domingo, 11 de setembro de 2016

Técnicas de degustação, treinando seus sentidos!!


Vamos lá pessoal, hoje vou ajudar vocês a descreverem um vinho que degustarem.
Pode parecer bobagem e vocês devem estar se perguntando: "Para que preciso descrever o que bebi?"
Bom a resposta é simples, para incentivar os seus sentidos e criar um repertório pessoal, é como se você  catalogasse suas preferências e/ou aqueles aromas, sabores e estilos que não te agradam.
O primeiro exercício que fiz quando comecei, há mais de 10 anos, me aventurar pelo universo do vinho, foi cheirar vários recipientes com produtos diferentes, tipo cravo, canela, grãos de café, etc...e o mais interessante, era tudo às cegas, não sabíamos o que estava nos potinhos.
Nesse momento é que você percebe como subvalorizados nosso olfato, perdemos o hábito de "cheirar" o que comemos, aliás somos mal vistos se "colocarmos" o nariz na comida, o que se pensarmos vai na direção inversa dos nossos instintos. Você já viu algum cachorro comendo algo antes de cheirar?
Quando você sente um cheiro sem saber o que é, na maioria das vezes não consegue reconhecê-lo, somente com o tempo, e bastante treino para que possa dar "nome aos bois"...Risos!!
Por isso é importante beber vinhos sempre!! Boa essa desculpa, não?
Mas, mais importante do que bebê-los é anotar, de maneira organizada, aquilo que provar.
Em vários posts anteriores falamos sobre isso e agora passarei um roteiro rápido para vocês.

De forma simplificada sigam esses 4 passos:

1-) Aspecto Visual - Anote a cor (branco, tinto ou rosê)

2-) Aspecto Olfativo - Anote quais aromas sente ao cheirar o vinho (frutas, flores, madeira, especiarias?)

3-) Aspecto degustativo - Ao beber ele é seco ou doce? Tem bolhas ou é tranquilo (Definição dada para vinhos que não possuem bolhas)? Quais novos aromas aparecem?, Se o vinho for tinto como percebeu os taninos (veja nosso vídeo que explica sobre o assunto)?, A acidez era boa? (ver vídeo)

4-) Impressões -  No final anote suas impressões gerais, esse vinho lhe agradou ? Compraria novamente?

Anote sempre e compare como suas impressões sobre o mesmo vinho degustado em momentos, anos diferentes, pode mudar. Com o tempo e a prática, ou seja MUITOS goles, suas opniões evoluem!!
Agora vamos ao treino...




Tim Tim!!!

Larissa Moschetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário