quinta-feira, 31 de março de 2016

Vinho e Poesia - Como se junta isso!?

Você deve estar aí pensando...Pronto! Agora ela pirou de vez!
Onde Vinho e Poesia se encaixam!?
Pois lhe digo que o vinho se encaixa em tudo...Basta achar a peça certa!
Num encontro de uma confraria de vinho a qual faço parte, no mês de março era minha responsabilidade organizar o encontro, e isso significava escolher o lugar e o tema!
Gosto de me aventurar...Não pense que eu sou uma aventureira por natureza, muito pelo contrário, mas talvez esta minha grande paixão que é o vinho, desperte em mim o que há de mais criativo e audacioso...E isso não significa que eu acerte todo o tempo, mas eu irei no mínimo tentar!
Bem...Lá fui eu montar minha apresentação de Vinho e Poesia, e divido com você agora, o resultado desta fantástica viagem a que me dispus fazer!
A ideia foi escolher um vinho, e encontrar uma poesia que por alguma razão se encaixasse ao vinho, ou vice versa...Então vamos ao resultado:





Poesia 1

Via Láctea de Olavo Bilac (Clique aqui para ler)
Vinho: Espumante Lírica Crua
Produtor: Hermann
Safra: Sem safra
Importador: Decanter

Se você leu a poesia, viu que a mesma fala de "ouvir estrelas", de que apenas quem ama, pode ouvir estrelas!
Isso me remeteu as borbulhas de um espumante, e então fui buscar este Lírica Crua, que é especial, por não retirarem as leveduras mortas, que no processo de fermentação, são estas leveduras que comem o açúcar, e quando acaba o açúcar, estas leveduras morrem, e normalmente são retiradas ao final do processo do espumante ou champanhe, mas neste caso elas foram deixadas, e deram ao espumante uma cor turva, e aromas bem peculiares!
Vale a pena provar!


Poesia 2:

Receita de Mulher de Vinícius de Moraes (Clique aqui para ler)
Vinho: Louis Latour Bourgogne Cuvée
Produtor: Louis Latour
Safra: 2012
Importador: Wine

A poesia fala da mulher, da sua beleza, e a dificuldade de compreendê-las!
Pois nada mais complexo e delicado do que um vinho com a uva pinto noir!
Esta uva não se adapta a qualquer clima, ou a qualquer solo...Ela tem um temperamento forte e marcante! É conhecida como uma uva feminina, em contrapartida a Cabernet Sauvignon, por exemplo, então nada melhor do que juntar está delicada uva, com uma poesia que retrata ao alma feminina!


Poesia 3:

Poética de Manuel Bandeira (Clique aqui para ler)
Vinho: Castella Banfi Belnero IGT
Produtor: Banfi
Safra: 2010
Importador: Wine

Esta poesia é para constatar tudo e todos, não quer nada no lugar, então nada melhor para exemplificar esta quebra com tudo que é tradicional, do que um vinho italiano, conhecido como "Super Toscano".
Os vinhos super toscanos ficaram assim conhecidos, porque as regras de produção de vinho da Toscana na Itália, são bastante rígidos, então alguns produtores, cansados de utilizar as mesmas uvas e os mesmos métodos, desobedeceram as regras, utilizando uvas não permitidas na região, como por exemplo, a Cabernet sauvignon, e seus vinhos não podiam ser vendidos como DOCG (Denominazioni di Origine Controllata e Garantita), que era como um "selo" italiano de que aquele vinho seguia todas as regras locais, e portanto, eles tinham que vender como um vinho "de mesa", simples, mas que logo foi descoberto e venerado como um vinho maravilhoso...Assim são os super toscanos!


Poesia 4:

Pura Pretensão de Luciana Martinez
Vinho: Marsala Superiore Riserva Oro DOP
Produtor: Cantine Pellegrino
Safra: 1985
Importador: Wine


Pura pretensão essa minha,
Acreditar que apenas com rimas,
Daquelas fáceis, cotidianas,
Se faz uma poesia.
Maior pretensão ainda,
Causa-me até espanto,
É achar que a poesia ainda irá rimar, com o que eu acredito ser essencial...
A tal poesia já não é essencial por si só!?
Ora!
Quem disse que juntando palavras,
Faz-se poesia!?
Quem lhe disse isso!?
Poesia é quando as palavras não cabem mais dentro da gente,
E somos obrigados e expulsá-las...Baní-las!
Eu poderia passar dias, ouvindo a voz doce de uma narrativa poética,
Com uma boa taça de vinho na mão...
E se isso não lhe soa como poesia aos ouvidos, minha cara...
Ora!
Perdoe-me você,
Mas talvez seja pretensao essa sua também!


Sim, fui eu que escrevi esta "poesia", e peço desculpas desde já, mas na própria, eu já falo de pretensão...Eu escrevi, e achei que tinha relação com o tema da confraria! RISOS
O vinho doce é também conhecido com um "vinho de contemplação", e eu achei que para finalizar o encontro, este Marsala de safra 1985 faria bonito...E se ninguém gostasse do que eu escrevi, pelo menos o vinho agradaria, mas para minha surpresa e alegria, o vinho e a poesia agradaram bastante!

O vinho e a poesia se mostraram um bom par nesta noite da confraria, e eu ao final do encontro, estava satisfeita e feliz...Mas já pensando no próximo tema, para surpreender novamente!
Que venha o próximo!





Saúde sempre!

Luciana Martinez







Nenhum comentário:

Postar um comentário