domingo, 29 de maio de 2016

Sopa e vinho...Combinam?

Como tudo na vida, existe a turma do sim e a do não, nem preciso dizer a qual delas pertenço, preciso? Sou 3/4 de descendência italiana e 1/4 portuguesa, modéstia à parte, trago comigo o melhor dos dois países...rsrs!!
Passei grande parte da minha infância, a melhor eu diria, com meus avós maternos, minha avó Dona Maria Bertão, além de exímia modista, tomava e AINDA toma, vinho como ninguém. Quando a idade ainda não me permitia desfrutar dos prazeres etílicos, ela fazia o que chamava de "suco de vinho", misturava água, vinho tinto e um pouco de açúcar e pronto, já estava autorizada a degustar... Pois, segundo ela, aquilo NÃO era bebida alcóolica!
Outra prática muito comum, era colocar um pouquinho de vinho na sopa, portanto para mim, sopa e vinho não só combinam, como nasceram um para o outro!
Aproveitando os dias de friozinho gostoso, vou sugerir para vocês, algumas combinações que eu considero interessantes, lembrando sempre que essa "brincadeira" de harmonizar bebidas com comidas, nos permite uma infinidade de combinações, não existe certo e errado, apenas mais agradável ou não ao paladar de cada um!

Então vamos para as sugestões:

CALDO VERDE: Tradicional receita lusitana que leva batatas, couve manteiga e linguiça portuguesa. Fica deliciosa com um vinho tinto da região do Alentejo,  fácil de beber, não muito estruturado, ou então com um vinho espanhol que apareça no rótulo a palavra Crianza, que será a indicação de que o vinho tem passagem em barrica, mas bem curta, e por isso ainda é bastante fruta....Agora se quiser ousar e tentar algo diferente, prove-a com um vinho verde tinto.

SOPA DE ABÓBORA CABOTIÁ (abóbora japonesa): Fiz questão de especificar o tipo da abóbora, pois temos muitas, e essa variedade é mais adocicada, e na minha opinião deixa a sopa mais cremosa!
Eu adoro esse tipo de sopa e para completar, coloco lascas de amêndoas torradas por cima, fica perfeito!
Aconselho combiná-la com um vinho branco com a uva Chardonnay bem frutado. Procure algo do Chile, Argentina ou Austrália. Outra opção interessante para um  branco é a uva Torrontés, um vinho bem aromático, com muita flor e fruta...Acredito que será uma boa combinação, o "namoro" pode virar noivado...rsrsr!!
Agora, para os que fazem QUESTÃO de um tinto, eu iria com um vinho com a uva Gamay, um tinto leve e frutado.

CREME DE TOMATE: Como o tomate é uma fruta muito ácida, normalmente quando usado em receitas de sopas, é acrescentado um pouco de creme de leite para"quebrar" essa acidez, assim como uma pitadinha de açúcar. Sugiro um vinho rosê do sul da França ou norte da Espanha feito com a uva Grenache (Também chamada de Garnacha na Espanha) ou um branco com acidez mais pronunciada como um Sauvignon Blanc.

CANJA: Para essa receita mais do que tradicional, com sabores suaves e reconfortantes, onde combina-se arroz, frango e caldo de legumes, uma boa pedida é um branco com as uvas Pinot Blanc ou Chardonnay e um tinto leve da uva Sangiovese (essa é a uva do vinho chamado Chianti).

Bom espero que gostem das sugestões, e possam aproveitar as noites de inverno muito bem acompanhados!!!

Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário