domingo, 9 de outubro de 2016

Por que amo tanto vinho? (Será que precisa de razão?)


Há um tempo atrás a Lu me perguntou "quando" eu senti que o vinho e eu teríamos uma relação eterna, e na época eu fiquei pensando, e não soube dar uma resposta direta à ela. Comecei a estudar e pesquisar sobre o assunto há 13 anos, estava completando 30, tinha meus 2 filhos com 5 e 3 anos, e passava a ter um pouco mais de flexibilidade, podia deixá-los por períodos curtos, sem muito stress e remorso... Risos!!
Mergulhei de cabeça no assunto, e nos apaixonamos! No começo, era aquela coisa maluca de "início de namoro", não podia ficar sem ele, e aceitava qualquer coisa, mas com o passar dos anos, mais madura e experiente, agora escolho melhor, e já posso afirmar, com alguma segurança, minhas preferências!!!
ATENÇÃO!! Não sou fechada para novidades, isso NUNCA, pois acredito que temos que experimentar sempre, mas faço minhas escolhas baseadas na minha história e é claro, na quilometragem de taças...
Hoje, ao conversar com minha avó, Dona Maria Bertão, uma das pessoas MAIS IMPORTANTES na minha vida, descobri a resposta, me encantei com o vinho e sua magia, quando comecei a falar e compreender tudo que ela me contava sobre sua infância, sobre seus 9 irmãos, e seu pai que engarrafava vinho em casa. Eles compravam grandes barris que vinham do sul, e ao chegar em Rio Preto, era uma grande festa em família, para colocar em garrafas de 750 ml.
Enquanto alguns iam colocando a medida EXATA nas garrafas, pois meu bisavô não aceitava erros, os outros filhos faziam uma mistura de breu com parafina, que serviria como lacre, após a colocação das rolhas.
Durante minha infância eu tomava "suco de vinho" ( água, vinho tinto e açúcar), que segundo minha avó: "Não tem problema nenhum as crianças tomarem um pouquinho de vinho, faz até bem..."
Assim sendo tomo vinho há muito mais tempo do que pensava, não dá para não amar, dá?
Hoje, quando percebo o privilégio de ter minha avó ainda viva, e dividindo comigo esses momentos...Me sinto imensamente grata e feliz!
Todas as vezes que bebo com ela, observo seus olhinhos brilharem e ela me dizer: "Ai Lara como eu AMO vinho!!" Eu me vejo daqui a 50 anos!! Bom, assim espero...
E para você que está iniciando um relacionamento com essa bebida dos deuses, espero que seja longo e prazeroso, com certeza será!  E que nós, do VINRISOS, possamos dividir com você nossas impressões e experiências sobre o assunto!



Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

5 comentários:

  1. Que texto emocionante!!!! Fiquei imaginando a cena: a querida tia Maria e vc, conversando e trocando experiências. Sua avó é muito especial, Larissa! Amo-a demais. Pena que não a curti mais qdo eu era mais nova! Vc é muito abençoada! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Naisa, que bom que gostou!! Sim, ter uma avó como essa é um privilegio❤️💋🍷

      Excluir
  2. Amo as explicações de vcs da Vinrisos. Estou sempre atenta a elas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Naisa! Ficamos felizes por saber que contribuímos para espalhar cada vez mais a cultura do vinho🍷🍷

      Excluir
  3. Chorando litrossss com esse post, muito lindo!!! Adoraria aprender a beber vinho mas acho que nunca fiz boas escolhas porque meu paladar não aceita vinho não hehe. Beijos e parabéns meninas!!!

    ResponderExcluir