sábado, 5 de setembro de 2015

A uva Malbec!

No Brasil eu ousaria dizer que os vinhos com a uva Malbec estão entre os mais consumidos no Brasil, então hoje dedicarei este "post" para falar um pouco sobre esta uva!

A uva Malbec:

Esta uva é originária do Sudoeste da França, num região chamada Cahors, onde lá a uva é conhecida como "Cot" ou ainda por "Auxerrois", e até hoje a região produz vinhos com esta uva, que segundo a legislação vinícola do local, deve ter no mínimo 75% do vinho com a uva Malbec.
Já tive chance de degustar alguns vinhos desta região, e tenho que admitir que os vinhos onde predominam a uva Malbec, são um pouco duros, por isso, você vai encontrá-los mais em blends (Se não sabe o que é isso, clique aqui!).
Sim, é possível encontrar bons vinhos com a uva Malbec da região de Cahors, mas você vai ter que procurar com um pouco mais de afinco, pois o clima e o solo desta região, fazem com o que vinho tenha na boca uma percepção de rusticidade!

Esta uva se espalhou pelo mundo, mas alcançou grande potencial na Argentina, mais precisamente em Mendoza, onde ganhou o nome que hoje é mundialmente conhecida como Malbec e sem dúvida, se tornou a região ícone na plantação e comercialização de vinhos com esta uva, mas também existem plantações em San Juan e na Patagônia!
Na região de Mendoza, ao contrário da região de Cahors, a Malbec ganhou sutileza e elegância, proporcionando vinhos que tem tudo para agradar os mais nobres paladares!

Mas você deve estar aí se perguntando...E quais as características gerais da uva Malbec!?

Bem, os vinhos produzidos com esta uva, trazem uma cor violácea, quase azul de tão escura!
Os aromas que são característicos, são cereja e ameixa em compota, pimenta, baunilha e sempre traz um floral delicioso!
Na boca os taninos são macios, e menos potentes do que os taninos nos vinhos com as uvas Cabernet Sauvignon e Shiraz, por exemplo, mas a Malbec ainda traz uma acidez média, e é bem encorpado!

Se você nunca provou um vinho com esta famosa uva, ou se já degustou, mas nunca deu atenção para suas características, então abra uma garrafa hoje, e desfrute desta delícia de vinho!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário