sábado, 13 de dezembro de 2014

Por que deixar o vinho percorrer a sua boca ?

Para um apreciador de vinhos, todos os sentidos que o vinho desperta, são importantíssimos para que se possa desfrutar o vinho.
Hoje vou falar da parte gustativa, quando você coloca o vinho na sua boca!
Você já deve ter visto alguém fazendo movimentos com o vinho na boca, e deve ter achado engraçado, mas na verdade, essa pessoa está avaliando as principais características do vinho, para poder definir se o vinho está equilibrado, se é um vinho de guarda e etc.
A língua é a grande aliada nesta avaliação, e cada parte dela percebe diferentes sabores, portanto é importante que você deixe o vinho viajar por toda a sua boca, para que possa percebê-lo melhor!
A língua percebe os seguintes sabores num vinho, como você pode ver no esquema abaixo:



- Doce:
A doçura é percebida na ponta da língua.
Nos vinhos secos, a doçura deve ser muito baixa ou até imperceptível, mas já nos vinhos doces, ela deve ser abundante!

- Acidez:
A acidez é percebida na extremidades laterais da língua.
É um item muito, muito importante, porque garante parte da longevidade num vinho, e também é essencial para que o vinho não seja pesado, e enjoativo!
Até mesmo num vinho doce de sobremesa, se a acidez não estiver boa, ele será um vinho enjoativo.

- Salgado:
O sabor salgado é percebido também na extremidade lateral da língua, mas um pouco para o centro.
Este sabor é mais raro de ser detectado, mas se você quer conhecer este sabor num vinho, busque um Jerez ou um vinho Laranja (Para saber mais, clique aqui), que tem como uma das principais características, justamente o gosto salgado bastante marcante.

- Amargo:
Percebido no fundo da língua, esse sabor é provocado pelos taninos, que estão presentes na semente e na pele da uva, mas também através das barricas de carvalho, onde os taninos são amaciados, mas que também podem provocar amargor no vinho, quando mal utilizada.
Se a acidez como eu disse, é importante para a longevidade de um vinho, então o tanino fecha esse conjunto, que pode garantir que seu vinho envelheça bem!
Um vinho sem boa acidez, fica enjoativo, sem graça...O vinho parece morto! RISOS


Estes elementos devem estar equilibrados entre eles, para que o vinho possa agradar seu paladar, por isso, é importante deixar que ele percorra sua boca, e com o tempo e experiência, você começará a perceber cada um destes sabores!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário