domingo, 22 de janeiro de 2017

Por que as pessoas não gostam de chamar o sommelier num restaurante!?

Confesse...Você vê o sommelier vindo na sua direção no restaurante ou numa loja, e já vem aquele pensamento:

- Pronto! Lá vem ele (a)!!

Mas por que isso acontece!?
As razões podem ser as mais variadas, desde a antipatia da pessoa, até mesmo a que me levou a escrever este "post", que é o oferecimento de vinhos que não atendem a necessidade do cliente!
Vou contar uma história que eu mesma presenciei muitos anos atrás:

Uma vez numa loja de vinhos, uma senhora chegou, e disse para a sommelière do local, que queria comprar um vinho de presente!
A sommelière prontamente começou a mostrar vinhos de cerca de R$ 300, enaltecendo as virtudes dos vinhos, e como iria agradar ao presenteado!
A senhora ouviu a sommelière atentamente, e quando ela acabou de falar, a senhora disse para ela, que buscava vinhos de cerca de R$ 30!
A sommelière ficou com uma cara sem graca, como poucas vezes eu vi na vida, e admito que ela perdeu pontos comigo!

Mas por quê!?

Porque a função do sommelier é atender ao cliente, oferendo um vinho que melhor atenda a necessidade!
E esta necessidade pode ser o gosto pessoal, harmonização, valor e tantas outras coisas!
No exemplo que eu dei, a sommelière poderia ter conversado um pouco mais, para entender o que a senhora procurava, e se a necessidade era principalmente não gastar muito, ela poderia ter dito que havia muitas opções de vinhos, mostrando diferentes faixas de preços, e assim a senhora poderia guiá-la pela faixa de preço que mais a atendia, facilitando assim, encontrar as melhores opções...Não sei se perdeu a venda, mas perdeu bons pontos comigo, se é que isso importa (RISOS)!


As pessoas em geral em lojas e restaurantes se intimidam com o sommelier, porque ainda existe este tipo, que quer vender o caro, mas isso muda a cada dia, pois a formação está cada vez melhor, ensinando aos sommeliers como lidar com estas situações. Os clientes também estão mudando, porque você tem o direito de dizer que busca por outras opções, e se estiver com alguém ao lado que você quer impressionar, e não quer falar sobre preço, então minha dica é você apontar para a carta de vinho, e dizer para o sommelier:

- Estou buscando vinhos como este! Você tem outras sugestões para mim!?
(E corre o dedo até o preço!)

Desta forma, ele vai perceber o que você precisa, e vai oferecer alguns vinhos!
Por isso, não se deixe intimidar, pois o sommelier existe para ajudar, para abrir seu horizonte, e oferecer vinhos que atendam suas necessidades, e mais que isso, para abrir seu paladar e coração para este néctar divino!

Assim ganha você e o sommelier, e esta é a fórmula do sucesso!



Saúde sempre!

Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário