sábado, 22 de novembro de 2014

O vinho é laranja mesmo ?

Algumas semanas atrás, fui apresentada ao Vinho Laranja!
Sim, existe vinho laranja, e se tiver a chance, deveria provar para dar sua opinião sobre esse vinho, que segundo consta, é do estilo:

Ame ou Odeie!

O vinho laranja tem este nome por causa da sua coloração, bastante alaranjada, principalmente em alguns vinhos.
O vinho laranja é feito principalmente com a uva Ribolla (foto) e tem uma forma milenar de vinificação, iniciado no que hoje conhecemos como a Repúplica da Geórgia.
Foi essa busca pelo passado que levou vários produtores atuais, em especial Jorko Gravner (foto), o mais famoso produtor de vinho laranja, a retomar essa forma rudimentar de vinificação, que é igual ao tinto, ou seja, as cascas ficam em contato com a pele, extraindo cor e um pouco de taninos.
O vinho pode ainda ser colocado em grandes ânforas de barro (foto) lacradas com cera e enterradas na terra, onde ficam pelo tempo determinado pelo enólogo, e depois é engarrafado, e já pode ser vendido.

E qual foi minha impressão sobre estes vinhos laranjas ?
Bem, eu fiquei no grupo "ame-o", pois as principais características deste vinho me agradaram!
Os aromas e sabores eram de frutas como damasco, pêssego, mas também havia verniz, sabor oxidado devido a sua vinificação, mel e levemente salgado!
Perfeito para acompanhar frutos do mar, peixes e o que mais sua imaginação permitir harmonizar com o novo queridinho dos sommeliers: O vinho laranja!






Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário