domingo, 5 de junho de 2016

Os Vinhos do Piemonte na Itália!

E o VINRISOS fez sua última parada na região do Piemonte, norte da Itália, e conta um pouco sobre esta região.
A segunda parte da viagem feita em abril deste ano para a Itália, foi na região do Piemonte, terra dos aclamados vinhos Barolo e Barbaresco, produzidos com a uva Nebbiolo. A Barbera que dá nome ao vinho tinto e também para a própria uva, também está presente no Piemonte, e são produzidos nas regiões chamadas Alba e Asti.
Mas se você acha que é só...Não!!
A região ainda possui as uvas tintas chamadas Dolcetto, Freisa, Grignolino, Brachetto e Croatina (Mais conhecida como Bonarda em outras regiões do mundo), e uvas brancas como a Erbaluce, Moscato, Cortese, Arneis e Timorasso.
O terreno do Piemonte é bastante variado, dependendo da sub-região, mas de forma geral, o cascalho, a pedra calcária e a argila estão presentes por toda região.

Imagino que você esteja curioso para saber um pouco sobre as principais uvas desta região...Então lá vamos nós:


Barbera:
A característica destes vinhos é uma coloração intensa, bom corpo, mesmo não tendo taninos intensos, alta acidez e teor alcoólico não tão alto.
Os vinhos são produzidos em duas sub regiões do Piemonte, chamadas Asti e Alba, e em cada uma, o vinho é um pouco diferente, e trazem algumas características adicionais as que citei a pouco:


·         Asti: Os vinhos com a uva Barbera nesta região, tendem a ser mais frutados;
·         Alba: Os vinhos são mais estruturados e concentrado, ou seja, se quiser um vinho com mais corpo com a uva Barbera, escolha esta sub região;

E se você está aí, pensando...Tá bom! Mas como eu sei que é de Alba ou Asti!?
Fácil! Estará escrito no rótulo "Barbera D'Alba" ou "Barbera D'Asti"!!

Nebiollo:
Esta uva esta presente nos vinhos chamados Barolo e Barbaresco, e as principais características são:

·         Barolo: Estes vinhos quando jovens tem uma quantidade tão grande de taninos e acidez, que são difíceis de beber, mas ainda assim, os aromas são deliciosos!
Destaca-se o aroma de violeta, groselha e alcaçuz. Quando envelhecidos, aparece ainda toques florais, pimenta, frutas de casca vermelha e preta bem maduras, tabaco, couro e alcatrão (asfalto fresco).
Hoje já se produzem Barolos para serem bebidos mais jovens, mas os grandes Barolos precisam de uma década pelo menos na garrafa, para amaciar seus taninos, e aparecerem todos os aromas.

·         Barbaresco: São bem estruturados e concentrados, mas se comparados aos Barolos, os Barbarescos tem os taninos mais suaves, a fruta vermelha prevalece, e o vinho fica pronto para beber mais rápido, mas ainda assim, precisam de alguns anos para evoluir!

Dolcetto:
O nome até sugere que esta uva produza vinhos doces, mas não é o caso. Os vinhos com a uva tinta Dolcetto tem taninos macios, acidez baixa, seco e não muito encorpados.
Os aromas são de cereja, amêndoas e levemente mineral.




A região do Piemonte é realmente especial, com vinhos sensacionais que merecem ser conhecidos!
Agora que você conhece um pouco mais sobre a região e suas uvas, então é só comprar uma garrafa e partir para a melhor parte: Degustar!!




Saúde Sempre!

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário