sábado, 8 de março de 2014

Dia 8 Março...Vamos brindar!!!

Vamos aproveitar o dia 08/Mar para falar sobre vinho, e sobre a presença das mulheres neste mundo ainda tão masculino!
Se você esta alheio ao que significa o dia 08/Mar, é um dia dedicado as mulheres, que iniciaram na Rússia um movimento por melhores condições de vida e trabalho...E disso tiveram todos os desdobramentos que a história nos conta!
Mas e onde essa história vai chegar no vinho!? Vamos lá, chegou a hora!
No mundo do vinho, ainda dominado pelos homens, nós mulheres ainda somos minoria, mas estamos alcançando espaços importantes também na área.

Atenção: Este post não é uma apologia ao mundo feminino, é apenas a tentativa de mostrar a presença das mulheres no mundo do vinho, num dia dedicado para elas!

Faço curso de sommelier,  e sempre me perguntam se a classe tem mais homens ou mulheres...Esta pergunta é recorrente e se você esta se perguntando, então lhe digo que a classe na minha contagem informal, mostra que os homens são maioria, mas existem muitas mulheres que querem se aprofundar no tema e em alguns casos, atuar neste fascinante mercado!
As mulheres no mundo do vinho trazem sempre a mesma lembrança de vinhos suaves e "docinhos", mas isso esta mudando, as mulheres estão aprendendo a degustar vinhos com mais estrutura e secos, o que é muito bom!
Já na criação deste néctar dos deuses, existem mulheres que por séculos vem se dedicando a esta bebida milenar, tais como Antónia Adelaide Ferreira, proprietária da Casa Ferreirinha que produz vinhos que merecem ser degustados, e para citar outras mais atuais, temos Susana Balbos e Laura Catena, com seus vinhos argentinos muito bons!
As mulheres tem ganho seu espaço nas degustações formais e informais, nos cursos de vinhos, como sommelier em restaurantes e lojas,  e também na produção do vinho!
Portanto meu caro leitor e minha cara leitora, no dia 08/Mar vamos aproveitar que nos deram uma razão para abrirmos "aquela garrafa" guardada em casa para uma data especial, como se os amantes de vinho precisassem de uma razão (RISOS), e vamos brindar a este dia!




Feliz Dia das Mulheres e Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário