sábado, 1 de novembro de 2014

Casamento e Lambrusco: Um par perfeito!?

(Sugestão: Fernando Ruela)

Se já não bastasse a lista infinita de temas para se preocupar num casamento, quando você acha que vai se sentar, e apenas degustar alguns vinhos gostosos, para escolher qual será servido no seu casamento, então descobre mais uma preocupação, para definir qual será...Ou não, depois de ler este post!

Tenho feito com o maior prazer, várias consultorias para amigos (a) sobre este e outros temas do mundo do vinho, mas quando o vinho é para casamento, a pergunta sempre vem:

Posso servir Lambrusco!?

Bem, a primeira coisa a se dizer, é que a pessoa pode servir o que ela quiser, principalmente se for sua bebida predileta, mas...

O lambrusco que chega ao Brasil é um vinho frisante, doce, pouco alcoólico e com preços bem atrativos, e o problema deste vinho está na palavra DOCE!
Existem lambruscos na Itália secos, que segundo consta, porque eu nunca provei, são excelentes. 
As vinícolas estão trabalhando para criar uma nova identidade para este vinho frisante, mas como eu disse, os que chegam no Brasil são doces, e é aí que está o problema!

Num evento para tanta gente, com gostos diversos, o que pode acontecer é que quem não gosta de vinho, vai achar seco, porque ele não é super doce para o paladar da pessoa, e quem gosta de vinho, vai achar muito doce...Esta aí o resumo do problema!

Minha sugestão para solucionar de vez este problema é o seguinte:

Sirva um espumante seco (Brut)!

Claro que vai existir um público fiel ao Lambrusco, mas a pessoa que gosta de "vinho docinho", e que não ia gostar do Lambrusco, vai continuar sem gostar do espumante seco, mas...A pessoa que aprecia um vinho, vai se deliciar com a sua nova escolha!
Então se não dá para agradar os dois, servindo um vinho mais doce e um seco, então tenha a maior parte dos convidados da sua festa bastante satisfeitos, porque hoje já é um fato que as pessoas cada vez mais, gostam e entendem de vinho!

Mas se você decidir servir um Lambrusco porque o público presente é conhecido, e você sabe que irá agradar, então segue alguns nomes que você deve buscar no rótulo, que são boas regiões que fazem o lambrusco como já destacado:

- Lambrusco di Sorbara (considerado o melhor!

- Lambrusco Grasparossa

- Lambrusco Salamino

Pelo que pesquisei, existem lambruscos destas regiões aqui no Brasil, então é só pesquisar e encontrar o que melhor lhe atenda, e depois disso: 

É só receber os cumprimentos!




Saúde sempre!




2 comentários:

  1. Olá Luciana,

    se você não conhece bons Lambruscos, segue uma indicação de um seco e um semi-seco encontrados no Brasil:

    http://www.sobrevinhoseafins.com.br/2013/12/o-infame-lambrusco.html

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, obrigada pela indicação, irei degustar para conhecer os secos!

    Saúde sempre!

    ResponderExcluir