domingo, 7 de maio de 2017

Queijo e Vinho, Que venham as noites de Inverno!!


Noites frias chegando, pelo menos aqui em São Paulo, semana passada estava gelado. Nada mais gostoso do que reunir os amigos em casa ao redor de uma, ou melhor, algumas garrafas de vinho e tábuas de queijos, não acham?
Essa costuma ser a pedida do Inverno, mas não é tão fácil assim harmonizar queijos e vinhos como pensa muita gente.
Assim como diferentes regiões produzem vinhos com características próprias com os queijos é a mesma coisa, sem contar os tipos de leite - de cabra, vaca, búfala, etc... Todas essas variações vão resultar em produtos muito distintos e se engana quem acredita que a melhor combinação para os queijos são sempre os vinhos tintos.
Como a proposta do VINRISOS é facilitar a vida dos apreciadores de vinho, montei uma tabelinha bem simplificada para vocês, com algumas sugestões de harmonizações que vão "cair" bem.
Porém vale lembrar que não existe regra fechada e no final vai pesar SEMPRE o gosto e preferências de cada um, MAS não custa nada provar algo novo, não acha?

Brie / Camembert: Chardonnay, Espumante Brut

Gouda / Masdam: Merlot, Tempranillo

Emmenthal / Cheddar: Cabernet Sauvignon

Parmesão: Chianti

Gruyère / Mozzarella de Búfala: Sauvignon Blanc

Queijo de Cabra: Sancerre

Roquefort / Gorgonzola: Vinhos Doces como Sauterne ou Vinho do Porto.  Para quem não abre mão de um vinho seco vá de Riesling ou Viognier .

Uma ótima pedida é colocar frutas para acompanhar os queijos, além de dar o contraponto perfeito  com o "salgadinho" dos queijos elas ajudam a limpar o paladar entre uma mordida e outra...Risos!!
Pêra, uva, maçã e morango, além de deixarem a mesa mais colorida acompanham bem esses tipos de queijos.
Não se esqueçam do pão e do azeite, esses não podem faltar NUNCA.
Bom pessoal fica aqui a dica, espero que tenhamos todos algumas boas e prazeirosas noites de Inverno e que possamos curtir muito nossos amigos e amores.
Tim Tim!!

Larissa Moschetta

PS: Ao terminar esse texto eu o li para meus sobrinhos e tenho que escrever aqui o que meu querido Enrico Moschetta Assef falou: "Tia neste texto tem tudo que você gosta né? Vinho, queijo, pão e azeite... Risos!!!   Garoto esperto, será que puxou para quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário