domingo, 11 de março de 2018

A uva é a mesma, mas os estilos são contrastantes!!

Semana passada fui convidada por um amigo, muito generoso diga-se de passagem, que sabendo da minha paixão por vinhos, vira e mexe, me convida para compartilharmos algumas preciosidades.
Como adoro dividir com você minhas experiências, essa com CERTEZA, não poderia ficar de fora


CENT VISAGES  2014

Um tinto, feito da uva Côt e produzido por Jean - François Mérieu, na região de Touraine na vila de Saint-Julien-de-Chédon. (Vale do Loire - França)
Esse produtor, muito conhecido e respeitado na região, está sempre em busca de novas formas de mostrar, com muita elegância e classe, suas vinhas antigas - 50 a 100 anos.
A propriedade adepta da produção orgânica, usa somente leveduras naturais e faz toda colheita manualmente. Esse vinho, em especial, passa 10 meses em tanques de concreto, NADA de madeira.
Com isso temos um vinho, fresco, vivo, com uma explosão de frutas vermelhas maduras, na boca taninos abundantes, mas muito finos e integrados e a acidez é um convite constante para o próximo gole.
Você deve estar se perguntando: "Nossa que uva é essa? Côt? Nunca provei."
Provavelmente já provou, e muito. Difícil encontrar um brasileiro, apreciador de tintos, que não adore um Malbec argentino para combinar com churrasco.
Na verdade a  Côt e a Malbec são a mesma coisa, mas na França, essa uva, originária da região do Cahors,  é assim denominada.
Um dos grandes prazeres que o vinho nos proporciona, além de nos deixar tranquilos, amorosos e felizes, é que ele possui personalidade única, que se modifica de acordo com o lugar e maneira como foi criados.
Portanto entre um Malbec Argentino e um Côt do Vale do Loire as diferenças são enormes, trata-se de duas "pessoas" distintas e isso deve servir de "norte" para aqueles que gostam de citar ou comprar vinhos pelas uvas que são feitos. Cuidado que a surpresa pode ser grande. Por isso é tão importante sabermos de onde vem o vinho que estamos bebendo e como ele é produzido, somente assim teremos uma ideia do que encontraremos "debaixo" daquela rolha ou no girar da tampa... Risos!!!

Tim Tim!!

Larissa Moschetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário