domingo, 4 de dezembro de 2016

Com que taça eu vou?


(Post sugerido por Patricia Ferreira)


Quanto mais falamos sobre vinho, pesquisamos o assunto e degustamos novos sabores, mais interessante fica. Percebemos que colocações que no passado recebíamos como "frescuras" passam a fazer sentido.
Bom pessoal, longe de mim complicar esse maravilhoso mundo de Baco, muito pelo contrário, o que quero é trazer informações para vocês e no post de hoje vou falar sobre as diferentes taças e seus benefícios.
Pois é, eu sei que pode parecer esnobismo dizer que a bebida muda de sabor dependendo de onde for servida, mas se pararem para pensar verão que todos temos nossas xícaras favoritas, existem aqueles que só gostam de tomar o cafézinho no copo americano, outros que só bebem whisky em copo curto ou longo, e por aí vai...
Como sabemos o vinho é uma bebida viva e está em constante mudança, dependendo da cepa, maneira de produção, se passou ou não por madeira, se tem borbulhas ou é um vinho tranquilo, se tinto ou branco, doce ou seco, tudo isso faz MUITA diferença quando degustado na taça certa.
Não são os sabores que mudam somos nós que percebemos o melhor de cada exemplar quando usamos as ferramentas apropriadas.
Por isso os vinhos brancos são servidos em taças menores que os tintos e mais fechadas também, para evitar que seus aromas e sabores, bem mais sutis do que das uvas tintas, se percam rapidamente e para conservar melhor a temperatura. (*Temperatura de serviço do vinho: Brancos 7 à 10 graus/ Tintos 15 à 18 graus)
Nossa língua percebe os diferentes sabores em pontos variados, o sal sentimos  na ponta, o doce no centro, o ácido nas laterais e o amargor no final.
Desta forma uma taça feita para vinhos doces tem o formato exato para que a bebida "caia" bem no centro da  língua, onde suas características serão percebidas com mais precisão.
Se você está iniciando no mundo do vinho agora, provavelmente não terá uma taça para cada tipo da bebida e como aqui a idéia é descomplicar, não é necessário sair comprando milhares de modelos, pode começar com o modelo ISO que serve para todos e assim com o passar do tempo e com a prática nas degustações passará a investir em boas marcas.
Vocês vão achar que é loucura, mas existem engenheiros trabalhando para criar as taças Riedel, marca austríaca muito conceituada que existe há mais de 250 anos e que  produz verdadeiras "Ferraris" para beber.
De qualquer forma o importante é beber vinho SEMPRE e viver novas experiências, portanto, com ou sem a taça certa, NUNCA perca a oportunidade de provar coisas novas e deixar as complicações de lado...

"PORQUE O VINHO NÃO PRECISA SER COMPLICADO"



Tim Tim

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário