quinta-feira, 17 de março de 2016

Vinho Verde!!! - É uma casa portuguesa com certeza...

(Sugestão do tema: Patrícia Ferreira)

Minha amiga Patrícia Ferreira, foi quem me sugeriu o assunto algum tempo atrás, e aproveito que o aniversário dela foi esta semana, para presenteá-la!!



Muito conhecido e apreciado nos anos 80, graças ao famoso Calamares (quem for desta época vai lembrar...), o vinho verde, que de verde não tem nada, diga-se de passagem, foi "castigado" muito tempo por aqui, por ter sido importado em excesso, e quase sempre eram vinhos com má qualidade!

Atualmente esse quadro mudou e muito, temos ótimos exemplares e com preços excelentes, aliás essa é uma grande vantagem nos vinhos portugueses...O preço!(Delícia!!!)
Mas vamos lá falar do assunto de forma simples e rápida!!!

O Vinho Verde é um vinho português, produzido na maior região demarcada de Portugal, localizada no extremo norte do país, na fronteira com a Espanha, nas províncias do Minho e do Douro Litoral.

Existem duas vertentes que justificam o nome "Verde" para região, uns dizem ser o fato de seus exuberantes campos e plantações bem verdes, e outros atribuem o nome a leveza e frescor de seus vinhos.
Para nós pouco importa, queremos mesmo é provar seus vinhos deliciosos!!!

Portugal é muito conhecida por um número enorme de uvas autóctones, ou seja, que só existem por lá, e com nomes muito malucos também (RISOS), mas esse é um assunto para outro "post"...


Para o Vinho Verde branco, o mais comum e difundido por aqui, as uvas normalmente usadas são;
Alvarinho, Loureiro, Trajadura, Arinto e Avesso.
Então quando for comprar um Vinho Verde, você vai encontrar o nome do produtor na garrafa e a denominação de origem...Simples assim!!
E para aproveitar que a Páscoa está chegando, corre lá, compre um vinho português para combinar com o seu bacalhau!!


IMPORTANTE ressaltar que Vinho Verde é uma denominação de origem e não um tipo de vinho, uma vez que  pode ser branco, tinto, espumante ou rosê.



Tim Tim !!!

Larissa Moschetta

2 comentários:

  1. Concordo com tudo que disse. Na verdade a imagem do Vinho Verde ainda está afetada pelos vinhos de má qualidade que se vendiam há décadas atás. Mas cuidado que ainda hoje há Vinhos Verdes que, a meu ver, não deveriam estar no mercado e muito menos a ser exportados. Esses vinhos a preço de saldo, confundem o consumidor que não está preparado para os distinguir.
    Há excepcionais Vinhos Verdes que não chegam à prateleira certa.Os produtores continuam a ver o seu trabalho pouco valorizado precisando de muita coragem para seguir em frente. Acredito que a longo prazo os nossos vinhos terão a valorização devida. Continuamos a lutar pela a qualidade como nos ensinaram as gerações passadas. Manuela Camizão www.casaoleiros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, obrigada pelo seu comentário!!
      Vc tem razão quando diz que a imagem do vinho verde ainda está muito prejudicada pelos exemplares ruins que acabam chegando por aqui, mas precisamos levar em consideração que a cultura do vinho para o brasileiro ainda é recente. Porém já avançamos muito!!
      Com certeza o que os produtores de vinho, de maneira geral, mais precisam é de força e coragem para continuar, pois não está fácil não! Acredito que os bons produtos, sempre vencerão pois acabarão se destacando no final. Logo mais faremos um vídeo falando sobre o Vinho Verde, não deixe de acompanhar nossas publicações.
      Tim Tim!!

      Excluir