domingo, 4 de junho de 2017

Vinho e Risoto!!

Se tem uma coisa que me agrada nesta vida é comer e beber, acho que sou a única certo?
E combinar pratos com vinho é um grande prazer para mim, adoro fazer essas tentativas e avaliar o que ficou melhor, ou não, com cada ingrediente.
Então hoje vou dividir com vocês alguns "casamentos" de vinho e risoto que funcionaram MUITO bem para mim.
Uma boa maneira de começar é analisando que tipo de risosto você vai preparar e se nele vai vinho tinto ou vinho branco. O prato traz uma cremosidade característica do tipo do arroz e da manteiga - da quantidade - que é usada na receita!! Mas pode-se fazer um risoto leve ou mais pesado, tudo vai depender do que será acrescentado na receita e é aí que vamos focar.

Risoto de frutos do mar - O vinho branco será usado no seu preparo, é leve e traz um leve adocicado próprio desses ingredientes, do marisco por exemplo. Fica muito bom com a uva Alvarinho ou um Sauvignon Blanc.

Risoto de funghi - Vá de Pinot Noir, não vai ter erro. Os sabores terrosos, de folha seca, do vinho e do funghi são uma explosão de sabores que me faz lembrar o ratinho Remy do filme Ratattoulli.

Risoto de calabresa com pimenta - Aqui o assunto é outro, tem uma carne mais pesada e defumada, com o toque da pimenta então, nem se fala. Precisamos de um vinho mais encorpado, que aguente bem esses sabores tão fortes e marcantes. Que tal um Cabernet Sauvignon ou um Shiraz?

Risoto de pêra com gorgonzola (meu favorito!!!) - Com esses sabores adocicados e salgados, para mim só tem para uma uva, a Gewurztraminer, mas como nem sempre são fáceis de encontrar e muitas vezes são caros, uma boa opção é um Torrontes argentino. Se for bem frutado e floral vai arrasar.

Aqui ficam AS MINHAS preferências, mas vale lembrar que gosto é muito pessoal e não existe certo ou errado quando o assunto é paladar. Portanto faça suas experiências e não se esqueça de dividir conosco é sempre muito bom viver impressões.
E uma última dica: Vai fazer um risoto X e não tem idéia de com qual vinho combinar? Vá de rosé, combina com a maioria deles...

Tim Tim

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário