sábado, 22 de março de 2014

Decantar ou aerar o vinho ?

(Sugestão do tema: Rejane da Costa)

Você tem casa um recipiente de vidro ou cristal, com um fundo bem largo, mas não tem a menor ideia do que seja, e já pensou em utilizar como vaso, mas acabou por mantê-lo guardado, até que descobrisse a real função "daquilo"!
Pois este dia chegou: Você tem em casa um Decanter!
E para que serve afinal ?


Decantar:

Vinhos que não são filtrados durante sua produção, e também para vinhos com alguns anos na garrafa, que acabam por acumular borras ou sedimentos devido aos taninos e pigmentos presentes, os quais não fazem nenhum mal para a saúde, mas além de um pouco desagradável na boca, tem um gosto levemente amargo...Esses vinhos merecem ser decantados!

Como fazer ?

Deixe a garrafas por algum tempo em pé, para que estes sedimentos desçam até a base.
Retire todo o lacre e a rolha para começar. A forma mais correta é utilizar uma fonte de luz como por exemplo, uma vela (veja ilustração abaixo neste post), para que derramando o líquido bem devagar pela parede do decanter, você possa observar até que esta borra chegue ao chamado ombro da garrafa, que é a curva antes do gargalo ou pescoço, mantendo assim a borra na garrafa.
Não necessariamente você precisa de uma vela para fazer a decantação, um local bem iluminado para que você possa ver o líquido, já irá resolver!
ATENÇÃO: Vinhos com muitos anos na garrafa, não devem respirar muito, porque o vinho em contato com o ar oxida, e portanto após decantar, sirva imediatamente, sem girar o vinho no decanter!


Aerar:

Vinhos jovens que ainda tem seus aromas fechados, precisam de contato com ar, para liberarem seus aromas e possam ser apreciados melhor!
É o mesmo que você faz quando gira o vinho na sua taça, mas neste caso, você já faz com o vinho todo.

Como fazer ?

Como queremos aerar o vinho apenas, então basta vertê-lo no decanter (veja exemplo na foto deste post), de preferência fazendo com que tenha contato com toda a parede do decanter, e depois deixe respirar por algum tempo.


Filtrar:

Existem muito modelos de filtros disponíveis no mercado, que devem ser colocados no decanter e vertendo o vinho diretamente no filtro...Isso irá reter toda a borra que houver.
Mais simples, mas se você gosta de charme no serviço do vinho, não é a melhor opção!

DICA: Se você teve problema com a rolha na hora de retirá-la, e acabou por deixar que parte dela se desfizesse no vinho, esse filtro irá ajudar muito!



Aerador Portátil:

O mais famoso deles é o Vinturi, que nada mais é do que um grande turbilhonamento, fazendo com que muito ar seja incorporado ao vinho, liberando mais rapidamente os seus aromas.



E agora que você já sabe para o que serve, aproveite este sábado, e faça a estréia do seu decanter: O bom vinho agradece!!


OBS: Se você tem alguma sugestão de tema, envie para mim...Os créditos serão todos seu!


Saúde sempre!

2 comentários:

  1. Quem sabe meu paladar se inspira com seu blog e volta a gostar de vinhos! Aprendi um monte hoje! Bjs! Patroa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patroa, espero MESMO que sim, porque poderemos brindar muito mais!!!

      Excluir