domingo, 21 de setembro de 2014

O vinho do Porto que você tem em casa...

Confesse...Você tem um vinho do porto em casa, mas ele já criou aranhas, de tanto tempo que esta guardado, sem ninguém experimentar!
Pois bem, o objetivo é que você peça licença para as aranhas, e comece hoje mesmo a degustar!
O vinho do Porto tem sua origem no Douro em Portugal.
Se trata de um vinho que tem sua vinificação interrompida, antes que todo seu açúcar se transforme em álcool, portanto existe açúcar residual, e neste vinho é acrescentado aguardente vínica, o que faz com que este vinho tenha alta graduação alcoólica.
O vinho após este processo, fica armazenado por algum tempo, conforme o seu estilo, em barricas ou pipas como chamam as pessoas no Douro.
Estes vinhos do porto, são divididos conforme abaixo:

- Ruby:
Se utiliza somente uvas tintas, sem data de colheita, porque é a mistura de várias safras, permanecendo de dois a três anos em pipas.
Com a quantidade de álcool, o vinho é bem encorpado, mas também bastante frutado e jovial, lembrando groselha, morango, framboesa e etc.


- Tawny:
As uvas também são tintas como no Ruby, e ficam em pipas por dois a três anos, mas no caso do Tawny, após o período nas pipas, ainda estagiam em barricas de carvalho, as quais fazem o vinho ter contato com a madeira e exigência, acelerando a oxidação, mudando a tonalidade de cor e seus aromas, que lembrarão nozes, amêndoas, damasco seco e etc.


- Tawny Colheita (Safrado):
É um vinho de uma safra em que os enólogos anunciam ser excepcional, e digno de ter sua safra estampada no rótulo!
O vinho fica de dois a três anos nas pipas, e após este período, são engarrafados. É um dos raros portos que evoluem muito na garrafa, podendo se manter em evolução por até 50 anos.
Os aromas são de frutos secos, madeira, torrefação e especiarias.



- LBV (Late Bottle Vintage):
Também são vinhos de uma única colheita, estagiando em madeira de quatro a seis anos, e são vinhos que saem para venda, já prontos para serem consumidos.


- Porto Tawny 10, 20, 30... :
São vinhos do porto provenientes de vinhos que estagiaram numa média final conforme mostrado na garrafa, ou por exemplo, um Tawny 10 anos tem vinhos que na média ficaram por dez anos envelhecendo.
Trazem aromas de mel, canela e chocolate.


- Porto Branco:
É produzido apenas com uvas brancas, passando pelas pipas de dois a três anos.
Não há evolução após engarrafado, e portanto são vinhos para serem consumidos jovens.


Como servir seu porto?
Ele deve ser mantido resfriado, pois devido ao açúcar e álcool, ele gelado é bem mais gostoso e fácil de degustar.

Agora você já pode descobrir qual o estilo do porto que você tem em casa, e aproveitar a sobremesa do almoço de hoje, para degustá-lo!




Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário