domingo, 12 de março de 2017

Tinta Grossa, que uva é essa?



(Obrigada confrade Reinaldo Guerreiro por me apresentar essa uva🍷🍷)

Como já comentei em outros textos, faço parte de uma confraria pra lá de interessante, a VINIAMTORES.

Já estamos juntos há 5 anos e os encontros ficam cada vez mais bacanas e enriquecedores.
Pois foi em um desses momentos que o confrade Reinaldo Guerreiro preparou uma degustação maravilhosa, que tinha como tema Portugal.  Pela primeira vez provei a uva "Tinta Grossa".

Bom, não preciso nem dizer que adorei, senão não estaria escrevendo esse post né? Risos...
Portugal é um país com uma variedade enorme de uvas autóctones (originárias dessa região) e não poderia deixar de ser de lá essa maravilha. Ela é uma casta extremamente vigorosa, com tendência na formação de muita folhagem, o que não é muito positivo pois pode "abafar"a fruta. Por é preciso um trabalho meticulosos e árduo, com podas perfeitas.

A "Tinta Grossa" é uma uva muito rara, existente somente na região da Vidigueira - sul do Alentejo, onde Paulo Laureano, o grande produtor lusitano, produz o "Paulo Laureano Selection Tinta Grossa". Um vinho com coloração rubi intensa, traz aromas balsâmicos, alcaçuz, frutas negras e notas minerais, com 14% de álcool é 100% da uva que traz seu nome.

Na boca é encorpado, com taninos abundantes e muito bem integrados e acidez pronunciada mas muito equilibrada, uma ótima escolha para os amantes de vinhos tintos com "personalidade".
Bom pessoal fica aqui a dica para provar algo novo em 2017.

Tim Tim!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário