sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fim do Curso de Sommelier...E agora!?

Começo este texto dizendo que é daqueles apaixonados, para você já saber o que lhe espera (RISOS)!
Acabo de fazer esta semana a prova final do Curso de Sommelier da ABS-SP, e apesar de somente saber o resultado final em algumas semanas, meu cérebro e meu coração preferem acreditar que eu passei...Mas se eu não passar, mesmo com vergonha, eu direi posteriormente (RISOS)!
Preciso voltar, se você me permitir, no início de 2013, quando eu comecei o curso na ABS (se quer saber porque decidi fazer o curso, clique aqui!)...
Me lembro perfeitamente do primeiro dia...Eu tenho muita dificuldade com "primeiros dias", tenho que admitir, e mesmo desejando MUITO fazer o curso, investindo tempo, dinheiro e energia nisso, não foi fácil...Meu marido até hoje me diz que não acreditou quando eu realmente fui sozinha...E mesmo assim eu fui!!
Na primeira aula eu fui primeiro ao shopping que fica próximo, o qual nunca tinha ido, e já comecei bem: Entrei no elevador de serviço, junto com um carrinho de lixo...Aquilo só podia ser um presságio!!
Preocupada com o horário como sou, via a cada instante para saber quanto tempo demoraria até o prédio da ABS, mesmo sabendo que era do lado!! RISOS
Tudo foi difícil no primeiro dia...o cheiro do lixo no elevador, achar o carro no estacionamento no shopping, saber o caminho até a ABS, saber como podia estacionar no prédio da escola, acessar o prédio, onde eu sentaria na classe, como eu seria recebida mesmo não trabalhando no mundo do vinho, como seriam as pessoas na classe...Tudo para mim, era uma grande expectativa!!
Começaram as primeiras aulas, eu já sabia que aquele elevador do shopping era de serviço, então evitava, mas todo o resto ainda era complicado...Até as aulas eram MUITO complicadas! 
Me lembro de muitas vezes sair com dor de cabeça, porque achava que era muita informação, e que eu nunca conseguiria absorver tudo aquilo...E eu tinha razão, mas hoje com alguns conceitos básicos, algumas uvas, harmonizações, alguns solos e países já são familiares, e eu já posso falar um pouco mais!!
O tempo foi passando, eu aprendi a deixar o carro sempre próximo do mesmo lugar no shopping, aprendi a hora que tinha que chegar na aula para sentar num bom lugar, e aprendi, aprendi, aprendi...Aprendi que eu podia começar e ACABAR um curso por mim mesma, sem nenhuma influência de que "é necessário para a carreira", ou "será um diferencial"...Eu fui por prazer, e vivi estes dois anos e meio, em meio ao cansaço e às vezes a vontade de abandonar...Porque a aula podia acabar depois das 23h, e eu demorar quase uma hora para chegar em casa, mas no dia seguinte, eu precisava estar inteira, para o trabalho que me sustenta...E isso não é fácil!!
Tudo acabou se tornando uma rotina após algum tempo...Vir ao shopping, caminhar, comer, ir para a aula, estacionar de novo, conversar, aprender e ir para casa depois...As vezes esgotada, porque o dia já não tinha sido fácil, imagina ficar ligada por mais 3 horas!?
No último dia de aula, que era a tão temida prova, refiz todo o ritual que me seguiu por dois anos e meio...
- Fui ao shopping
- Estacionei próximo do lugar de sempre 
- Dei uma volta pelas mesmas lojas
- Comi alguma coisa num dos tradicionais lugares, onde tantas vezes me perguntaram se eu era lojista, de tantas vezes que eu já tinha ido, apesar de ser apenas uma vez na semana (RISOS)!
- Li alguma coisa, que no caso foram as anotações da prova
- Fui para a ABS
- Estacionei 
- Dei meu nome no prédio
- Subi no segundo andar
- Dei boa noite e vários beijos, porque fiz muitos amigos ali
- Fiz a prova
- Sai com a sensação de dever cumprido e...

Uma sensação de...SAUDADES e ORGULHO!!
Me perdoe, mas eu estou orgulhosa de mim (RISOS), orgulhosa da determinação, de ter um objetivo,  seguir até o fim, e de terminar o curso!!
A vida de uma pessoa que ama o vinho da forma que eu amo, não é fácil...Quando você chega na página 10 do livro, pode voltar para a primeira página, porque quase tudo já mudou...E isso é ruim!?
Não, isso é mágico, é inspirador, me deixa agora aqui pensando:

E AGORA, O QUE EU FAREI!?




Saúde sempre!

Luciana Martinez
Editora do Blog VINRISOS, Recém formada Sommelière pela ABS-SP (ainda a espera do resultado da prova, mas cheia de esperança!) e porque não, orgulhosa de si!?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário