domingo, 17 de setembro de 2017

Você tem ideia como o vinho começou a ser produzido vinho no Brasil!?

A história do vinho brasileiro é um bêbe, se comparado aos países tradicionalmente famosos por seus vinhos, como França, Itália e etc, mas ainda assim merece atenção, porque conta muito sobre nossa história!



Se você acompanha o blog, já me viu escrever sobre o quanto o vinho me ajudou a aprender sobre história, e geografia...Não é obrigatório gostar destes temas para amar os vinhos, mas eu lhe garanto que você naturalmente, acabará buscando por estas informações, porque elas fazem parte do vinho!
Foi o português Brás Cubas, sim "aquele do livro" Memórias Póstumas de Brás Cubas, que de posse de um pedaço de terra no litoral de São Paulo (São Vicente), dado pelo Rei de Portugal, trouxe ao Brasil as primeiras videiras de que se tem notícia, isso em 1532!
Brás Cubas até que tentou cultivar uvas no litoral, mas acabou por desistir, e seguir em direção à serra, para buscar melhores condições, na região que hoje conhecemos como São Paulo!
Os vinhos produzidos nesta região, já com outros produtores incluídos, abasteceram as tabernas, igrejas e as famílias da região, mas...Começou a incomodar os portugueses, que viam nestes produtores, uma concorrência no mercado "deles"!

E o que fizeram!!??

Simples, em 1785 por ordem de Dona María I, a produção de vinho no Brasil foi proibida, restando a região, a compra e consumo apenas dos vinhos vendidos pelos portugueses!
Mesmo com esta limitação, o vinho tinha seu espaço na mesa dos brasileiros, mas foi na época do famoso Napoleão Bonaparte, que durante a guerra acabou "afugentando" a família real portuguesa para o Brasil em 1808, que a presença da monarquia no nosso país, gerou curiosidade sobre as vestimentas, comidas e bebidas consumidas por eles, e a vontade de consumir o mesmo!
Mas foi um novo movimento ocorrido na Europa, agora com a reunificação da Itália e Alemanha, (Final do século XIX) e que deixou as pessoas em completa pobreza, que abriu espaço para uma mudança no Brasil, que deixava nesta mesma época de ser monarquia, para se tornar uma república, e estava carente de mão de obra...Então o que fizeram!?
Convidaram os italianos e alemães a virem para o Brasil, oferecendo terras e a famosa, oportunidade!
Estes imigrantes situados na região do Rio Grande do Sul, por anos produziram vinhos para consumo pessoal e para as cerimônias religiosas, mas com a expansão das estradas e indústria, o vinho acabou por aumentar seu espaço e importância! 
Em 1929 se instala a Sociedade Vinícola Riograndense, trabalhando em cooperativismo na região, para produção de vinho, e seus vinhos foram distribuídos por anos pelo país!
Mas foi por volta de 1950, com auxílio de Getúlio Vargas, que cria a primeira lei do vinho, e o vinho brasileiro ganha mais espaço no Brasil e no exterior.
Como o vinho nacional começou a aparecer na mesa de consumidores de outros países, estes viram potencial no Brasil, e por volta de 1970, várias empresas estrangeiras se estabeleceram por aqui, trazendo consigo, enólogos e a tecnologia disponível na época.

Com a abertura das exportações em 1990, na era Collor, devido a crise vivida na época, muitas empresas estrangeiras saíram do Brasil, abrindo espaço novamente para as vinícolas familiares, e esta história é contada até hoje, através de tantas famílias, que gerações após gerações, fazem do nosso vinho, um motivo de orgulho...Se você não conhece bem, deveria provar e se apaixonar!




Saúde Sempre!


Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário