domingo, 29 de janeiro de 2017

Qual a temperatura ideal para cada tipo de vinho?

Esse é meu primeiro post de 2017 e não poderia deixar de desejar à vocês um ano de MUITOS vinhos.

Que possamos comemorar com espumantes, iniciar com brancos leves, continuar com rosês fantásticos, jantar com o tinto ou branco "perfeito", na sobremesa escolher um delicioso vinho doce, comer queijos com Sauternes e terminar a conversa, na sala, com um fortificado de nos fazer sonhar - para acompanhar seu charuto, não é mesmo Lu? Risos!

Porém, vamos ao que interessa...

Sempre me perguntam qual a "temperatura correta" para servir cada vinho, eu sei que existem muitos que adoram um Champagne bem gelado, embora seja um "assassinato" à essa bebida, ou um tinto na "temperatura ambiente"- moramos em "um país tropical, abençoado por Deus..." no Rio de Janeiro fez 47 graus, só se for para vinho quente!!! SOCORROOOO!!

Aqui vai uma tabelinha bem simplificada para te ajudar na hora do serviço:

1-) Espumantes (Gelados) : 3-7 Graus / Para o Champagne 7-10°

2-) Branco Encorpado, Branco Aromático e Rosê (Frio): 7-13°

3-) Tinto Leve, Tinto de médio corpo (Temp. de Adega): 13-16°

4-) Tinto Encorpado, Fortificados (fresco): 16-20°

Agora para confirmar se a temperatura está boa só provando mesmo... Risos!!

Tim Tim!!

Larissa Moschetta


domingo, 22 de janeiro de 2017

Por que as pessoas não gostam de chamar o sommelier num restaurante!?

Confesse...Você vê o sommelier vindo na sua direção no restaurante ou numa loja, e já vem aquele pensamento:

- Pronto! Lá vem ele (a)!!

Mas por que isso acontece!?
As razões podem ser as mais variadas, desde a antipatia da pessoa, até mesmo a que me levou a escrever este "post", que é o oferecimento de vinhos que não atendem a necessidade do cliente!
Vou contar uma história que eu mesma presenciei muitos anos atrás:

Uma vez numa loja de vinhos, uma senhora chegou, e disse para a sommelière do local, que queria comprar um vinho de presente!
A sommelière prontamente começou a mostrar vinhos de cerca de R$ 300, enaltecendo as virtudes dos vinhos, e como iria agradar ao presenteado!
A senhora ouviu a sommelière atentamente, e quando ela acabou de falar, a senhora disse para ela, que buscava vinhos de cerca de R$ 30!
A sommelière ficou com uma cara sem graca, como poucas vezes eu vi na vida, e admito que ela perdeu pontos comigo!

Mas por quê!?

Porque a função do sommelier é atender ao cliente, oferendo um vinho que melhor atenda a necessidade!
E esta necessidade pode ser o gosto pessoal, harmonização, valor e tantas outras coisas!
No exemplo que eu dei, a sommelière poderia ter conversado um pouco mais, para entender o que a senhora procurava, e se a necessidade era principalmente não gastar muito, ela poderia ter dito que havia muitas opções de vinhos, mostrando diferentes faixas de preços, e assim a senhora poderia guiá-la pela faixa de preço que mais a atendia, facilitando assim, encontrar as melhores opções...Não sei se perdeu a venda, mas perdeu bons pontos comigo, se é que isso importa (RISOS)!


As pessoas em geral em lojas e restaurantes se intimidam com o sommelier, porque ainda existe este tipo, que quer vender o caro, mas isso muda a cada dia, pois a formação está cada vez melhor, ensinando aos sommeliers como lidar com estas situações. Os clientes também estão mudando, porque você tem o direito de dizer que busca por outras opções, e se estiver com alguém ao lado que você quer impressionar, e não quer falar sobre preço, então minha dica é você apontar para a carta de vinho, e dizer para o sommelier:

- Estou buscando vinhos como este! Você tem outras sugestões para mim!?
(E corre o dedo até o preço!)

Desta forma, ele vai perceber o que você precisa, e vai oferecer alguns vinhos!
Por isso, não se deixe intimidar, pois o sommelier existe para ajudar, para abrir seu horizonte, e oferecer vinhos que atendam suas necessidades, e mais que isso, para abrir seu paladar e coração para este néctar divino!

Assim ganha você e o sommelier, e esta é a fórmula do sucesso!



Saúde sempre!

Luciana Martinez