domingo, 18 de setembro de 2016

Por que os vinhos na Europa, não possuem o nome da uva no rótulo, heim!?

Estava vendo uma reportagem na TV, a qual falava o nome das regiões francesas produtoras de vinho, sem dar muita ênfase para a uva, e logo me veio a ideia de escrever exatamente sobre isso...A razão dos vinhos franceses não terem em sua maioria, o nome da uva estampado na garrafa!
Imagine que a plantação de uva na França e em outras regiões européias é secular, onde naturalmente e com a ajuda do homem, as uvas foram se adaptando, e tornando-se parte natural da região!
E cada região européia tem também seus pratos típicos, com vários outros produtos comercializados naquela região...E como você sabe, na maior parte da França, Itália e em outros países da Europa, são produzidos vinhos, portanto, a pergunta que rendeu o tema para este "post", tem uma resposta que não é definitiva, mas se me deixar dar um palpite:

A razão é porque as pessoas na França e em outros países da Europa, costumam consumir os vinhos com maior frequência na região onde vivem, consumindo tanto os alimentos, como os vinhos lá produzidos!!





E então imaginando que estou falando de muitos, muitos anos atrás, não havia necessidade, e nem havia o hábito de se colocar a uva no rótulo, porque o vinho seria consumido ali mesmo...Onde era produzido, e o mesmo era perfeito para a culinária local, e isso era tudo que se precisava saber!!
Mas o mundo mudou, hoje o chamado novo mundo do vinho, que compreende os EUA, Austrália, Chile, Argentina, Brasil e etc, plantam uma variedade tão grande de uvas, que acabaram por optar em informar a uva na maioria dos rótulos...Para facilitar a vida!!
E você deve estar aí se perguntando:

- Tá bom! Mas agora o vinho vai para toda parte, por que não colocam!?

Bem...Porque depois de séculos fazendo igual, aí já virou tradição mesmo!!



Saúde sempre!

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário