domingo, 5 de março de 2017

Você acha o trabalho de um Enólogo glamoroso!?

Uma das coisas mais comuns no mundo do vinho, é ouvir pessoas falando que vinho é para gente chique, e ainda mais, que se você é um Enólogo ou Sommelier (Leia mais aqui!), então você veio de uma família com muito dinheiro!
Hoje queria falar sobre o trabalho do Enólogo, para você entender que o glamour está longe de ser real na prática!
Realmente é inegável que a maioria, ou quem sabe até mesmo a totalidade de locais que se produz vinho, são de uma beleza ímpar, mas as pessoas acham que o vinho acontece sozinho, mas não é bem assim!
O enólogo é totalmente responsável pelo vinho que você degusta, pois parte dele, a decisão de que uva utilizar, quando colher, como fermentar e etc!
Este "cara" tem que lidar com tudo que você possa imaginar: Sol, chuva, gelo, terra, pedras...O Enólogo é um agricultor, caso você não tenha pensado nisso, mas com o que colhe, ainda realiza um trabalho adicional, que é fazer o vinho!
O enólogo tem que acompanhar todo o processo da videira, que é a planta que dá a uva, pois as alterações na planta, influenciam diretamente no vinho que será obtido, portanto, ele não controla pela TV ou YouTube, ele controla tocando na videira, solo e acompanhando o clima de perto!
Definido a data da colheita, o que já é uma grande missão, porque se colher antes da hora, seu vinho pode ficar com um sabor de fruta que não amadureceu corretamente, e se esperar demais, pode concentrar mais açúcar, e gerar mais álcool no vinho, se cair uma chuva cerca de duas semanas antes da colheita, a uva fica encharcada de água, e seu vinho não concentra o sabor esperado, que é necessário para um bom vinho, e depois da chuva ainda existe o risco do clima ficar úmido por um longo período, o que pode gerar fungos nas uvas, e você pode perder até 60% de sua produção para este "bichinho terrível"!
E se não bastasse, no momento da colheita ele não poderá fazê-la sozinho, precisará reunir mais de 30 pessoas, dependendo do tamanho do terreno, para colher as uvas...E estas pessoas são contratadas apenas para a época da colheita, e nem sempre existe a mão de obra correta, e no melhor momento!
Glamour para quem trabalha com a terra, é um status bastante distante...Sim! Existem enólogos que são super aclamados, que vão a eventos importantes, são tratados como estrelas, mas pergunte a qualquer um deles se no momento da colheita eles estarão em algum lugar sendo reverenciados!?



A resposta mais provável, é que no momento da colheita, a reverência será dada toda para a uva, pois é dela que ele garantirá seu vinho, e que portanto ele estará ali, bem ao lado dela, esperando extrair de seu suco, o líquido mais apaixonante do mundo!!
E aí, você ainda acha o trabalho do enólogo puro glamour!?



Saúde Sempre


Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário