Você está aí, só pensando que daqui a poucos dias, estará na mesa rodeado de pessoas queridas, comendo aqueles deliciosos pratos de Natal e para acompanhar, você vai degustar o quê!!??
Vinho é claro!!
Se você acha que Natal e vinho não combinam, pare para ler este "post" agora, caso contrário, você terá que esperar mais um Natal! RISOS
Champagne, Chardonnay, Pinot Noir...Tem tanto vinho que combina com esta data, então vamos a algumas combinações que farão de sua noite UM SUCESSO:
- Peru assado com farofa e Chester assado:
Essa carne leve, e um pouco seca, pede um tinto chamado Dolcetto D'Alba italiano, um Pinot Noir da Borgonha ou Austrália, que são mais sutis dos que os da Argentina e Chile, por exemplo.
Você pode experimentar um bom vinho tinto com a uva Merlot, ou ainda escolher um vinho branco com a uva chardonnay, o qual deve ter um corpo médio, nem muita madeira, mas também não muito leve.
- Leitão assado:
Se você estivesse na Bairrada em Portugal, eles diriam que você deve degustar um espumante da bairrada, e eu também diria que é uma harmonização clássica para um leitão assado!
Se você estivesse na Bairrada em Portugal, eles diriam que você deve degustar um espumante da bairrada, e eu também diria que é uma harmonização clássica para um leitão assado!
Mas você ainda pode buscar por um vinho tinto da região do Douro ou Alentejo, de Portugal.
Os vinhos tintos da região da Rioja na Espanha também irão agradar, ou um Pinot Noit com alta acidez da Borgonha na França.
Um vinho branco com a uva chardonnay, também fará bom papel, desde que tenha boa acidez!
- Bacalhau com azeite:
A combinação clássica e sem erros, são os vinhos verdes portugueses...Um sucesso!
O vinho branco chamado Chablis, que é o chardonnay da Borgonha na França, também fará sucesso.
E pesquisando para este "post", existe também a possibilidade de harmonizar com um vinho tinto crianza da Rioja na Espanha.
- Tender assado:
Como se trata de um prato agridoce, prefira um vinho branco com a uva Riesling, ou ainda um Gewurztraminer.
- Panetone:
Vinhos brancos com a uva Moscatel, ou ainda espumante chamado Asti da Itália.
De forma geral, existem muitos vinhos que harmonizam bem com os pratos natalinos, e ainda vale aqui o registro, que se você quiser deixar um Champagne Brut guiar sua noite por todos os pratos principais citados, ele não fará feio, e com certeza irá agradar!
Agora você já pode ir até sua loja de vinho, e escolher os vinhos que irão encantar seus convidados...As dicas estão aí para você!
Aproveito este "post" em clima natalino, para lhe desejar um Feliz Natal e um 2015 regado com bons vinhos, saúde e sucesso!
Saúde sempre!