domingo, 12 de junho de 2016

Dias dos namorados!! Tem que ter vinho!!

Existem algumas coisas na vida que se completam e mesmo com o passar do tempo nunca deixam de combinar, assim como goiabada com queijo, pastel e caldo de cana, brigadeiro e "formiguinha" - podem inventar MIL coberturas, mas o clássico é e sempre será clássico!!!
Assim é com o dia dos namorados e o vinho, pelo menos para mim é impossível pensar em um sem imaginar o outro. Enquanto pensava no tema para o blog, fiquei imaginando o porque dessa sensação e cheguei à conclusão que não é à toa, uma vez que o vinho é a bebida da celebração, da união, do amor ao próximo. Com vários relatos bíblicos, fica impossível não imaginá-lo sendo servido nas bodas de Caná, e compartilhado com os apóstolos na última ceia. Essas ocasiões por si só, já dizem MUITO sobre essa bebida milenar!!
Com uma taça de vinho na mão, aquecemos nossos corações, relaxamos o corpo, liberamos bons pensamentos, filosofamos, conversamos e compartilhamos idéias. No final sempre acabamos chegando a uma conclusão favorável, se não completamente feliz pelo menos sem raiva. Nunca ouvi dizer de alguém que tivesse brigado depois de ter bebido muito vinho. Tudo bem que meus amigos dizem que sou um pouco radical nesse quesito, pois pra mim quem toma "porre" de vinho deve passar a beber outra coisa; o vinho não foi feito para nos embriagarmos. Me desculpem aqueles que discordam, longe de mim criar polêmicas e muito menos fazer valer minha opinião. Mas se for difícil pra você, concordemos em discordar, pode ser?
Então ficam aqui algumas sugestões para curtir seu dia!

ESPUMANTE: Comece com um espumante. Sua companheira ou seu companheiro vão adorar, pois normalmente guardamos esses vinhos para momentos especiais.   Poder segurar aquela taça longa, cheia de borbulhas já dá aquele "friozinho" na barriga e leveza na alma. As escolhas são diversas: temos o Champagne, o Prosecco, o Cava... Aqueles que procuram algo com mais doçura podem optar por um Demi-Sec.  Deseja  algo mais doce?  Um Asti é uma ótima opção.

BRANCO: O que você gosta mesmo é de vinho branco? Vai preparar um prato à base de frutos do mar ou carne branca? Se está procurando algo floral, leve, refrescante, com toques de frutas frescas, a uva Torrentés é deliciosa; a  Gewürztraminer, difícil de falar mas facílima de tomar, é outra grande pedida; a Viognier, que é uma uva do sul da França, pode te trazer boas surpresas. Se procura algo mais mineral, com acidez pronunciada, vá de Riesling e Sauvignon Blanc;  para os amadeirados, com toque de frutas em calda e amanteigados escolha um Chardonnay do Novo Mundo, ok?

TINTO: Agora se o que você gosta mesmo é de um  tinto, as opções são muitas. Um vinho da uva Tempranillo (em Portugal se chama Tinta Roriz) é macio, aveludado, com aromas de frutas vermelhas frescas, um fundo de geléia, especiarias e quando passa por madeira aparecem baunilha, caramelo e tabaco.  Um vinho com a uva Carménère tem um sabor marcante, boa estrutura, frutas vermelhas e chocolate. Syrah ou Shiraz, (a grafia pode variar mas é a mesma uva), originária do Sul da França, mais especificamente do Vale do Rhône,  produz vinhos estruturados, perfumados, cereja preta, groselha, amora.  Normalmente são mais alcóolicos e "apimentados" .

Bom, como podem ver, para o Dia dos Namorados quisemos trazer para você, algumas opções diferentes daquelas que oferecemos em nosso vídeo sobre harmonizações. Assim, podem provar coisas novas ou, para aqueles que já conhecem, repetir uma boa experiência e até mesmo refazer sua opinião, sobre algo que não gostou.
Como sempre digo, não existe certo e errado no mundo do vinho, existem paladares diferentes. O importante é beber sempre, criando assim o seu gosto pessoal, que com certeza, mudará ao longo dos anos e de novas experiências!
Um Dia dos Namorados maravilhoso para  você e lembre-se:  para beber um vinho não precisamos de nenhuma ocasião especial...Basta estarmos vivos, o que aliás é mais do que especial...



Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

6 comentários:

  1. Perfeito, amei as dicas. Vou atrás do tal do Gewürztraminer, o nome me intrigou! :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aline, não deixe de conhecer, é muito saboroso!!!
    Uma sugestão adicional, se você nos permite...Uma carne de porco ou frango, com curry é um vinho com a uva Gewurztraminer é delicioso!!!😋🍷☺️🍾
    Muito obrigada por sua mensagem...AMAMOS mensagens!!☺️☺️☺️

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço pela dica 😊😙

    ResponderExcluir
  5. Eu que agradeço pela dica 😊😙

    ResponderExcluir
  6. Aline, nós que amamos receber sua mensagem!!!👏🏼🍷💃🏻🍾

    ResponderExcluir