domingo, 13 de novembro de 2016

Vai tomar Beaujolais Nouveau!!!

Hahahaha...Me perdoe por começar o texto desta forma, mas achei que assim eu teria sua atenção, para despertar seu desejo de provar este vinho!! Funcionou!?
Este texto é livre de pretensões, é quase um bate papo entre amigos...Me considero sua amiga, já que estamos sempre nos falando através do vinho, né!?
Eu já escrevi várias vezes sobre o Beaujolais Nouveau, mas nunca me canso...Num dia de calor, neste verão que se aproxima, você quer tomar um vinho tinto!?

Vai tomar Beaujolais Nouveau!!

Nas terceiras quintas feiras do mês de Novembro, a região no Sul da Borgonha, localizada na França, faz o lançamento Mundial deste vinho chamado Beaujolais Nouveau!
O vinho é feito com a uva Gamay, num processo chamado maceração carbônica, que nada mais é do que colocar as uvas num tanque de aço, encher este tanque com gás carbônico saturando as uvas de gás, o que acaba por fazer uma fermentação dentro da própria uva. Esta uva vai ficando com sua pele bem fina, o suco da uva vai ganhando uma cor viva, bem brilhate (Mesmo!), e os aromas de frutas vermelhas surgem exuberantes e frescos!
Existe ainda alguns Beaujolais Nouveau que tem aroma de banana, que também não é raro de acontecer, apesar de que seus melhores exemplares, tem mesmo aroma de frutas vermelhas bem frescas, daquelas colhidas no pé, sabe!?



O Beaujolais Nouveau é um vinho bem simples, ele não passa por barrica, o tempo de fermentação é somente o suficiente para extrair a cor e o aroma que já comentei, e só...Vai para a garrafa na sequência!
Mas aí você pergunta:

- Tá! E daí!?

Daí que isso significa que você não deve guardar este vinho em casa, ele deve ser tomado, preferencialmente (Você quem manda...Sempre!) até seis meses do seu lançamento!
Portanto, se eu escrevi que o lançamento acontece sempre na terceira quinta do mês de novembro, você deveria provar este vinho até no máximo, maio do ano seguinte!
Mas você está aí pensando alto...

- Mas e se eu beber em Julho!?

Você pode, mas como eu disse ele é um vinho mais simples, fresco, leve, gostoso...Com o tempo, aquele aroma de fruta tirada do pé vai sumindo, e se me permite dizer, seu Beaujolais Nouveau já não é mais o mesmo!!

Ficou curioso para provar!?
Então você pode aproveitar alguma pré venda disponível no site de algumas importadoras, ou esperar o dia 17/Nov/16 (Terceira quinta do mês de novembro), e comprar sua garrafa numa loja especializada!


Eu não perderia esta por nada...Vou correndo lá, garantir a minha!





 Saúde Sempre!


Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário