quinta-feira, 31 de março de 2016

Vinho e Poesia - Como se junta isso!?

Você deve estar aí pensando...Pronto! Agora ela pirou de vez!
Onde Vinho e Poesia se encaixam!?
Pois lhe digo que o vinho se encaixa em tudo...Basta achar a peça certa!
Num encontro de uma confraria de vinho a qual faço parte, no mês de março era minha responsabilidade organizar o encontro, e isso significava escolher o lugar e o tema!
Gosto de me aventurar...Não pense que eu sou uma aventureira por natureza, muito pelo contrário, mas talvez esta minha grande paixão que é o vinho, desperte em mim o que há de mais criativo e audacioso...E isso não significa que eu acerte todo o tempo, mas eu irei no mínimo tentar!
Bem...Lá fui eu montar minha apresentação de Vinho e Poesia, e divido com você agora, o resultado desta fantástica viagem a que me dispus fazer!
A ideia foi escolher um vinho, e encontrar uma poesia que por alguma razão se encaixasse ao vinho, ou vice versa...Então vamos ao resultado:





Poesia 1

Via Láctea de Olavo Bilac (Clique aqui para ler)
Vinho: Espumante Lírica Crua
Produtor: Hermann
Safra: Sem safra
Importador: Decanter

Se você leu a poesia, viu que a mesma fala de "ouvir estrelas", de que apenas quem ama, pode ouvir estrelas!
Isso me remeteu as borbulhas de um espumante, e então fui buscar este Lírica Crua, que é especial, por não retirarem as leveduras mortas, que no processo de fermentação, são estas leveduras que comem o açúcar, e quando acaba o açúcar, estas leveduras morrem, e normalmente são retiradas ao final do processo do espumante ou champanhe, mas neste caso elas foram deixadas, e deram ao espumante uma cor turva, e aromas bem peculiares!
Vale a pena provar!


Poesia 2:

Receita de Mulher de Vinícius de Moraes (Clique aqui para ler)
Vinho: Louis Latour Bourgogne Cuvée
Produtor: Louis Latour
Safra: 2012
Importador: Wine

A poesia fala da mulher, da sua beleza, e a dificuldade de compreendê-las!
Pois nada mais complexo e delicado do que um vinho com a uva pinto noir!
Esta uva não se adapta a qualquer clima, ou a qualquer solo...Ela tem um temperamento forte e marcante! É conhecida como uma uva feminina, em contrapartida a Cabernet Sauvignon, por exemplo, então nada melhor do que juntar está delicada uva, com uma poesia que retrata ao alma feminina!


Poesia 3:

Poética de Manuel Bandeira (Clique aqui para ler)
Vinho: Castella Banfi Belnero IGT
Produtor: Banfi
Safra: 2010
Importador: Wine

Esta poesia é para constatar tudo e todos, não quer nada no lugar, então nada melhor para exemplificar esta quebra com tudo que é tradicional, do que um vinho italiano, conhecido como "Super Toscano".
Os vinhos super toscanos ficaram assim conhecidos, porque as regras de produção de vinho da Toscana na Itália, são bastante rígidos, então alguns produtores, cansados de utilizar as mesmas uvas e os mesmos métodos, desobedeceram as regras, utilizando uvas não permitidas na região, como por exemplo, a Cabernet sauvignon, e seus vinhos não podiam ser vendidos como DOCG (Denominazioni di Origine Controllata e Garantita), que era como um "selo" italiano de que aquele vinho seguia todas as regras locais, e portanto, eles tinham que vender como um vinho "de mesa", simples, mas que logo foi descoberto e venerado como um vinho maravilhoso...Assim são os super toscanos!


Poesia 4:

Pura Pretensão de Luciana Martinez
Vinho: Marsala Superiore Riserva Oro DOP
Produtor: Cantine Pellegrino
Safra: 1985
Importador: Wine


Pura pretensão essa minha,
Acreditar que apenas com rimas,
Daquelas fáceis, cotidianas,
Se faz uma poesia.
Maior pretensão ainda,
Causa-me até espanto,
É achar que a poesia ainda irá rimar, com o que eu acredito ser essencial...
A tal poesia já não é essencial por si só!?
Ora!
Quem disse que juntando palavras,
Faz-se poesia!?
Quem lhe disse isso!?
Poesia é quando as palavras não cabem mais dentro da gente,
E somos obrigados e expulsá-las...Baní-las!
Eu poderia passar dias, ouvindo a voz doce de uma narrativa poética,
Com uma boa taça de vinho na mão...
E se isso não lhe soa como poesia aos ouvidos, minha cara...
Ora!
Perdoe-me você,
Mas talvez seja pretensao essa sua também!


Sim, fui eu que escrevi esta "poesia", e peço desculpas desde já, mas na própria, eu já falo de pretensão...Eu escrevi, e achei que tinha relação com o tema da confraria! RISOS
O vinho doce é também conhecido com um "vinho de contemplação", e eu achei que para finalizar o encontro, este Marsala de safra 1985 faria bonito...E se ninguém gostasse do que eu escrevi, pelo menos o vinho agradaria, mas para minha surpresa e alegria, o vinho e a poesia agradaram bastante!

O vinho e a poesia se mostraram um bom par nesta noite da confraria, e eu ao final do encontro, estava satisfeita e feliz...Mas já pensando no próximo tema, para surpreender novamente!
Que venha o próximo!





Saúde sempre!

Luciana Martinez







quinta-feira, 24 de março de 2016

Quem diria que a Monalisa e o vinho tem história?


Nós do VINRISOS, fomos convidadas pela Italia Mais, importadora de vinhos exclusivos de várias regiões italianas, para uma degustação pra lá de especial, realizada no dia 16 de Março, no espaço Vinum Est, em São Paulo.

Tivemos o prazer de provar os vinhos da Tenute Guicciardini Strozzi, propriedade italiana da região da Toscana que tem um "quê" especial.
A história da família  Guicciardini Strozzi se relaciona com a história da Itália, das artes e pensamentos de longa data, um de seus rótulos mais conhecidos , o Vernaccia di San
Gimignano, foi produzido pela primeira vez em 1200, sendo exaltado por Michelangelo, Dante e Boccaccio, como nos descreveu a herdeira Irina Strozzi.
As irmãs, Irina e Natália Strozzi, segundo um recente estudo genealógico, são descendentes d'A Gioconda, retratada por Leonardo da Vinci na tela Mona Lisa...Como dá para ver seus vinhos tem passado!!



Natalia e Irina possuem títulos de nobreza, as famílias Strozzi e Giucciardini formam um império no país onde mantém relações comerciais desde os tempos de Nicolau Maquiavel e dos Medici.
Nesta data provamos dois vinhos, sendo um espumante e um tinto:


Cusona Brut - Spumante Di Vernaccia di San Gimignano

Este espumante é produzido com a uva Vernaccia pelo método Charmat, deixando as leveduras em contato com a bebida nas autoclaves, por longos meses. Aromas de pão torrado, pêra, frutas brancas frescas, na boca é cremoso, ótima perlage (espuma) e  acidez balanceada.

Nossa Nota: 4 VINRISOS (Saiba mais aqui!)

MOMI - Maremma Toscana Rosso 

Antes de mais nada, tenho que dividir com vocês uma informação que nos foi passada pela Natália Strozzi.  O nome MOMI é uma homenagem ao pai delas e foi dado ao vinho como uma surpresa, segundo seu relato, foi um momento emocionante quando ele descobriu tão maravilhoso reconhecimento. Bom, não é para menos é? Ter um vinho, fantástico, com o seu nome é para poucos... Risos!!!
Produzido com as uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Montepulciano d'Abruzzo esse vinho NÃO passa por madeira, seguindo uma tendência muito atual na vinificação de alguns vinhos tintos de renome e tenho que confessar que se a própria Irina não tivesse me falado esse fato eu não teria acreditado. Aromas de frutas vermelhas bem maduras, um toque defumado e achocolatado,  balsâmico, na boca é macio, com taninos finos muito bem integrados com o álcool e a acidez na medida certa. Um vinho delicioso!!!

Nossa Nota: 4 e 1/2 VINRISOS (Saiba mais aqui!)




Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

quarta-feira, 23 de março de 2016

O VINRISOS agora tem site...E isso parece um grande sonho!

Às vezes eu peço desculpas para você, para falar de algum assunto além do vinho, mas que na verdade...Sempre acaba em vinho!!RISOS
Tenho a impressão que sempre fui apaixonada por vinho, mesmo quando não podia degustá-los...Já contei para você sobre isso, mas vale essa ressalva neste momento!!
Criei o VINRISOS, porque acreditava que o que eu sabia podia ser compartilhado, porque sempre acreditei, e ainda acredito, que a gente nessa vida, precisa dividir e contribuir com o outro!!
Por muitas vezes desanimei, parei de escrever por algum tempo, e a pouco tempo, me vi assim...Desanimada!
E foi então que a Larissa, já uma amiga querida de anos, apareceu no VINRISOS e eu sinto que tudo mudou!!!
Sim, não estou exagerando...Tudo mudou para bem melhor!!
Ela trouxe a energia, o carinho, a vitalidade e o amor pelas mesmas coisas...Essa paixão pelo vinho!!
Então hoje comparto com você está grande e imensa novidade:

O VINRISOS AGORA TEM UM SITE!

Não é um site qualquer, é um site que a gente conta um pouco de nós, temos link para o Blog, YouTube, Instagram e Facebook, todas estas mídias sociais, que esperamos que você já utilize e nos siga...Se não segue a gente em todas, corre lá agora!!👍🏼🍷
E se você acha pouco...Então temos mais uma novidade: Agora temos cursos, serviço de indicação de vinho para sua festa e muito mais, tudo explicado no site!
Se você quer que a gente vá na sua casa, para que você e um grupo de amigos aprenda sobre vinho...Adivinha!?
É só entrar em contato com a gente pelo site, vamos responder com imenso carinho!!

E onde tudo isso se encontra, do que eu escrevi sobre estar animada e etc!?
É que agora mais do nunca, eu e a Larissa juntas, estamos felizes e extremamente animadas para dividir com você, o que aprendemos sobre o vinho...Então faz um favor para nós:

Corre no site (o link está ali abaixo!), veja como ficou lindo (Estamos babonas!RISOS), mande uma mensagem para a gente, guarde o site nos seus favoritos...Lá tem o link para todas nossas mídias sociais, como eu já disse, e a gente quer ver você em todas elas...Queremos até encontrá-lo na sua casa, num dos nossos cursos, para contar um pouco de nós, e deste fascinante universo do vinho!!
Que tal!?






Saúde sempre!

Luciana Martinez - Que hoje fala também Tim Tim, em homenagem a Larisssa Moschetta!

terça-feira, 22 de março de 2016

Dica VINRISOS de Vinho!! - Miguel Torres Días de Verano Moscatel 2014

E nossa dica hoje vem do Chile, embora o produtor Miguel Torres seja referência na Espanha, ele também produz excelentes vinhos chilenos!
O Miguel Torres Días de Verano Moscatel tem aromas deliciosos de pêra, damasco, um toque mineral marcante e aquele "cheirinho" de plástico tão característico da Moscatel. Na boca é um vinho refrescante, ótima acidez e muito balanceado. Maravilhoso para acompanhar um prato de frutos do mar e até mesmo para beber sozinho.



Nome: Miguel Torres Días de Verano
Uva: Moscatel
Safra: 2014
Produção: Chile
Venda: www.wine.com.br
Preço: R$ 54,00  (US$ 17,06 )
Nota: 3 e 1/2 VINRISOS (saiba mais aqui!)




Saúde Sempre e Tim Tim!!

Luciana Martinez e Larissa Moschetta

segunda-feira, 21 de março de 2016

Vinho das Celebridades...

Você gosta de vinho, nós do VINRISOS também, mas é preciso dizer que você pode ser fã de algum cantor ou atriz, que também ama, e ama tanto, que decidiu fazer seu próprio vinho...CHIQUE!
O VINRISOS hoje em clima de “fofoca”, conta para você sobre alguns famosos que estam investindo em vinhos...Vamos lá!?





- Brad Pitt e Angelina Jolie:
Vinho: Miraval
Tipo: Rosé
País: França
Importadora: World Wine

O casal de atores mais famosos do mundo produz um rosé na Provence (Sul da França), com a consultoria de ninguém menos do que a Família Perrin.


- Andrea Bocelli:
Vinho: Vários vinhos, mas todos com o nome Bocelli.
Tipo: Prosecco, branco (Pinot Grigio), tinto (Vários)
País: Itália
Importadora: Italia Mais

O famoso cantor italiano também possui uma vinícola com o nome Bocelli Family Wines na Toscana (Itália), e produz vinhos que vão desde Proseccos, até vinhos tintos encorpados.
Uma boa pedida ouvir suas músicas, e desfrutar de um de seus vinho, heim!?


- John Legend:
Vinho: LVE
Tipo: Branco (Chardonnay) e Tinto (Cabernet Sauvignon)
País: EUA
Importado: Não vendido no Brasil

John Legend é famoso por suas baladas musicais, e até mesmo já ganhou um Oscar com suas composições, mas agora investe em outro universo, aproveitando um pouco da fama...Lançou a pouco tempo sua vinícola chamada LVE (Legend Vineyard Exclusives)!


- Train:
Vinho: Vários vinhos disponíveis, mas todos com o nome das músicas da banda
Tipo: Branco (Sauvignon Blanc e Chardonnay) e Tinto (Um blend com várias uvas, pinot noir, merlot e cabernet sauvignon)
País: EUA
Importado: Não vendido no Brasil

Se você vive no planeta terra (RISOS), você já ouviu uma música da banda Train...Não reconhece o nome, mas já ouviu uma música chamada “Soul sister”, não!?
Já consigo ouvir você cantando baixinho aí...”Hey! Soul sister, ain´t that Mr. Mister………..” (Se ainda acha que não sabe do que se trata, joga no amigo Google a palavra Train!)
Bem, esta banda americana lançou uma linha completa de vinhos com sua vinícola chamada Save me, San Francisco Wine Co., em que cada vinho tem o nome de uma de suas músicas, portanto você poderá provar...Soul Sister, Drops of Jupiter e etc.


- Dave Matthews Band:
Vinho: Várioz disponíveis  
Tipo: Branco (Um blend com várias uvas e chardonnay) e Tinto (Um blend com várias uvas, cabernet sauvignon e pinot noir)
País: EUA
Importado: Não vendido no Brasil

A vinícola chamada The Dreaming Tree, da banda Dave Matthews Band tem um projeto sustentável para seus vinhos, em que o rótulo é de papel reciclado, e a garrafa aparentemente é mais leve do que as normais!
Se tiver chance de prová-lo, é só colocar as famosas músicas da banda no seu rádio, e curtir...


- Francis Ford Coppola:
Vinho: Vários disponíveis
Tipo: Branco (Vários) e Tinto (Vários)
País: EUA
Importadora: Ravin

O famoso cineasta americano possui uma vinícola com seu nome, com uma boa variedade de vinhos!
O site da vinícola é bem interessante, e Coppola como grande cineasta que é, aproveitou para fazer um vídeo comparando a arte de fazer um filme, com a arte de fazer um vinho...Vale assistir, então segue o link:

- Drew Barrymore:
Vinho: Barrymore Pinot Grigio
Tipo: Branco (Pinot Grigio)
País: EUA
Importadora: Não vendido no Brasil

Você viu o filme ET, então conhece esta famosa atriz!
A vinícola que leva seu nome, produz um único vinho, com a uva Pinot Grigio que é bem popular nos EUA.


- AC/DC:
Vinho: Vários
Tipo: Branco (Vários) e Tintos (Vários)
País: Australia e Nova Zelândia
Importadora: Não vendido no Brasil

A famosa banda de rock tem cerveja e vinho que levam o seu nome!
Possuem uma grande variedade de vinhos, e todos com nomes de suas músicas, então é conseguir uma garrafa, correr para o som, e colocar a música para rolar, enquanto bebe o vinho da banda...Parece uma boa, não!?



Como você pode ver, os famosos também gostam de uma boa taça de vinho, e como eles ainda tem muito dinheiro para produzí-los, se aproveitam da fama para vendê-los, e se forem bons...Então vale a pena a gente provar um dia!
E aí, qual você quer provar!?
Eu já tenho meus eleitos...




Saúde sempre!

Luciana Martinez





quinta-feira, 17 de março de 2016

Vinho Verde!!! - É uma casa portuguesa com certeza...

(Sugestão do tema: Patrícia Ferreira)

Minha amiga Patrícia Ferreira, foi quem me sugeriu o assunto algum tempo atrás, e aproveito que o aniversário dela foi esta semana, para presenteá-la!!



Muito conhecido e apreciado nos anos 80, graças ao famoso Calamares (quem for desta época vai lembrar...), o vinho verde, que de verde não tem nada, diga-se de passagem, foi "castigado" muito tempo por aqui, por ter sido importado em excesso, e quase sempre eram vinhos com má qualidade!

Atualmente esse quadro mudou e muito, temos ótimos exemplares e com preços excelentes, aliás essa é uma grande vantagem nos vinhos portugueses...O preço!(Delícia!!!)
Mas vamos lá falar do assunto de forma simples e rápida!!!

O Vinho Verde é um vinho português, produzido na maior região demarcada de Portugal, localizada no extremo norte do país, na fronteira com a Espanha, nas províncias do Minho e do Douro Litoral.

Existem duas vertentes que justificam o nome "Verde" para região, uns dizem ser o fato de seus exuberantes campos e plantações bem verdes, e outros atribuem o nome a leveza e frescor de seus vinhos.
Para nós pouco importa, queremos mesmo é provar seus vinhos deliciosos!!!

Portugal é muito conhecida por um número enorme de uvas autóctones, ou seja, que só existem por lá, e com nomes muito malucos também (RISOS), mas esse é um assunto para outro "post"...


Para o Vinho Verde branco, o mais comum e difundido por aqui, as uvas normalmente usadas são;
Alvarinho, Loureiro, Trajadura, Arinto e Avesso.
Então quando for comprar um Vinho Verde, você vai encontrar o nome do produtor na garrafa e a denominação de origem...Simples assim!!
E para aproveitar que a Páscoa está chegando, corre lá, compre um vinho português para combinar com o seu bacalhau!!


IMPORTANTE ressaltar que Vinho Verde é uma denominação de origem e não um tipo de vinho, uma vez que  pode ser branco, tinto, espumante ou rosê.



Tim Tim !!!

Larissa Moschetta

segunda-feira, 14 de março de 2016

Caixa de Vinho - Nossa sugestão de 6 vinhos para você comprar pela internet!

O VINRISOS não para de pensar em novidades para você!!
Apresentamos agora a "Caixa de Vinho", que nada mais é do que algumas sugestões, e que você poderá comprar via internet, no conforto da sua casa, através dos principais importadores de vinho do país.
Nossa ideia é oferecer para você um serviço gratuito, em que indicamos alguns vinhos para que você possa comprá-los diretamente, experimentar e conhecer cada vez mais diferentes estilos, uvas e etc!!
Nós pesquisamos bons vinhos, com preços acessíveis, e você só tem que ir até o site da importadora, e escolher quantas garrafas quiser!!
Parece divertido e fácil, não!?

Desta vez, escolhemos uma seleção de vinhos tintos da importadora Wine, então é só buscar no site:

www.wine.com.br

Então vamos para as sugestões!?

Fratelli Dogliani Dolcetto D'alba 2013
Origem: Itália
Uva: Dolcetto
Preço: R$ 55,00 (US$ 15,10)

Fortant de France Terroir Littoral 2012
Origem: França
Uva: Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 58,00 (US$ 15,93)

Altos Del Plata 2014
Origem: Argentina
Uva: Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 58,00 (US$ 15,93)

Miguel Torres Noches de Verano 2014
Origem: Chile
Uva: País
Preço: R$ 65,00 (US$ 17,85)

Altas Cumbres 2014
Origem: Argentina
Uva: Malbec
Preço: R$ 49,00 (US$ 13,46)

Méntrida Bajondillo 2013
Origem: Espanha
Uva: Garnacha e Shiraz
Uva: R$ 65,00 (US$ 17,85)





Se você provar algum vinho de nossas sugestões, não se esqueça de compartilhar o que achou conosco...Pode ser aqui no blog, no facebook, ou até mesmo colocando sua foto no Instagram com a hashtag vinrisos (#vinrisos)...Nós queremos muito saber!!




Saúde sempre e Tim Tim

Luciana Martinez e Larissa Moschetta


sábado, 12 de março de 2016

O diploma de Sommelier...Um dia que não esquecerei jamais!!

Eu acabei o curso de sommelier profissional em 2015 pela ABS-SP, mas a formatura com direito a boton e diploma, só aconteceu em 11/Mar/2016, ou seja ontem (RISOS)!
Uma celebração simples, mas cheia de pessoas extremamente felizes e emocionadas!
Eu já contei para você, porque decidi fazer o curso de sommelier (clique aqui!), mas agora queria dividir no blog, a alegria de receber o diploma das mãos de profissionais do mundo do vinho, que fizeram uma profunda transformação no meu conhecimento, e minha cultura sobre o vinho, e tantas outras bebidas...Eu serei sempre grata!
Não foi fácil, não mesmo...Foram dois anos e meio de estudo, dentro e fora da classe!
Hoje divido com você o que sei, através deste blog, com os vídeos no YouTube, e tantos outros projetos que vocês conhecerão em breve...E isso me faz realizada, porque me fascina compartilhar o conhecimento, pois só assim ele é útil!
Meus professores dividiram comigo seu enorme conhecimento, e agora é meu dever dividir com você o que aprendi...E isso me faz uma profissional a serviço do vinho, que é a grande missão de um sommelier, ou sommelière, que é o nome em francês para as mulheres formadas nesta "arte" maravilhosa do vinho!!




Saúde sempre!

Luciana Martinez-A serviço do vinho!

terça-feira, 1 de março de 2016

Vinho todo dia, pra manter a alegria...

Pois é, há quem diga que beber todos os dias faz mal e engorda...
Porém, os franceses discordam dessa afirmação, e costumam tomar uma taça acompanhando às refeições. Já as francesas nos provam por A + B, que dá para manter-se esbelta, sem perder os prazeres da vida... - Ai!!! Que Bom!!
Brincadeiras à parte, eu costumo tomar minha "cota diária" de vinho durante o jantar, e para isso eu abro uma garrafa no começo da semana, e vou tomando ao longo dos dias.
Aí vem a pergunta: "Como fazer para guardar esse vinho, uma vez que ele vai se deteriorando depois de aberto? "
Para os que gostam de espumantes fica mais complicado ainda, né?
"Como fazer para não perder a efervescência?"
Sempre escuto as pessoas falando: "Nossa! Adoro espumante, mas nem sempre encontro com quem tomar, e uma garrafa é muito pra mim, fico com dó de abrir..."
Muito simples...Existem tampas específicas para essas bebidas!
Vejam as imagens abaixo...Fáceis de encontrar, e não costumam ser caras, não!!!
A bebida na garrafa ao longo dos dias, provavelmente não terá mais os mesmos aromas, mas ainda assim, será prazeroso beber aquele vinho que você abriu com carinho, para matar a sede desta incrível bebida, não!?
Agora ninguém mais tem motivos para não trocar a "cervejinha" pelo vinho!!!
Que me desculpem os cervejeiros... Risos!!





Tim Tim e até mais!!!

Larissa Moschetta