domingo, 18 de junho de 2017

Pasta e Vinho, Combinação melhor não existe!!!



Impossível pensar em um prato de pasta sem uma taça de vinho por perto, não é mesmo? De todas as combinações bebida + comida, acredito ser esse o casamento mais celebrado no mundo.
Na hora da escolha do vinho o que devemos levar em consideração são os molhos escolhidos para acompanhar seu macarrão, serão eles que definirão o estilo da bebida.
Como digo sempre, não existe certo nem errado na hora das harmonizações, o que existe são "uniões" mais harmônicas ou não, assim como acontece na vida real... Risos !!
Desta forma ficam aqui algumas sugestões para acompanhar esse delicioso prato da mama.

Molho de Tomate / Molho à Bolonhesa - Aqui como a acidez é elevada uma boa combinação é um Chianti, que é um tinto italiano, feito com a uva Sangiovese e que faz o equilíbrio perfeito com o prato. Com o molho a bolonhesa, como teremos a carne trazendo um pouco mais de peso na receita escolha um Merlot.

Molho ao pesto - O Pesto é um molho verde, feito de manjericão, azeite, pinhole e parmesão. Todos esses ingredientes são batidos juntos e formam um molho de consistência pastosa com um granulado do queijo e do pinhole. É um molho com sabores bem herbáceos, leve e delicado. Uma boa opção é um vinho da uva Vermentino (casta italiana) ou um Sauvignon Blanc.

Molho Branco - Aqui vamos partir do mais tradicional molho branco, com um queijo suave. Como esse tipo de molho é mais gorduroso, normalmente leva manteiga no seu preparo, escolha um vinho branco da uva Chardonnay que irá trazer fruta e acidez na medida.

Molho à Carbonara - Aqui teremos a panceta (carne da barriga do porco), ovos e queijo pecorino. Com esses ingredientes a melhor escolha é um branco que tenha uma fruta, mas que não deixe de trazer uma boa acidez. Minha escolha é um vinho à base da uva Alvarinho/ Albariño.

Molho de linguiça - Eu adoro preparar um molho com tomates e a linguiça sem a pele, ela fica parecida com uma carne moída, mas com sabores muito mais marcantes. Neste caso precisamos de um vinho encorpado, com bastante tanino, mas com uma boa fruta madura. Minhas opções seriam um Cabernet Sauvignon ou um vinho da uva Primitivo.

Molho à base de frutos do mar - Com sabores mais delicados esse tipo de molho fica muito bom com vinhos à base da uva branca Riesling.

Bom pessoal, bom Domingo para todos. Espero que gostem e que dividam conosco suas experiências.

Tim Tim!!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário