domingo, 17 de abril de 2016

Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos? Afinal, o que é isto?

Não é de hoje que encontramos a palavra “orgânico” em vários produtos quando saímos às compras, mas no mundo dos vinhos conceitos como; biodinâmico e orgânico são relativamente novos, ou pelo menos para o Brasil.
Como podemos encontrar indicações nos rótulos das garrafas, vamos compreender um pouco o significado desses termos.

ORGÂNICOS: O conceito diz respeito às práticas agrícolas de cultivo do produto. Uma viticultura orgânica deve ser feita sem uso de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas. Para ser considerado orgânico o processo produtivo deve abranger o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, além de respeitar toda fauna e flora que rodeia sua plantação.
Por isso que os produtores orgânicos são tão exigentes sobre o uso de pesticidas em propriedades que rodeiam os seus cultivos.
Para que o vinho seja classificado como “orgânico” ele tem que ter suas uvas produzidas desta forma e assim receberá um selo com certificado de autenticidade: “BIO” 
BIODINÂMICOS: Aqui começa um pouco a confusão, mas vamos lá! Criado por Rudolf Steiner a biodinâmica trata-se de uma visão holística da agricultura que une a terra ao céu, seguindo as influências das mudanças das fases da Lua, o uso dos 4 elementos da natureza: fogo, ar, água e terra. 
Para alcançar esse objetivo plantios de espécies diferentes são mesclados aos vinhedos. Patos, cavalos, e afins passeiam livremente entre os parreirais, comendo os insetos e deixando seu adubo natural o que irá fortalecer a plantação.
Uma das técnicas da Biodinâmica que gera alguma confusão é o uso de um chifre de boi, preenchido com minerais macerados e enterrado no meio do vinhedo. Alguns vêem isso como uma forma de superstição ou simpatia, mas nada mais é do que um “regulador” natural, liberando, pouco a pouco esses minerais no solo.
Importante lembrar que todo produtor que opte pela biodinâmica, terá um plantio orgânico, mas nem todo produtor que siga as técnicas do planto orgânico produzirá seus vinhos baseados nas práticas da biodinâmica.
Eu sei que parece um pouco complicado e com certeza , bem diferente, mas para aqueles que quiserem entender um pouco mais sobre a Biodinâmica, fica aqui uma sugestão; o livro “Vinho do Céu à Terra” de Nicolas Joly (grande produtor da região do Vale do Loire, na França).
E agora vamos ao que interessa, degustar, analisar e sempre experimentar coisas novas, somente assim notamos as diferenças e desenvolvemos nossas preferências.

Tim Tim!!

Larissa Moschetta





Nenhum comentário:

Postar um comentário