domingo, 20 de novembro de 2016

Vinhos para harmonizar com Ceviche? Não sabe o que é isso? Vai descobrir agora!!


Com a chegada do Verão e essas temperaturas absurdamente altas, nada mais natural do que nossa mudança alimentar, deixamos as sopas, as carnes pesada e cheias de molho de lado e procuramos opções mais leves e refrescantes.
Para isso não existe nada tão interessante, saudável e fácil de fazer do que um delicioso ceviche!!
Se você nunca comeu ou talvez até tenha comido, mas não sabia o que era isso, aqui vai a explicação.
O ceviche é um prato Peruano feito com peixe cru que deve ser marinado (ficar embebido) no suco de limão durante algumas horas, a acidez do limão vai "assar" o peixe, ele vai perder aquela textura e aspectos de cru e vai ficar mais rígido, como se tivesse passado por temperatura. Ele pode ser feito com diversos tipos de peixes, os mais comuns são os de coloração branca e mais rígidos, é um prato para se comer frio, ou melhor, gelado. Depois de marinado o peixe é misturado com pimenta rosa, pimentões e cebola picada, o toque final, aquele  que dá o sabor característico do prato é o coentro.
Existem milhares de receitas na internet, basta "jogar" o nome e voilá, você vai ficar por dentro!!
O que gostaria de dividir com vocês são algumas harmonizações com esse prato que me agradam bastante.
Para aqueles que não abrem mão do vinho tinto, sinto informar mas não terei nenhuma sugestão, infelizmente - para alguns e felizmente - para outros. mas aqui o que "desce redondo" mesmo é um delicioso, aromático e refrescante vinho branco.
Bom, pelo menos eu NUNCA encontrei um tinto que me agradasse neste "casamento" difícil, mas nada impede que você seja o primeiro...Risos!!
Gosto de lembrar sempre, que o vinho NÃO deve ser complicado e gosto é pessoal, como todos já sabem, desta forma não tem certo nem errado, apenas desejo orientá-los naquelas opções que me agradam mais e são as mais convencionais.
Como citei acima, os ingredientes do Ceviche são de sabores bem marcantes e para harmonizar, o vinho também tem que ter aromas e sabores que se destaquem.
Minhas combinações favoritas são:

1-) Sauvignon Blanc da Nova Zelândia,
2-) Riesling Alemão, Auslese de preferência para ter uma leve doçura (leia o post dos vinhos alemães e entenda o que é isso)
3-) Chenin Blanc do Loire - França ou da África do Sul

Quando cito os países desses vinhos é por terem características específicas, nem todo Sauvignon terá os mesmos aromas e sabores, como já foi falado anteriormente os vinhos são influenciados pelo clima, local de plantação, forma de vinificação, etc...
Porém se não encontrar ou se estiver fora do seu orçamento procure alternativas viáveis o IMPORTANTÍSSIMO é NUNCA deixar de tomar vinho.
Espero que gostem das sugestões e não se esqueçam de dividir conosco suas descobertas.




Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário