experiência foi incrível!
O vinho escolhido foi o da vinícola paulista da Guaspari, chamado Shiraz Vista da Serra, e muitas das características descritas da uva um pouco antes, estavam presentes neste delicioso vinho!!
A linguiça da pizza tinha gordura e especiarias que se equilibravam com os taninos, acidez e pimenta do vinho...Foi uma delícia!Realmente a combinação foi excelente, e eu realmente recomendo que você escolha um bom vinho com a uva Shiraz, e aproveite a oportunidade de harmonizar com algum prato que combine com esta uva...Quer coisa melhor!?







Saúde sempre!


Luciana Martinez