Como acontece todos as terceiras quintas feiras do mês de Novembro de cada ano, existe o lançamento mundial do Beaujolais Nouveau!
E aí você pergunta: Mas e daí!?
Bem, se você aprecia o mundo do vinho, então no mínimo, você tem que saber que esse evento existe...E se puder, tem que provar pelo menos uma vez, um Beaujolais Noveau!
Este vinho produzido na região de Beaujolais, no sul da Borgonha (França), é feito com a uva Gamay, com um processo chamado maceração carbônica, que de uma forma simplificada para não deixar sua cabeça tonta, se trata de colocar a uva num tanque, saturá-la com gás carbônico, e com isso acontece um fenômeno raro, descoberto por Luis Pasteur, que é a fermentação da uva de forma intracelular, ou seja, dentro da uva mesmo, e estes grãos asfixiados, ficam por alguns dias trancados desta forma dentro do tanque de aço inox, a pele da uva acaba por se tornar mais fina e permeável, passando cor para o líquido que vai se soltando, dando aromas super característicos para o vinho!
E se você tiver a oportunidade de provar um Beaujolais Nouveau, vai encontrar um vinho leve, despretensioso, fresco, com baixíssima presença de taninos, para tomar mais frios que os tintos, e com aromas marcantes e tradicionais de banana (Sim! Abra uma garrafa dentro do prazo para estes vinhos, e me escreva imediatamente, se não tiver este aroma!), morango e cereja!
Mas atenção...E não diga que não avisei, caro leitor:
Com a maceração carbônica, e também a baixa quantidade de taninos desta uva, este vinho precisa ser tomado ainda bebê, ou seja, não espere mais do que 6 meses após o lançamento de uma safra, para degustá-lo, porque ele já terá perdido parte de suas características!
Existem várias importadoras que na terceira quinta do mês de novembro, iniciam a venda deste vinhos, e adivinha o que acontece!?
Filas e pedidos de novos lotes diretamente de Beaujolais pelas importadoras, para repor o estoque que vai embora antes que você dê o primeiro gole!
Vai encarar!?
Saúde sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário