sábado, 15 de novembro de 2014

Você é um Enochato!?

Na busca pela definição da palavra Enochato, o Michaelis desta vez não me ajudou, por isso, no auge de minha pretensão, vou ousar dar a minha definição:

Enochato é todo aquele que não entende de vinho, ou que aprendeu sobre o assunto, mas acredita cegamente que é um Enólogo, com formação também em Master Sommelier! RISOS

Se você reconheceu em si, qualquer parte da definição acima: Desculpa! Você é um Enochato!
E se você está aí rindo, porque se lembrou de alguém...Sim, essa pessoa é uma Enochata!

O vinho é um tema complexo, isso é inegável, mas como prego neste Blog, não é preciso ser complicado, para quem quer simplesmente degustar e apreciar...Deixe isso para quem quer se aprofundar, e ser um enólogo ou sommelier!

E se você ainda não se identificou ou ainda acredita não conhecer ninguém com estas características, segue mais alguns sinais:

- Chega num restaurante e pede o vinho mais caro da carta, somente para impressionar...E o pior é que o vinho não harmoniza em nada com a comida!

- O sommelier ou responsável pelo serviço de vinho abre a garrafa, coloca um pequeno gole para que o cliente avalie se existe algum defeito (saiba mais aqui), mas não...Ele faz uma análise COMPLETA do vinho: Frutas vermelhas, pimenta, acidez média, taninos presentes e macios.........E a pessoa fica ali, esperando tudo aquilo acabar, para servir os demais!

- Ele (a) quer mostrar que conhece de vinho...Sai falando aos quatro ventos tudo o que leu sobre uma região ou livro, sem se importar se o público está interessado!

- Gosta de falar que viajou para tal região vinícola, que jantou num 3 estrelas da Michelin (RISOS), e descreve infinitamente tudo que degustou!

- Mostra a lista do Vivino (saiba mais sobre este aplicativo aqui) e vai detalhando cada vinho que tem na sua adega, afinal, para ele não adianta nada só tê-lo, é preciso contar!

Resumindo, é uma pessoa que faz com que o vinho se torne distante das pessoas, porque influência de modo muito negativo, a visão que todos tem desta bebida!
Vinho deve ser sinônimo de prazer, alegria, compartilhamento...Claro que ninguém tem nada com isso, se você vai degustar um Chateau D'Yquen com pizza (Me avisa se for, por favor!), mas faça isso por prazer, com satisfação, e sem enobismos!




Saúde sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário