quinta-feira, 24 de março de 2016

Quem diria que a Monalisa e o vinho tem história?


Nós do VINRISOS, fomos convidadas pela Italia Mais, importadora de vinhos exclusivos de várias regiões italianas, para uma degustação pra lá de especial, realizada no dia 16 de Março, no espaço Vinum Est, em São Paulo.

Tivemos o prazer de provar os vinhos da Tenute Guicciardini Strozzi, propriedade italiana da região da Toscana que tem um "quê" especial.
A história da família  Guicciardini Strozzi se relaciona com a história da Itália, das artes e pensamentos de longa data, um de seus rótulos mais conhecidos , o Vernaccia di San
Gimignano, foi produzido pela primeira vez em 1200, sendo exaltado por Michelangelo, Dante e Boccaccio, como nos descreveu a herdeira Irina Strozzi.
As irmãs, Irina e Natália Strozzi, segundo um recente estudo genealógico, são descendentes d'A Gioconda, retratada por Leonardo da Vinci na tela Mona Lisa...Como dá para ver seus vinhos tem passado!!



Natalia e Irina possuem títulos de nobreza, as famílias Strozzi e Giucciardini formam um império no país onde mantém relações comerciais desde os tempos de Nicolau Maquiavel e dos Medici.
Nesta data provamos dois vinhos, sendo um espumante e um tinto:


Cusona Brut - Spumante Di Vernaccia di San Gimignano

Este espumante é produzido com a uva Vernaccia pelo método Charmat, deixando as leveduras em contato com a bebida nas autoclaves, por longos meses. Aromas de pão torrado, pêra, frutas brancas frescas, na boca é cremoso, ótima perlage (espuma) e  acidez balanceada.

Nossa Nota: 4 VINRISOS (Saiba mais aqui!)

MOMI - Maremma Toscana Rosso 

Antes de mais nada, tenho que dividir com vocês uma informação que nos foi passada pela Natália Strozzi.  O nome MOMI é uma homenagem ao pai delas e foi dado ao vinho como uma surpresa, segundo seu relato, foi um momento emocionante quando ele descobriu tão maravilhoso reconhecimento. Bom, não é para menos é? Ter um vinho, fantástico, com o seu nome é para poucos... Risos!!!
Produzido com as uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Montepulciano d'Abruzzo esse vinho NÃO passa por madeira, seguindo uma tendência muito atual na vinificação de alguns vinhos tintos de renome e tenho que confessar que se a própria Irina não tivesse me falado esse fato eu não teria acreditado. Aromas de frutas vermelhas bem maduras, um toque defumado e achocolatado,  balsâmico, na boca é macio, com taninos finos muito bem integrados com o álcool e a acidez na medida certa. Um vinho delicioso!!!

Nossa Nota: 4 e 1/2 VINRISOS (Saiba mais aqui!)




Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário