domingo, 19 de março de 2017

O que acontece com o vinho branco e tinto, quando envelhecem ?

Vamos já combinar uma coisa, assim fica tudo mais fácil: Poucos ou raros vinhos são para serem guardados por muitos anos, a maioria deles, são para serem tomados bem jovens, porque irão manter o aroma e gosto de fruta fresca, e além do principal...Se o vinhos guarda, no caso de um branco tiver uma acidez fenomenal, e no caso do tinto, não tiver taninos e acidez suficientes, este vinho quando você abrir, estará já morto, pronto para você servir como vinagre na salada, ou para ser jogado fora, dependendo do quanto estiver ruim! RISOS
Portanto, a maioria dos vinhos que podemos financeiramente comprar em lojas e supermercados, tratemos de abrí-los bem rápido!!

Mas se você como eu, tem curiosidade sobre o que acontece com um vinho quando ele envelhece, no caso de brancos ou tintos, hoje vou lhe contar o que acontece com a cor dos vinhos!
As uvas tem pigmentos que dão cor, em especial nos vinhos tintos, e para algumas uvas brancas, chamadas tintoreiras.
Estes vinhos depois de engarrafados, sofrem as ações do tempo, e os seguintes fenômenos poderão ser vistos:

- Vinhos brancos: Vão ganhando cada vez mais uma cor alaranjada;
- Vinhos tintos: Vão perdendo a cor, e no estágio final, chega a ficar alaranjado (âmbar);

Portanto é comum dizer que o vinho tinto ou branco, quando morrem, ficam quase iguais em coloração, ou seja, possuem quase a mesma cor.
Então fique de olho no seu vinho, não o deixe estragar, lembre-se sempre que uma garrafa vazia tem muito mais histórias e alegrias!!




Saúde Sempre!


Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário