sábado, 21 de fevereiro de 2015

Os críticos de vinho...Ajudam ou atrapalham a sua vida!?

Se você vive neste planeta (risos), já deve ter ao menos, ouvido falar em Robert Parker, o americano que revolucionou o mundo dos vinhos, dando notas para eles, e fazendo com que os mesmos, quanto maior a nota dada, tivessem seus preços elevado às alturas!
Ele não está sozinho neste mundo de críticos de vinho, e é sobre eles que vou falar um pouco neste "post"!
Se você se pergunta para que serve um crítico de vinho, vou tentar ajudar nesta resposta...Imagina que você entra numa loja de vinho, onde existem milhares de garrafas, e você não sabe o que escolher, então você chama o sommelier ou algum responsável pela área de vinhos, para ajudar nesta difícil e deliciosa missão!
Pois bem...Os críticos de vinho viajam o mundo todo, provando vinhos e dando notas, para enfim, lhe dizer quais são, na opinião deles, os melhores que você deve degustar, e portanto, você poderá ir a uma loja e buscar por estes vinhos, já com um breve conhecimento do que quer comprar e degustar!
Mas você deve estar lendo este "post" e se perguntando, se a opinião deles são iguais!?
Claro que teremos as unanimidades, aqueles vinhos que todos irão amar, mas pensa comigo...Você divide uma garrafa de vinho com amigos, e um acha o vinho delicioso, e o outro acha seco, ou ácido demais e etc...O mesmo se passa com os críticos!
Claro que existem características essenciais de um vinho, tais como acidez equilibrada com o álcool, qualidade dos taninos e etc, que são universais, e fazem parte sempre das avaliações, mas também tem o gosto pessoal de cada um, e portanto, salvo raras exceções, um avaliador seguirá dando preferências e notas, para os tipos de vinho que mais lhe agradam!
Quer exemplos!?
Os dois maiores críticos de vinhos da atualidade, Robert Parker e Jancis Robinson, distinguem muito de opinião no mundo do vinho!
Robert Parker tem uma clara preferência por vinhos potentes, maduros e com grande personalidade!
Jancis Robinson gosta de vinho pouco alcoólicos e fruta saltando na boca!
E então a opinião deles é válida, e você deve seguir!?
A resposta é sim e não (risos)!
Sim, porque a opinião deles é válida, porque degustam muitos vinhos, conhecem sobre o assunto, e portanto poderão orientá-lo nas  compras, com as notas dadas, muitas vezes estampadas nas garrafas!
Não, porque você não deve sempre só se prender a isso...Conhecer vinhos não pontuados, pode ser uma oportunidade de conhecer algo novo, e porque não, delicioso!
Quer saber alguns nomes de críticos famosos!?
Então vou citar alguns, que você pode buscar posteriormente, para conhecer as suas pontuações e os vinhos premiados por eles:

- Robert Parker
- Jancis Robinson 
- Oz Clarke
- Patricio Tapas
- Wine Spectator
- Gambero Rosso
- Wine Enthusiast 

De todos os citados, o que é inegável é que estes críticos estão para ajudar, e conhecendo o estilo de cada um, e definindo qual estilo atende o seu paladar, pode ser um ótimo orientativo para suas compras!






Saúde sempre!

2 comentários:

  1. Luciana,
    O que você está demonstrando é que não existe nenhuma ciência que possa determinar o que é vinho bom ou ruim do ponto de vista de gosto. Existem milhões de consumidores de vinhos e com gostos diferenciados dando espaço para vários estilos. E o mesmo acontece com esses críticos.
    Desculpe-me a franqueza, mas se você me pergunta para que serve um crítico de vinho eu já tenho essa resposta.
    Servem para lotar minha caixa de e-mails com spams cheios de RPs acimas de 90.
    E tenho vontade de responder esses spams com uma pergunta:
    “Quem te informou que eu e o Robert Parker temos o mesmo gosto? Já que ele gosta tanto desses vinhos por que não vão vender para ele? E ele vai adorar essas ofertas com mais de 50 % desconto (desculpem, não se usa mais desconto, agora é off)”
    Não quero dizer com isso que eles não têm seu papel. Dentre esses que você cita muitos são mais educadores do que críticos. São autores de obras de referência muito úteis para os enófilos que se interessam pela história dos vinhos, dos vinhedos e das vinícolas, mas nem por isso podem querer interferir no gosto de cada um.
    Por isso e sempre digo que o único crítico que tem o gosto mais próximo do meu sou eu mesmo.
    E achei muito útil seu artigo já que abre caminho para uma reflexão sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aurelio!
    Já começamos com uma grande concordância: O mundo do vinho é uma ciência inexata, e por isso, é tão maravilhosa!
    Concordo também sobre as ofertas de vinho...Elas são muitas mesmo!
    E sobre a relação que isso tudo tem com meu "post" sobre os críticos, foi apenas dizer que todos eles, estudiosos, escritores ou não, tem uma opinião sobre os vinhos que degustam, e daí acompanharmos e seguirmos a opinião deles, caberá somente a nós...Mas sem dúvida, para algumas pessoas, principalmente as que não estudam e conhecem sobre vinho, e degustam apenas por prazer e diversão, pode ser um bom orientativo!!
    Obrigada por sua mensagem, ela é muito válida, e sempre ajuda a aprimorar o blog, afinal, não existe uma única conclusão para nenhum tema, já que falamos de algo que move tanto nosso coração!

    Um abraço

    ResponderExcluir