sábado, 21 de fevereiro de 2015

Os críticos de vinho...Ajudam ou atrapalham a sua vida!?

Se você vive neste planeta (risos), já deve ter ao menos, ouvido falar em Robert Parker, o americano que revolucionou o mundo dos vinhos, dando notas para eles, e fazendo com que os mesmos, quanto maior a nota dada, tivessem seus preços elevado às alturas!
Ele não está sozinho neste mundo de críticos de vinho, e é sobre eles que vou falar um pouco neste "post"!
Se você se pergunta para que serve um crítico de vinho, vou tentar ajudar nesta resposta...Imagina que você entra numa loja de vinho, onde existem milhares de garrafas, e você não sabe o que escolher, então você chama o sommelier ou algum responsável pela área de vinhos, para ajudar nesta difícil e deliciosa missão!
Pois bem...Os críticos de vinho viajam o mundo todo, provando vinhos e dando notas, para enfim, lhe dizer quais são, na opinião deles, os melhores que você deve degustar, e portanto, você poderá ir a uma loja e buscar por estes vinhos, já com um breve conhecimento do que quer comprar e degustar!
Mas você deve estar lendo este "post" e se perguntando, se a opinião deles são iguais!?
Claro que teremos as unanimidades, aqueles vinhos que todos irão amar, mas pensa comigo...Você divide uma garrafa de vinho com amigos, e um acha o vinho delicioso, e o outro acha seco, ou ácido demais e etc...O mesmo se passa com os críticos!
Claro que existem características essenciais de um vinho, tais como acidez equilibrada com o álcool, qualidade dos taninos e etc, que são universais, e fazem parte sempre das avaliações, mas também tem o gosto pessoal de cada um, e portanto, salvo raras exceções, um avaliador seguirá dando preferências e notas, para os tipos de vinho que mais lhe agradam!
Quer exemplos!?
Os dois maiores críticos de vinhos da atualidade, Robert Parker e Jancis Robinson, distinguem muito de opinião no mundo do vinho!
Robert Parker tem uma clara preferência por vinhos potentes, maduros e com grande personalidade!
Jancis Robinson gosta de vinho pouco alcoólicos e fruta saltando na boca!
E então a opinião deles é válida, e você deve seguir!?
A resposta é sim e não (risos)!
Sim, porque a opinião deles é válida, porque degustam muitos vinhos, conhecem sobre o assunto, e portanto poderão orientá-lo nas  compras, com as notas dadas, muitas vezes estampadas nas garrafas!
Não, porque você não deve sempre só se prender a isso...Conhecer vinhos não pontuados, pode ser uma oportunidade de conhecer algo novo, e porque não, delicioso!
Quer saber alguns nomes de críticos famosos!?
Então vou citar alguns, que você pode buscar posteriormente, para conhecer as suas pontuações e os vinhos premiados por eles:

- Robert Parker
- Jancis Robinson 
- Oz Clarke
- Patricio Tapas
- Wine Spectator
- Gambero Rosso
- Wine Enthusiast 

De todos os citados, o que é inegável é que estes críticos estão para ajudar, e conhecendo o estilo de cada um, e definindo qual estilo atende o seu paladar, pode ser um ótimo orientativo para suas compras!






Saúde sempre!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

A uva Riesling...Você conhece está uva!?

Como tive a deliciosa alegria de degustar alguns rieslings deliciosos no últimos dias, é sobre esta extraordinária uva que falaremos hoje!
Esta uva branca nascida e ainda cultivada na Alemanha, mas com vinhos de grande sucesso também na França, Suíça, Áustria, Austrália e outros tantos lugares, tem como principal característica uma acidez deliciosa, fresca, que enche a boca de água a cada novo gole!
Os aromas também são destaques especiais, e se você tem dificuldade com os aromas do vinho, então essa pode ser a uva que poderá lhe abrir o caminho para este universo dos aromas, isso porque a riesling tem aromas muito característicos como:

- Querosene (ou derivados de petróleo em geral)
- Minerais (ferro, pólvora e etc)
- Frutas brancas (pêssego, maçã verde e etc)
- Flores

Esta uva é vinificada sempre como varietal (para saber mais, clique aqui) devido a seus aromas especiais, seu bom corpo, e também a possibilidade de tomá-lo jovem, ou de ser guardado por muitos anos, desde que seja um vinho que tenha as características para guarda!
E se você ainda se pergunta o que essa uva tem de especial, então ainda lhe digo, que ela além de produzir vinhos secos fantásticos, pode também produzir ótimos vinhos doces, e semi doces...Todos que farão você querer mais um gole!
Aposto que agora você está tentado a experimentar um vinho com esta uva, não!?
Corre, coloque uma garrafa num balde de gelo...E curta essa delícia de Riesling!






Saúde sempre!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O vinho no Brasil!

Se você está lendo este blog, provavelmente degusta vinhos, ou se simpatiza com este universo...O que já é meio caminho andado, para começar a degustar!
Mas você deve estar pensando naquele seu amigo que não larga a cerveja por nada, ou naquela amiga que nunca colocou um gole de bebida alcoólica na boca...E eles fazem parte da estatística do vinho: Acredite!
E como eles fazem parte da estatística!?
Simples...Eles fazem com o que consumo percapita de vinho caia, justamente por não degustarem vinhos!
Não acredita!?
Pois saiba que dados oficiais mostram que o consumo de vinho percapita (por habitante) no Brasil é de 1,8L por ano, ou seja, baixíssimo se comparado a outros países como a Argentina, que é de cerca de 40L por ano!
Admito que minha média ainda é superior aos 40L anuais, pois consumo vinho com moderação, mas regularmente, portanto ajudo nas estatísticas, mas vendo o famoso "copo meio cheio", podemos ver esse cenário de 1,8L percapita, como um potencial de crescimento do vinho no país! UFA!
E temos muito que crescer mesmo, porque outro número, agora do IBRAVIN, ainda mostra que os vinhos produzidos com uva vinífera (não entende do assunto, clique aqui), são a esmagadora minoria em nosso país (veja gráfico abaixo)!
Ainda consumimos vinhos feitos com uva de mesa, isso mesmo...As pessoas tomam vinho feito de uvas que comemos, feito que só acontece no Brasil, pois o consumo local e a legislação permitem isto!
Mas estamos no caminho certo para mudar essa realidade, claro que a longo prazo, pois os vinhos brasileiros melhoram drasticamente ano após ano, e mesmo os importados, encontram cada vez mais espaço na mesa do brasileiro!
Cabe a cada um de nós, amantes do bom vinho, trazer mais adeptos para este mundo, porque isso deixa os importadores, vinícolas e lojas com mais responsabilidade em nos oferecer melhores vinhos, e só entre nós...Não é isso que no fundo todo mundo quer!?


i





Saúde sempre!