domingo, 26 de fevereiro de 2017

Para se refrescar no Domingo de Carnaval !!!

Ontem, ao me encontrar com uns amigos em uma roda de samba carnavalesca, escutei um comentário  vindo da mesa ao lado, onde discutiam quais as melhores bebidas para curtir nestes dias de folia.
Tive um choque ao ouvir: "Vinho não combina com Carnaval, está muito quente para essa bebida..."
Bom, não preciso nem dizer que quase caí da cadeira: Como assim vinho não combina?
Gente, vinho combina com TUDO.... Risos!!
Depois desta, resolvi fazer uma listinha para animar aqueles que compartilham desta opinião, convidando-os a provarem algumas coisas diferentes que vão harmonizar muito bem com suas marchinhas... "Oh abre alas que eu quero passar..." "Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão..."

1-) Chandon Passion Rosé: Esse é um espumante com MUITOS aromas de frutas tropicais e  flores. Todas as vezes que o tomo, sinto um sabor de grapefruit inconfundível. De-li-ci-o-so!!!

2-) Trimbach Gewurztraminer: Esse é um vinho branco da região da Alsácia, na França.  É um dos meus favoritos. Porém ele tem um limitador para muitos de nós: seu preço, aqui no Brasil, é um pouco elevado, mas mesmo que não possa degustar um Trimbach, prove a uva GEWURZTRAMINER ( se fala assim: guevurstraminer) que é extremamente aromática. Você vai sentir aromas de lichia e rosas que irão te surpreender.

3-) Malvasia de Cândia - Don Laurindo: Vinho branco, produzido com a uva Malvasia de Cândia, pela vinícola nacional Don Laurindo. Se você aprecia um vinho levemente adocicado, muito frutado e para ser consumido bem jovem, essa deve ser sua escolha, sem falar que o preço é bem razoável. Duvido que você consiga abrir somente uma garrafa enquanto pula no salão!!

4-) Altivo Classic Torrontés - Finca Eugenio Bustos: Mais uma opção leve, aromas de manga, lichia, casca de laranja e um toque de jasmim. A uva Torrontés é uma varietal branca, produzida na Argentina. Outra delícia para se provar.

Bom, pessoal, é isso aí. Espero que tenham um Carnaval regado a muitos vinhos, porém com um consumo consciente. Exagero nunca é bom, não é mesmo?

Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Se você tem como eu, o desejo de beber um Premier Grand Cru de Bordeaux, mas com o bolso vazio para fazê-lo!

Se você acompanha o blog, sabe que na minha última postagem, eu escrevi sobre o sonho de consumo de degustar um vinho classificado como "premier grand cru" de Bordeaux na França, não é mesmo!? (Leia aqui!)
Bem, com os preços nacionais e até mesmo na Europa destes vinhos, fica bastante improvável que tenhamos esta chance, então tenho uma notícia...As cinco vinícolas classificadas como "premier grand cru", tem um segundo vinho de produção, o qual é conhecido pela enorme qualidade, e tem preços bem menores que os que já comentei no "post" passado!!
Você deve estar aí dizendo agora:

- Ótimo Luciana, me passa o nome que eu vou comprar agora!!

Pois é...O fato é que preço menor, não significa que é barato!! RISOS
Imagine que uma vinícola que tenha um vinho com a classificação de "premier grand cru", o que já lhe garante um status enorme, não teria um segundo vinho tão barato assim!!
Mas eu preciso lhe confessar que até algum tempo atrás, eu nem sabia que eles possuíam este outro vinho, então gostaria de dividir com você esta, no mínimo, curiosidade!!
E vamos a lista, onde eu cito a vinícola, e na foto, você terá o rótulo do vinho:


- Château Haut Brion:



- Château Lafite:



- Château Latour:




- Château Margaux:



- Château Mouton Rothschild:



Vale lembrar que muitas destas vinícolas tem vinhos ainda mais baratos, e estes sim, acessíveis para nós humanos (RISOS). Um exemplo que você pode buscar, são os vinhos da vinícola Mouton Rothschild, que tem vários vinhos com bons preços, e vários vinhos em parceria com outras vinícolas pelo mundo...Vale explorar!!
E estes são os vinhos com preços "menos salgados"de cada vinícola que tem vinhos classificados como "premier grand cru"...Devem ser pelo sabor, maravilhosos o suficiente para carregar no rótulo, o nome da vinícola com tamanho prestígio!!
Se você um dia tiver um dinheiro extra, e decidir comprar uma garrafa, não se esqueça de quem lhe deu a pista, né!? RISOS




Saúde Sempre


Luciana Martinez

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Formatos de garrafas interessantes - Bocksbeutel !!!

"BOCKSBEUTEL" - Esse formato de garrafa é sem sombra de dúvida um dos mais peculiares e difíceis  de armazenar que eu já encontrei.  Me arrisco em dizer que é mais fácil "empilhar" melancias do que colocar algumas dessas garrafas na sua adega... Risos!!!

Usada para engarrafar os vinhos da região de Francken, extensa área ao norte da Baviera na Alemanha,  grande produtora de cerveja mas com 6000 ha de vinhedos às margens do rio Main. A uva mais plantada é a Müller Thurgau, mas a região é mais conhecida pelos excelentes Silvaners e Rieslings. 
Também é comum encontrar esse tipo de garrafa em vinhos portugueses, principalmente nos rosês.

Esse nome exquisito se pronuncia assim: "bóquesboitel" e quer dizer "saco de bode" ( vai entender esse povo...Risos!!)

Na verdade, deixando as brincadeiras de lado, ela tem o formato de um "cantil" de água, muito usado no passado para os viajantes de longas distâncias.

No entanto o que mais interessa aqui é o que tem "DENTRO" da garrafa, não é mesmo? Então aconselho vocês à provarem um vinho da uva branca Silvaner, muito gostoso e aromático.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de compartilhar conosco suas experiências.

Tim Tim!!!

Larissa Moschetta



domingo, 5 de fevereiro de 2017

Como eu queria beber todos estes vinhos - Os famosos Premiers Grands Crus de Bordeaux!

Já dizia a música "Sonhar não custa nada", mas tem alguns sonhos que custam...E muito!! RISOS
Gosto de uma boa histórinha, então vou contar uma rapidinho para você, e depois continuo com o "sonho":

A França no século XIX era palco de um aumento gigante de produção de vinho, mas infelizmente, este crescimento não acompanhava a qualidade da bebida!
Em especial na região de Bordeaux, com medo de que os vinhos se tornassem algo banal na vida francesa, alguns especialistas neste mercado foram reunidos, e em 1855, criaram a famosa classificação dos vinhos bordaleses, em que uma série de vinhos foi classificado entre "Premiers" a Cinquièmes Crus Classés", ou seja, de primeiros a quintos vinhos crus classificados. Esta classificação ao longo do tempo, teve apenas uma alteração: Em 1973 foi incluso um vinho chamado Château Mouton Rothschild!
Isso tudo significa que eles classificaram uma série de vinhos, que para simplificar a história, foram classificados como "os melhores" em ordem numérica decrescente na língua francesa, ou seja, premier grand cru (primeiro grand cru), deuxième (segundo), troisième (terceiro) grands crus, e assim por diante, até a classificação número cinco.
Se você decidir pesquisar sobre estes vinhos, descobrirá que os premiers grand crus, são os seguintes:

- Château Lafite Rothschild
- Château Mouton Rothschild
- Château Latour
- Château Margaux
- Château Haut Brion




Estes vinhos são o sonho de consumo de muita gente, inclusive o meu!
Degustá-los seria um sonho, e por isso este "post", porque quando a gente sonha "em voz alta", vai que o universo escuta, né!? RISOS



Saúde Sempre!


Luciana Martinez