quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Hoje é o dia do Vinho do Porto...VIVA!!!

Hoje é o dia do Vinho do Porto...VIVA!!!
Eu diria que é um vinho controverso, que desperta a paixão de alguns, e o total descaso para outros...Mas se me permite, aproveite que hoje o Vinho do Porto faz aniversário, e faça um brinde com ele e por ele...Por que não, heim!?
Eu já escrevi um "post" sobre o Porto, mas no dia do aniversário, a gente não pode deixar passar, né!? Você conhece os principais tipos !?
Então agora vai conhecer:

- Ruby:
Se utiliza somente uvas tintas, sem data de colheita, porque é a mistura de várias safras, permanecendo de dois a três anos em pipas.
Com a quantidade de álcool, o vinho é bem encorpado, mas também bastante frutado e jovial, lembrando groselha, morango, framboesa e etc.

- Tawny:
As uvas também são tintas como no Ruby, e ficam em pipas por dois a três anos, mas no caso do Tawny, após o período nas pipas, ainda estagiam em barricas de carvalho, as quais fazem o vinho ter contato com a madeira, acelerando a oxidação, mudando a tonalidade de cor e seus aromas, que lembrarão nozes, amêndoas, damasco seco e etc.

- Tawny Colheita (Safrado):
É um vinho de uma única safra em que os enólogos anunciam ser excepcional, e digno de ter sua safra estampada no rótulo!
O vinho fica de dois a três anos nas pipas, e após este período, são engarrafados. É um dos raros portos que evoluem muito na garrafa, podendo se manter em evolução por até 50 anos.
Os aromas são de frutos secos, madeira, torrefação e especiarias.

- LBV (Late Bottle Vintage):
Também são vinhos de uma única colheita, estagiando em madeira de quatro a seis anos, e são vinhos que saem para venda, já prontos para serem consumidos.
- Porto Tawny 10, 20, 3
São vinhos do porto provenientes de vinhos que estagiaram numa média final conforme mostrado na garrafa, então por exemplo, um Tawny 10 anos tem vinhos que na média ficaram por dez anos envelhecendo.
Trazem aromas de mel, canela e chocolate.

- Porto Branco:
É produzido apenas com uvas brancas, passando pelas pipas de dois a três anos.
Não há evolução após engarrafado, e portanto são vinhos para serem consumidos jovens.

Estes são os principais estilos de Vinho do Porto, e eu lhe garanto...Cada um tem seu charme!
Pois bem! Você se convenceu a erguer um brinde a este vinho que passa tanto tempo enclausurado, só para ficar mais gostoso para você, mas não sabe como servir!?
É fácil!
Coloque na porta da sua geladeira, e quando ele estiver bem fresquinho, pegue uma taça de licor ou de preferência uma taça ISO (clique aqui), e faça um belo brinde!






Saúde Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário