Mas você deve estar pensando naquele seu amigo que não larga a cerveja por nada, ou naquela amiga que nunca colocou um gole de bebida alcoólica na boca...E eles fazem parte da estatística do vinho: Acredite!
E como eles fazem parte da estatística!?
Simples...Eles fazem com o que consumo percapita de vinho caia, justamente por não degustarem vinhos!
Não acredita!?
Pois saiba que dados oficiais mostram que o consumo de vinho percapita (por habitante) no Brasil é de 1,8L por ano, ou seja, baixíssimo se comparado a outros países como a Argentina, que é de cerca de 40L por ano!
Admito que minha média ainda é superior aos 40L anuais, pois consumo vinho com moderação, mas regularmente, portanto ajudo nas estatísticas, mas vendo o famoso "copo meio cheio", podemos ver esse cenário de 1,8L percapita, como um potencial de crescimento do vinho no país! UFA!
E temos muito que crescer mesmo, porque outro número, agora do IBRAVIN, ainda mostra que os vinhos produzidos com uva vinífera (não entende do assunto, clique aqui), são a esmagadora minoria em nosso país (veja gráfico abaixo)!
Ainda consumimos vinhos feitos com uva de mesa, isso mesmo...As pessoas tomam vinho feito de uvas que comemos, feito que só acontece no Brasil, pois o consumo local e a legislação permitem isto!
Mas estamos no caminho certo para mudar essa realidade, claro que a longo prazo, pois os vinhos brasileiros melhoram drasticamente ano após ano, e mesmo os importados, encontram cada vez mais espaço na mesa do brasileiro!
Cabe a cada um de nós, amantes do bom vinho, trazer mais adeptos para este mundo, porque isso deixa os importadores, vinícolas e lojas com mais responsabilidade em nos oferecer melhores vinhos, e só entre nós...Não é isso que no fundo todo mundo quer!?
Saúde sempre!
Quando comecei a beber vinho odiava os tatninos e aquele gosto de vinho seco.
ResponderExcluirHoje adoro esta bebida acho que meu paladar acostumou com esta maravilha. bebo uma garrafa por semana hoje ja foram duas junto com a esposa.
Flávio, creio que todos nós começamos assim!
ExcluirNo início é amargo e parece ruim, mas poucos goles depois, a gente vai se acostumando e achando bom...E depois descobre que não vive mais sem!
Obrigada pela msg, e saúde sempre!