sábado, 13 de fevereiro de 2016

Não gostei do vinho indicado...Posso devolver!?

(Sugestão: Victoria Zanetti Largura)

Você vai naquele restaurante que queria ir a bastante tempo, recebe a carta de vinho, e gentilmente o sommelier ou o responsável pelos vinhos na casa, vem até a sua mesa, e pergunta se você quer uma ajuda para escolher!
Ajuda aceita por você, ele pergunta o que você irá comer, e ainda se informa de suas preferências por vinhos, como uva, se você degusta brancos, rosés e etc, para assim ele lhe oferecer algumas opções de vinhos, para que você possa escolher!
Você escolhe uma das opções que ele indicou, ele lhe serve, você prova, não detecta nenhum defeito (saiba mais aqui), e começa a degustar!
Depois de alguns goles, você percebe que o vinho apesar de não ter defeito algum, não está agradando!

E aí vem a pergunta...Eu posso devolver!?

Na prática, se o vinho não tem nenhum defeito, a resposta é...Não!
Se o vinho não agradou o seu paladar, então infelizmente ele não teria que ser trocado, mas eu me permito lhe dar uma dica...Chame a pessoa que o atendeu, e gentilmente, ainda com a garrafa cheia (RISOS!), e diga para ele que o vinho não está agradando!
Ele poderá então:

- Provar o vinho, para verificar se não há defeito, e não havendo, pedir desculpas, e dizer que espera que numa próxima oportunidade vocês possam encontrar um vinho que atenda melhor o seu paladar (Isso pode até fazer com que você não volte nunca mais, mas é o risco que se corre!)
- Fazer todo o procedimento acima, mas em adição, lhe oferecer uma taça de algum outro vinho da casa, como forma de desculpas;
- Aceitar a garrafa de volta, e lhe oferecer um outro vinho!

Hoje é bem comum e na minha opinião o mais gentil a se fazer, que o restaurante num caso destes, aceite a garrafa de volta, mas pode acontecer de ser diferente, e então você agora...Já sabe, não é!?





Saúde sempre

Luciana Martinez


Nenhum comentário:

Postar um comentário