domingo, 24 de fevereiro de 2019

Portônica, um drink para o Verão!!


Para você que acompanha o VINRISOS, deve ter visto que estive em uma degustação de vinhos do Porto nesta última Segunda - Feira.  A convite da minha amiga sommelière Eliane Drucker, provei um drink que adoro e há tempos não tomava, o Portônica e pensei: "Ops está aí uma boa dica e receita para compartilhar em nosso blog."


RECEITA:

- 4 folhas de hortelã
- Gelo
- 2/3 do copo de Vinho do Porto Branco
- Completar com água tônica ( escolha uma que não seja excessivamente doce)

MODO DE FAZER

Coloque as folhas de hortelã em uma das palmas da mão e com a outra "dê um tapa"por cima. Não pense que sou louca, aprendi com o embaixador da marca Dow's enquanto ele me preparava essa delícia... Risos!!
Use um copo alto, coloque o gelo, a tônica e o Porto Branco, misture e voilá, seu Portônica está prontinho para ser saboreado.

Um ótimo Domingo para todos e Tim Tim!!!

Larissa Moschetta


domingo, 17 de fevereiro de 2019

Por que brindamos, heim!?

Não me recordo de ter visto pessoas que abrem um vinho, servem, mas não brindam...E isso vale para outras bebidas também, claro!
Brindar está muito presente na nossa cultura, e na de muita gente por aí também, mas então vem a pergunta...E por que brindamos, heim!?

A união para celebrar o fim de uma guerra ou algum outro fato, vem de muito tempo. Na idade média já se promoviam reuniões com este intuito, mas a principal razão aí, era que reunindo os inimigos e aliados para uma celebração, os exércitos não seriam surpreendidos pelos adversários!

E o brinde onde entra!?

Naquela época o envenenamento era bastante comum, então para evitar que as pessoas morressem por ingerir veneno em vinhos e etc, começaram a bater com certa força seus copos uns contras as outros, fazendo com que algumas gotas voassem de um copo para o outro, e se houvesse veneno em qualquer copo, ambos morreriam!
Então era uma forma de garantir que ninguém mataria ninguém!
E se na Idade Média faziam isso, até hoje mantemos o hábito, mas já com mais delicadeza, usando taças mais frágeis, e não mais com medo de ser envenenado, e sim, apenas para celebrar!







Saúde sempre!

Luciana Martinez

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O que servir em um jantar e não fazer feio.

Dia desses, ao entrar no estacionamento de um prédio comercial que frequento bastante, o manobrista, meu conhecido de longa data, me abordou com uma pergunta que se transformou na idéia deste post.

Sabendo que eu gosto muito de vinho e sendo um  seguidor do VINRISOS, me disse: "Larissa, meu filho mais velho vai se casar e minha esposa e eu queremos fazer um jantar para os pais da noiva, gostaríamos de servir um vinho. Eles são pessoas chics e entendem desses assuntos. O que podemos servir para não fazer feio?"
AMEI a pergunta e fiquei duplamente feliz ao ver que as pessoas estão cada dia mais perdendo a "inibição" diante do mundo do vinho e mudando seus conceitos de que o Brasil é terra de cerveja e caipirinha.  Claro que a cerveja mora em nossos corações e a cachaça é NOSSA, mas nada nos impede de navegar por outras águas.

Portanto esse meu post vai para você que também quer "fazer bonito", para uma mulher ou um homem, em um jantar de amigos ou com o chefe que deseja impressionar.

Para entrada, ou seja, quando seus convidados chegarem, vai servir um espumante que tenha no rótulo a palavra "BRUT", essa é a sua garantia que se trata de um espumante seco, pode ser rose ou branco, mas tem que conter essa palavra.

Durante o jantar. Vamos imaginar que vai servir uma carne assada, acompanhada de um arroz com legumes, uma farofinha mais elaborada e  uma saladinha para acompanhar. Escolha um vinho que seja da uva Cabernet Sauvignon. Normalmente o nome da uva aparece em destaque no rótulo do vinho, fácil de localizar. Procure um vinho que esteja com um preço interessante e "caiba"no seu bolso. Aqui no Brasil os argentinos e chilenos costumam ser bem interessantes no quesito preço e não se esqueça que temos excelentes vinhos brasileiros. O MAIS IMPORTANTE é observar que estará descrito no rótulo "vinho FINO de mesa".  A palavra FINO é o "pulo do gato", estará comprando um vinho de uvas viníferas que são as apropriadas para a produção desta bebida.

Fica aqui minha sugestão para o seu jantar.
Bon apetit!! 🍷🍷🍷


Tim tim!!

Larissa Moschetta


domingo, 3 de fevereiro de 2019

Não bebo vinho, mas queria começar a beber!

Já começo admitindo:

Se você não bebe vinho, já me deixa chocada!! RISOS
Tô brincando, conheço bastante gente que AINDA não bebe vinho, mas tem vontade de começar, e desenvolver este maravilhoso prazer que é beber um vinho!
Mas aí sempre me perguntam:

- Mas por onde eu começo!?

Bem, se você bebe vinhos com uvas de mesa (leia mais aqui!), não vale...Ao menos na minha opinião!
Vinho tem que ser com uva vinífera, e você para não estranhar a “ausência” de açúcar, que é o que prevalece nos vinhos feitos com uva de mesa, pode começar evoluindo seu paladar ao poucos!

Mas como!?

Bem...Começando a degustar vinhos brancos ou até mesmo espumantes, depois rosés e por fim, os vinhos tintos!
Mas conheço bastante gente que quer beber um vinho tinto já no começo, e não consegue por achar “muito forte”, como dizem as pessoas!
Então vou ajudar você que quer degustar um bom vinho tinto, mas não sabe por onde começar!
Vinho tinto tem tanino, que provoca secura na boca, e este é um dos grandes responsáveis por dificultar a vida “dos marinheiros de primeira viagem”!
Então o que fazer!?
Bem, começar com os vinhos tintos, produzidos com uvas com menor quantidade de tanino!
Vamos a uma escala de uvas para produção de vinho, que possuem pouco tanino, até a que possuem bastante tanino (Do com menos para o com mais tanino):

Pinot Noir
Grenache
Valpolicella (Blend de uvas italianas, que produzem um vinho leve e delicioso!)
Carménère
Carignan
Cabernet Franc
Mencia
Sangiovese
Negroamaro
Barbera
Merlot
Montepulciano
Zinfandel (Ou primitivo se o vinho for italiano)
Cabernet Sauvignon



Claro que nesta lista não estão todas as uvas...Seria impossível, eu não iria parar de citar uvas nunca mais (RISOS), mas ainda assim, estas são uvas fáceis de você buscar por vinhos em lojas ou supermercados, e ir aprimorando seu paladar!
Acredite! Prove algumas vezes, e logo você vai querer beber mais e mais...Eu garanto!



Saúde Sempre!


Luciana Martinez