domingo, 26 de junho de 2016

Vinho encorpado, de corpo médio ou leve...Afinal, o que significa isso?



Quando o assunto são vinhos, existem termos que são frequentemente usados, e um deles é sobre o "corpo" do vinho.  Escutamos com frequência as pessoas fazendo suas escolhas baseadas em vinhos encorpados, leves ou médios, mas muitos não sabem exatamente o que isso quer dizer, e como sua escolha vai afetar na harmonização com o prato.
O "corpo" do vinho é o "peso" que ele tem na sua boca, a maneira como o líquido reage com suas papilas gustativas.  Para ficar fácil de entender, faça uma comparação bebendo um pouco de leite ou dando um gole de iogurte, em qual dos dois você sente mais "presença" ou "peso" na boca? 
Da mesma forma acontece com os vinhos, os mais encorpados "pesam" mais na sua boca, do que os leves, assim sendo, irão combinar mais ou menos com diferentes pratos.
Mas...Não relacione o peso do vinho com sua qualidade, não tem NENHUMA relação, são apenas estilos diferentes.
Momentos distintos pedem bebidas compatíveis, por exemplo, para acompanhar uma pizza bem gostosa, com molho de tomate e bastante queijo, não combinaria muito um vinho bem encorpado e com muita madeira, para isso, escolha um vinho mais leve, com mais fruta e acidez.
Segue abaixo uma lista simplificada das uvas e seus estilos, para facilitar na hora de sua escolha.
Porém, vale lembrar SEMPRE, que as caraterísticas do vinho não vêem somente das uvas usadas e sim da localização onde é produzido, formas de envelhecimento, tempo em madeira ou não, etc...

Encorpados:

- Cabernet Sauvignon
- Tannat
- Malbec
- Nebbiolo
- Mourvèdre

Corpo Médio:

- Merlot
- Shiraz/ Syrah
- Sangiovese 
- Carménère

Corpo Leve

- Gamay
- Barbera
- Bonarda
- Zinfandel
- Tempranillo
- Pinot Noir
- Grenache

Bem...Ficam aqui as dicas, mas não se esqueça que o MELHOR VINHO DO MUNDO é aquele que mais lhe agrada, e com o tempo nossos gostos mudam. Por isso é muito importante provar coisas novas, e montar sua própria carta de vinhos...




Tim Tim!!

Larissa Moschetta


4 comentários:

  1. gosto muito de que postam leio sempre e compartilho pois adoro muito a tecnologia de vinhos

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo receber sua mensagem, é sempre bom saber que temos pessoas que gostam do nosso trabalho, que nos acompanham, e tem no vinho uma grande paixão!!!
    Pena que não sabemos seu nome, mas deixamos nosso abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ótima explicação Larissa! Gostaria que nos explicasse como funcionam os vinhos denominados " blend" , já que são feitos com mistura de uvas desses três tipos. Aparentemente nos parece algo estranho mas já provei alguns deles como o Alamos ( argentino ) e o Menage a Trois ( americano ) e gostei. Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dus, boa tarde! Ótima pergunta a sua, vamos à explicação...
      Os vinhos blends são feitos para manter o que chamamos de "estilo"do vinho. Por exemplo, esses vinhos que você citou eles fazem o que chamamos de "corte bordalês", igual aos vinhos produzidos na região de Bordeaux, na França. Se você observar uma garrafa de um Bordeuax verá que não aparecem no rótulo as uvas usadas. Atualmente alguns fazem a "gentileza" de escrever no verso da garrafa, antigamente nem isso existia. As pessoas compravam um Bordeaux sabendo o que iriam encontrar, normalmente um blend contendo as uvas Caberne Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc, combinadas em quantidades variadas. Cada Chateaux faz a sua "fórmula" e assim adquirem um estilo, é uma alquimia, entendeu? Assim como quem compra um Borgonha, "sabe " que está tomando um Pinot Noir. As diferentes uvas trazem corpo, elegância e equilíbrio ao vinho. Espero ter te ajudado.
      Tim Tim!!!

      Larissa Moschetta

      Excluir