sábado, 11 de abril de 2015

Malbec Day - 17 de Abril!

Aposto que você não sabia que havia um dia no ano, para celebrar a uva Malbec...Você sabia!?
Então vou lhe contar que este dia marca um dia histórico na Argentina, importante para a uva Malbec, e por que não, para o vinho mundial!?

Esta uva tem origem no sul da França, na região de Cahors, mas com a filoxera, ela praticamente se extinguiu por lá, deixando franceses e principalmente os ingleses, órfãos desta uva apreciada!
Neste meio tempo, a uva Malbec foi levada em 1853 pelo francês Michel Aimé Pouget, um agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento, para desenvolver a Quinta Agronômica de Mendoza.
O objetivo de Domingo Faustino, era incorporar novas uvas na região de Mendoza.
Então em 17 de Abril de 1853 (Viu!? Apareceu a data!), foi apresentado no Legislativo de Mendoza, o plano de fundação da Quinta Agronômica de Mendoza e uma Escola de Agricultura.
Poucos meses depois o projeto foi aprovado, e você já sabe o sucesso que a uva Malbec faz até hoje em Mendoza, não!?

Mas eu ainda preciso falar um pouco da uva Malbec...Então vamos lá:

A Malbec tem uma linda cor rubi violácea, sabor de frutas de casca escuras maduras e especiarias. Você ainda pode sentir provando este vinho, um gosto um pouco adocicado, de tão redondos que são seus taninos!
E claro que estes aromas podem variar, dependendo do desejo enólogo, solo, clima e etc!

Dia 17 de Abril está chegando, então não perca a chance de fazer um brinde a este dia que mudou para sempre a história desta uva no mundo!

SALVE O DIA 17 DE ABRIL!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário