domingo, 15 de maio de 2016

Delícias do Inverno: Fondue e seus Vinhos!!

Quem me conhece bem sabe que o Inverno NÃO é minha estação favorita, muito pelo contrário, o que AMO mesmo é o Verão. Sabe aquele calor de 40 graus que muita gente odeia? Pois é, eu adoro!
Acredito que esteja no meu DNA, lembranças da minha terra natal, nasci em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, uma cidade maravilhosa, de gente bonita, simpática e acolhedora, mas o calor é de matar... Muitos a apelidaram, carinhosamente de "Porta do Inferno"... RISOS!!
Mas nem tudo são só tristezas, tem um lado do frio que eu gosto MUITO, a oportunidade de combinar vinhos com aqueles pratos deliciosos da estação.
Se tem uma pedida certa para o clima mais friozinho é o nosso conhecido de longa data, o Fondue!!! Falo aqui do Fondue de queijo, o tradicional, os "moderninhos" que me desculpem, mas pra mim quando tem carne, frango, camarão e afins é um prato gostoso, mas não um Fondue, como o próprio nome diz, é derretido e isso é para os queijos...
O Fondue é um prato suiço que leva na sua elaboração normalmente 3 tipos de queijos. Aqui no Brasil os mais usados são : Gruyère, Emmental e Gouda, aos queijos soma-se uma taça de vinho branco e um cálice de Kirsch (destilado de cereja). ATENÇÃO: As quantidades de cada ingrediente vão depender do número de pessoas que serão servidas, a ideia aqui não é passar a receita do Fondue e sim falar sobre quais VINHOS vamos tomar com ele, entenderam?
Por ser um prato pesado e bem gorduroso (melhor nem pensar nisso...RISOS!!), com sabores marcantes, eles combinam muito bem com vinhos brancos, que tenham uma boa acidez ou até mesmo uma impressão de doçura, vinhos com aromas bem pronunciados. Na minha modesta opinião as melhores opções são os Rieslings Alemães, os Gewürztraminer Alsacianos com aromas bem marcantes de lichia e rosas ou um Chardonnay,  ao estilo francês, com menos madeira, frutas em calda, maior acidez e aromas minerais.
Agora, se você é daquele grupo que AMA um vinho tinto e faz questão de harmonizá-lo com seu Fondue, minhas sugestões são os de corpo mais leve, menos madeira e mais fruta fresca, para não correr o risco de ficar muito enjoativo. Nesse caso escolha um Pinot Noir, um Gamay (essa é a uva dos Beaujolais) ou um Dolcetto (uva italiana).
Na verdade, para mim pouco importa se você vai escolher um branco ou um tinto, desde que tome vinho, está tudo PERFEITO...RISOS!!
E como nós do VINRISOS gostamos sempre de lembrar, é que o vinho não precisa ser complicado e não existe certo ou errado, no final das contas é o meu, o seu, o nosso gosto que vale.
Minha sugestão? Abra duas garrafas, um branco e um tinto e veja qual você gosta mais...
Ah, e não se esqueça de escrever para gente contando suas impressões...Sim nós gostamos muito!!

P.S.: Essa dica é do meu marido Claudio Schultze, que faz um dos melhores Fondues que já provei!! Coloque um pouco de Noz Moscada ralada e compre um BOM pão Italiano, fará toda a diferença!!

P.S. 2: Riesling e Gewürztraminer são nomes de uvas alemãs!! Eu sei que o nome é um pouco complicado, mas vale à pena experimentar. Não deixe de comprar por não saber falar, leva escrito em um papelzinho, ou...Leia nosso outro "post", que ensinamos como pronunciar os nomes (clique aqui!) ok?




Tim Tim e até mais

Larissa Moschetta

2 comentários:

  1. É isso aí, o paladar de cada um é que prevalece. Sem certo / errado 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. A gente pode até dizer o que é melhor, mas certo e errado!?
    Impossível, porque cada um tem um gosto, e a gente tem que sempre respeitar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir